O Google ainda acredita em jogos na nuvem, apesar de ter acabado de fechar o Stadia, pois está prestes a lançar Chromebooks projetados especificamente para essa tecnologia, juntamente com ASUS, Lenovo e Acer.
O anúncio foi feito pelo próprio Google em seu blog oficial, e soou realmente chocante com o súbito abandono do Stadia. Mas, na prática, o que significa que esses laptops são os primeiros do mundo a serem projetados exclusivamente para jogos em nuvem, como afirma a gigante de Mountain View. O que eles têm a mais do que laptops normais, já que praticamente jogos na nuvem rodam muito bem mesmo em hardware antigo (afinal esse é o seu ponto forte)?
De acordo com o anúncio, esses Chromebooks, o Acer Chromebook 516 GE, o ASUS Chromebook Vibe CX55 Flip e o Ideapad Gaming Chromebook da Lenovo, possuem telas maiores com maior taxa de atualização, teclados com tecnologia anti-ghosting, placas WiFi 6/6E e geralmente superior especificações do que outros modelos.
Em particular, estamos falando de telas de alta resolução 120Hz +, teclados para jogos RGB e áudio envolvente. Parece também que esses Chromebooks foram testados pelo Gamebench, dando excelentes resultados com 120 quadros por segundo e latência de entrada abaixo de 85ms.
Claro que, sendo Chromebooks, são compatíveis com todos os acessórios e serviços que normalmente rodam nestes sistemas. Ao comprá-los, você leva para casa uma avaliação de três meses do Amazon Luna + e NVidia GeForce NOW (o nível RTX3080). Também é possível usar Xbox Cloud Gaming e Xbox Game Pass Ultimate.
Permanece a estranheza de ver uma empresa que parece continuar acreditando em jogos em nuvem, lançando novo hardware dedicado, que ao mesmo tempo fecha seu serviço de jogos em nuvem.