Aplicativos do Android no Windows 10: Rumores esquentam, mas o foco deve mudar

windows-phone-android-apps

Se o ditado “onde há fumaça,há fogo!” estiver correto, pode ser que o Windows 10 ainda surpreenda muita gente. Os rumores que o novo sistema operacional da Microsoft rodará nativamente aplicativos do Android começaram a ganhar força hoje. Muitas fontes confiáveis já falavam que a Microsoft está desenvolvendo um modo de emular os aplicativos do sistema do Google – isso você não duvide. A questão é: Isso será anunciado agora ou funcionará como um plano B?

O site NeoWin, relatou o que está se passando nos corredores da Microsoft sobre este assunto:

  • Neste momento, o projeto ainda não recebeu a luz verde para ser incluso na versão final do Windows 10, mas ainda está sendo considerado e desenvolvido ativamente.
  • Uma fonte disse que há um par de questões que poderiam parar o lançamento desse recurso:1- A primeira é que existe uma certa preocupação dentro da empresa em permitir emulação nativa de um “app do Google”, sem qualquer modificação, pois o Google pode levar a empresa ao tribunal.

    2- Estão preocupados em afetar negativamente o futuro dos aplicativos nativos para Windows. A Microsoft ainda está apostando em sua plataforma de app universal e este pode ser um tiro no pé. Já que não precisaria criar mais um aplicativo para Windows, bastava criar um para o Android e o Windows 10 que se contorcesse para emular.

Tom Warren, apesar de sempre defender que o Windows Phone ganharia pontos positivos com emulação de aplicativos do Android, rebateu o NeoWin:

“Aplicativos do Android no Windows 10” fará mais sentido na BUILD (evento que será realizado no final do próximo mês voltado para os desenvolvedores). Porém o que muitas pessoas não pensam é que a Microsoft deve incentivar a desenvolvedores do Android a utilizarem as suas ferramentas para criar apps para Android e Windows Phone em conjunto.

Conclusão

Como dito acima, a Microsoft realmente está desenvolvendo este tipo de emulação, porém ninguém sabe se isso chegará ao público – a fabricante de software está com dúvidas. Por hora, como Tom Warren relatou, é mais provável que ela anuncie uma ferramenta única para criação de aplicativos Android e Windows Phone e mecanismo que facilitem a conversão de aplicativos do Android para seu sistema móvel. Contudo, o mistério fica para a próxima conferência, falta menos de um mês.

22 comments on “Aplicativos do Android no Windows 10: Rumores esquentam, mas o foco deve mudar

  1. Isso acabaria com as Windows Apps…..Mais ninguém faria apps para Windows dessa forma….Só seria bom para se poder ter o Facebook, Youtube, Instagram, Snapchat e todos esses apps modinhas…
    A MS tem é de se focar no sistema dela e incentivar os desenvolvedores a criarem apps para Windows.
    Eu tenho esperança que as Windows Apps sejam um sucesso, acho que vao chamar mais a atenção dos desenvolvedores porque só precisam criar um único aplicativo, o que só traz vantagens 🙂

  2. Primeiro: tenho certeza de que isso não é um plano B, e se realmente for um plano, deve ser o plano Z (ou seja, último do último recurso). Segundo: se isso por ventura acontecer, tenho certeza que a maioria dos poucos gatos pingados do Windows Phone, vão abandonar o sistema (eu serei um deles). Terceira e última coisa: isso seria suicídio para o Windows Phone conforme eu falei acima, pois justamente como o artigo fala, aí sim que os desenvolvedores iriam abandonar o sistema, e imagine só apps rodando em um ‘emulador’, seria uma coisa péssima! Acho que a maioria das pessoas sensatas, sabem que isso não vai dar resultado positivo, é só ver como está a BlackBerry dps que ela adotou isso…

  3. Acho improvável. Se isso acontecer,como vai ficar a unificação de apps do Windows 10? O PC tbm irá ter um emulador? Não faz sentido. Se isso acontecer, vai acabar com a unificação de APPS

  4. Acho fria se for verdade…primeiro são vários fatores que devem ser considerados (será que o windows 10 emularia os aplicativos do Android perfeitamente?), penso que muitos engasgariam e estariam sujeitos a travamentos..segundo ponto, como dito na matéria isso mataria qualquer interesse de um desenvolvedor em fazer aplicativos para o windows phone e também confirmaria um desespero da Microsoft em atrair aplicativos pra sua plataforma..vide o que aconteceu com a BlackBerry (apesar de ter acesso aos apps do Android)..o SO praticamente não tem nenhum app sendo desenvolvido pra ele..terceiro ponto isso também criaria várias brechas com relação à questões de segurança, certo? pode ser viagem, mas é arriscado tentar emular apps do Android..isso pode aumentar a vulnerabilidade do SO da Microsoft.

  5. Minha opnião: Não estão levando o windows 10 pra celulares android? Ou seja, os app do android rodariam nessa versão. Acho que Windows 10 nos outros celulares, será mais visual.

  6. como sempre isso é rumor, nunca que a Microsoft iria fazer isso, o esforço que ela vem fazendo pra deixar o sistema dela mais atrativo e confiável aos usuários não iria ser jogado no lixo, para que uma coisa como essa aconteça seria somente se o WP morrer, vi um colega falando que o WP tem gato pingado, não é bem assim não, em vários países ele já superou o IOS, o Android esta onde esta pq ele é código aberto, gratuito e qualquer um que montar uma Fabrica de celulares pode colocar o Android para rodar, mais enfim, não estou falando mau do sistema, é um sistema bom, porem a popularidade dele não vem por sem bom e sim pq é mais fácil e digamos barato para os fabricantes trabalhar com ele. Houve um conversa algum tempo atrás que a Microsoft iria disponibilizar para telas de 10 polegadas o WP gratuitamente, se isso realmente acontecer muita coisa vai mudar.

  7. Acho bem provável e digo mais, acredito que essa nova linguagem de design (sem pivot, tipografia menor, botão hambúrguer, barras superiores) está sendo feita dessa forma propositalmente pra não haver um choque de design com os possíveis apps android. Não sei dizer se isso é ruim ou bom. É ruim por essa preocupação com os windows apps, por outro lado, tem 4 anos de espera de mudança por parte dos desenvolvedores, logo, eles não mudarão a curto prazo. Pode ser que isso alavanque as vendas de aparelhos com windows até chegar em um momento em que, naturalmente, desenvolverão para o WP… Ou a Microsoft resolva retirar a emulação depois de um grande número de vendas de aparelhos com windows, obrigando os desenvolvedores correrem atrás…

  8. Não gostei nada disso pow… ja esta enchendo a loja de aplicativos aos poucos pow. melhor caminhar desse jeito pow. vai encher o window phone de virus… Vai ser uma porcaria isso. quem quiser que compre um Android ue. achei a idéia péssima… a unificação vai abrir varios caminhos.. emulação nunca é 100% perfeita pow…. 🙁

  9. se isso acontecer, os lumias vão parar no tempo ou ficar muito lerdos, esquentando e gastando energia demais. eu prefiro congelar o meu, assim como fiz com os outros smartphones.

  10. Eu acredito em Marketing. Veja, com esse simples post, vários comentários. Imagina outros blogs e sites que reproduziram essa matéria pelo mundo todo. O quanto de usuários e não usuários de WP comentaram. Talvez esse rumor tenha sido criado de propósito. A MS está apostando tanto em sua plataforma exclusividades que realmente ela faria isso? Emular? Que tosco isso para smartphones! Talvez uma forma mais polêmica de ouvir seus clientes.

  11. Não credito nesta possibilidade, acho que o que realmeete poderia acontecer seria a Microsoft lançar alguns software que converte APKs em WINDOWS APPS. Tal ferramenta poderia integrar o SDK Windows 10

  12. Pra mim todo mundo está entendendo errado o que a Microsoft realmente está fazendo, não que eu saiba quais os planos dela mas considero que fazer o WP emular apps de android seria uma tremenda babaquice… E mesmo gostando muito dos Lumias caso isso acontece, e pra mim a possibilidade é praticamente nula, eu daria xau ao sistema; não por frescura ou o que seja, mas sim porque, convenhamos, emular esporadicamente um jogo de Nintendo é uma coisa, passar o dia usando apps emulados é outra…

  13. Isso vai dar merda pro lado da Microsoft. Pq se os apps do Google rodarem no WP os desenvolvedores vão esquecer da plataforma.WP é uma coisa é Android e outra , coisas que não se misturam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *