IGN.com divulgou sua lista de decepções de e fracassos de 2023, incluindo também Starfield, junto com a programação do PSVR 2, Metal Gear Solid Master Collection Vol.1, Call of Duty: Modern Warfare 3 e Redfall, no setor de jogos.
Cada um dos itens incluídos na lista foi justificado de forma diferente. Tem sido dito sobre Starfield que é um bom jogo, mas é essencialmente apenas um bom jogo comparado ao que poderia ter sido. Um pouco aquém por ter sido o título mais aguardado e aguardado do ano.
Também é explicado que não resiste à comparação com outros jogos da Bethesda, que parecem ter mais sucesso: “Os jogadores acharam-no insosso, reclamando que era muito amplo, em vez de profundo. Especialmente quando comparado com outros sucessos de 2023, Starfield parece como sem inspiração.”
De acordo com o IGN, Starfield quase parece um produto do passado, quando comparado a jogos mais recentes como Baldur’s Gate 3: “é como se a Bethesda tivesse mantido a cabeça baixa desde o lançamento de Fallout 4 em 2015, apenas para pegá-lo e de repente percebo que o gênero mudou.”
Os outros rumores são bastante autoexplicativos: a linha do PSVR 2 era decididamente medíocre, tanto que o headset parece estar abandonado pela Sony, apesar de ter menos de um ano; Redfall acabou sendo um título completamente desafinado em comparação com os outros trabalhos da Arkane Studios; Call of Duty: Modern Warfare 3 foi criticado pela campanha ser muito curta e pouco inspirada, enquanto Metal Gear Solid Master Collection Vol.1 foi criticado pelo estado em que foi lançado.
IGN deu no 7 para Starfield e nota 4 para Call of Duty: Modern Warfare 3. Indiscutivelmente os jogos de maior sucesso do ano ao lado de Hogwarts Legacy. Graças ao vazamento da recentente, sabemos que os jogos aclamados pela IGN do Playstation, por exemplo, não chegam nem perto das vendas do Starfield (ou número de jogadores por lá). Parece que o mundo dos críticos é diferente de mundo dos jogadores em algumas ocasiões específicas.