Ao longo das gerações, as empresas de console estão deixando de lado seus dispositivos anteriores com o passar do tempo, otimizando assim os recursos para os dispositivos que tinham ativos naquela época, bem como a geração que está imediatamente atrás da que eles têm hoje.
Um exemplo perfeito disso são as notícias recentes da Sony, que confirmaram que as lojas PSP e PS3 não estarão mais disponíveis em algumas semanas. Isso fez com que apenas a loja da Xbox permitisse a compra de jogos da sexta e sétima geração de consoles, ou seja, os jogos do Xbox Original e Xbox 360 continuam firmes, enquanto no Playstation é o contrário.
O que mais chama atenção aqui é quanto ao Playstation 3 que não terá mais suporte para suas diferentes lojas correspondem à sétima geração de consoles. Portanto, desta forma, a Microsoft será a única que continuará a oferecer aos usuários a possibilidade de obter títulos dessa geração, correspondentes ao Xbox 360.
Para o pessoal do Xbox a retrocompatibilidade é mais aprofundada e mesmo os consoles mais modernos como Xbox One e Xbox Series X|S conseguem rodar muitos jogos mais antigos. Por conta disso é muito necessário que a Microsoft mantenha sua loja.
Portanto, fica claro que a estratégia da Microsoft difere da de seus concorrentes, dando mais atenção aos títulos das gerações anteriores, permitindo que os usuários os comprem apesar do tempo e que a história destes jogos se mantenha viva.