Após sete meses, Valve amarga o fracasso das Steam Machines e a Microsoft em seu caminho

steam-windows-10

Já se passaram cerca de sete meses desde que a Valve lançou oficialmente as Steam Machines, uma linha de hardware híbrida ente PC e console com um controle touch. Agora, nós tivemos um vislumbre de como este dispositivo saiu no mercado.

Hoje, a Valve anunciou que já vendeu mais de 500.000 controles de Steam Machine desde o mês de novembro. Um representante da empresa confirmou ao Arts Technica que nestes dados estão inclusos as Steam Machines já empacotadas com os controles. Desse modo, é certo afirmar que menos de 500.000 Steam Machines foram vendidas.

O numero real pode ser muito menor que o meio milhão se considerar os jogadores do Windows que compraram o controle para o PC por curiosidade.

Meio milhão pode não soar como um número de vendas ruim para uma nova plataforma, mas ele começa a esfriar se comparar com seus concorrentes. Tanto o PlayStation 4 quanto o Xbox One venderam mais de um milhão de consoles em seu primeiro dia no mercado em 2013.

Depois de 14 meses em beta, o que será que a Valve irá fazer?

steam-machine-vs-xbox-one

A falta de tração no mercado das Steam Machines não é tão surpreendente. Mesmo anos antes de seu lançamento, a ideia parecia um pouco como uma solução em busca de um problema, baseada na crença de que a Microsoft iria começar a exercer o monopólio do mercado de software do Windows a qualquer momento. Enquanto o SteamOS fez muito para ajudar a tornar a ideia de jogos Linux mais popular, a plataforma foi atingida por uma completa falta de exclusivos, uma escassez de apoio da maioria dos editores de grande nome, e mau desempenho técnico quando comparado com jogos do Windows no mesmo hardware.

A situação não é fácil, mas a resposta dessa pergunta é difícil de ser respondida. O que podemos afirmar é que a Steam, contraditoriamente, é um ponto forte do Windows, mas ao mesmo tempo possui o monopólio dos jogos no PC. O mercado pode ficar bem diversificado no futuro com a Windows Store do Windows 10 e Xbox One e talvez a Microsoft obtenha êxito.

A busca por jogadores está mais acirrada do que nunca!

Fonte: ArsTechnica

66 comments on “Após sete meses, Valve amarga o fracasso das Steam Machines e a Microsoft em seu caminho

    1. matéria aleatória dizendo que a steam machine não ta vendendo bem, mas nada que preocupe a Valve pois se ela precisar de dinheiro ela aprende a contar a té 3 e lucra alguns milhõeszinhos (até bilhão quem sabe).

      1. E outra, o babaca que escreveu não sabe nem do que fala, ele usa o nome Steam Machine mas na verdade escreve sobre as Steam Link, sendo que ele nem mesmo pode escrever a respeito porque não há informações de estatísticas de vendas pra escrever sobre, triste que o cara não se da a capacidade nem mesmo de pesquisar do que fala.

          1. Sqn, Microsoft acrescentou linhas pra ter mais compatibilidade com os apps do Linux ………. apenas isso

  1. Isso era certo na minha opinião, quando saiu eu falei, JA NASCEU MORTO, nao vai pra frente isso ai, e com Windows 10 cada dia melhor, e uma plataforma não so feita para empresas e uso domestico, mais tb feita pra games, sem chance, fica aqui meu abraço

    1. Cara, SteamOS não saiu ainda, o babaca que escreveu a matéria não sabe nem do que tá falando, tá chamando Steam Link de Steam Machine, são coisas TOTALMENTE diferentes, triste o cara escrever sem nem pesquisar…

  2. Se no mundo dos games tem um deus esse deus é a Valve e se tem anjos eles vem na naughty dog. eles vão dar um jeito.

    1. Diz isso para a Sony, Microsoft, Ubisoft, EA, Blizzard, Namco Bandai, Nintendo e outras. Garanto que elas vão rir.

      1. Aham. DotA 2 não existe, TF2 não existe também, nem Half-Life, Portal, Left 4 Dead, CS: GO…
        Praticamente todos os jogos que ela faz são um sucesso. Só falta a vontade de fazer outros single player.

  3. Depois que ela disse que o console deles tinha o sistema mais rápido que o Windows 10 e 7. Ri até cair da cadeira e falei vamos ver então o sucesso desse cocozinho fora do sistema da Microsoft

    1. Com certeza o sistema deles é mais rápido que qualquer Windows atual, masssss não tem 10% das funções de um windows. mas para um sistema voltado para games o sistema deles está “certo”

      1. Cara, o SteamOS não lançou, saiu a poucos meses da versão Alpha (Alchemist) para a versão Beta (Brewmaster), como tu quer comprar funções?

        Mais uma coisa, o babaca que escreveu a noticia nem ao menos pesquisou a respeito do que está escrevendo, está escrevendo sobre Steam Link, chamando de fracasso, isso que não tem estatísticas oficias das vendas do Steam Link, está chamando de Steam Machine, no mínimo, pra escrever uma matéria, se informar a respeito do que tá escrevendo, pra não passar vergonha falando merda (igual está fazendo nesta matéria).

        1. Eu não estou comparando, se todos os meus jogos funcionassem no Linux eu usaria o sistema deles numa boa, justamente por causa do desempenho que é maior por não ter funções “inúteis” rodando em segundo plano.

          1. Ah sim, a questão de não ser 100% da biblioteca ser compatível com o SteamOS é chato, a parte boa é que com o tempo isso tende a mudar e mudar profundamente 😀

          2. O que o Linux tinha que dar, já deu!
            A falta de jogos, SteamOS capado e o pior, como dito na matéria, os jogos correm melhor no Windows!
            A única chance era que o Windows 10 não fosse bom para jogos, porém, ele domina a Steam.

    2. pode até ser mais rápido, más a compatibilidade do windows é maior por isso ele domina. é tipo comparar android com symbian kkkkk

  4. Quem escreve isso é retardado, no mínimo.
    Acho que um dia de venda de jogos na Steam é mais do que um ano inteiro de venda de jogos na Windows Store
    A Valve não precisa de hardware pra ser a Valve. Comparar a Valve ( com o foco em vendas de jogos ) com o Windows ( com o foco em vendas de jogos ) é uma estupidez sem tamanho. É algo que não faz o menor sentido. É algo que foge da compreensão!

    Steam pra jogos em PC`s ( Windows, Mac e Linux ) é algo intangível… Não viaja.

    De boa, apaga a postagem que dá tempo…

    Edit: a titulo de comparação, Doom vendeu 500.000 cópias somente no Steam, e não precisou de nenhuma Steam Machine pra isso.

    1. Só pra contribuir e contextualizar, o boçal nem mesmo sabe do que tá escrevendo, chamando Steam Link de Steam Machine, PUTA QUE PARIU!

      1. O sua educação foi dada a vc por quem ? Uma cabra? Pare de ofender os outros ……. ninguém tá comparando a qualidade ou a venda de jogos e sim a venda de hardware … HARDWARE seu mau educado

    2. Interpretação de textos que é bom, nada, né?
      Ele não questiona a Valve como distribuidora de games, questiona a proposta das Steam Machines e sua capacidade de vendas.

    3. más aqui nesse post não está comparando vendas de jogos, más sim de consoles. e o post está certo. agora se formos fazer uma comparação de vendas de games steam x windows store, logicamente o steam ganha!

    4. Na matéria é dito que contraditoriamente a Steam é um ponto forte do Windows. Só temos elogios para ela.
      Contudo, estamos falando de um futuro onde a dona do sistema operacional vai colocar uma loja compatível com vários dispositivos, inclusive Xbox. Até agora, os jogos da Windows Store são beta, mas com a Anniversary disponível isso deve mudar consideravelmente. Será fácil portar games para a loja!
      Windows 10 já domina a Steam. A Steam Machina foi um movimento inteligente mas não eficaz da Valve ao perceber que a Microsoft iria criar um concorrente nativo. Muitos chegaram a temer que a Microsoft estaria a criar o monopólio de jogos! Ignorar a Windows Store é algo que nenhum especialista em games faz.
      Atualmente, claro, são poucos jogos, já que como disse a Anniversary ainda será lançada. Mas não conte com isso no futuro próximo.
      Ninguém é rei absoluto para sempre! Isso é bom pelo fato de forçar as empresas a se reinventarem.

      1. Eu torço muito pela Windows store ainda mais com os jogos multi-plataforma. Tô jogando The Wolf among us no meu xbox, e tudo que queria seria sair de casa, jogar o mesmo jogo no PC ou no celular com o mesmo save, mas sei não hein… Com a política de preços ainda dá Windows store e com toda a tradição e legião de fãs da steam, acho quase impossível a Windows store se tornar um concorrente. No máximo uma loja a parte que terá jogos exclusivos.

        1. Não sei quem decide o preço dos jogos (se é o desenvolvedor ou a Steam) mas acredito que no futuro, quando a loja do W10 tiver mais usuarios e os devs puderem ganhar no volume os preços devem ficar compativel.. se pra menos ou pra mais vai depender dos desenvolvedores.

          1. Olha…eu acho que é a Valve e a Microsoft. Quando saiu o RIse of tomb raider, na steam tava 120, digamos, e na windows store 199 (ridiculo). Ai uns dias depois a microsoft abaixou pra 1 real a menos do que o preço da steam.

    5. Matéria bem porca mesmo, sem análise real das coisas, até parece q a MS tem futuro com a loja dela com os ports porcos q manda, ainda mais colocando o XOne no meio q parece q vai perder todos os exclusivos para PC e vai vender cada vez menos.

  5. Sinceramente, eu só comparo essa ridícula distro de Linux com o Chrome OS. Só possuem arranco no Cu, mas crescer que é bom, nada!

    Eu mesmo, não deixaria de jogar num Xbox ou mesmo de comprar a mídia física para jogar no PC Gamer por causa de SteamOS ou mesmo pelo Steam em si.

    Essas coisas que precisam de Conexão com a Internet me perturbam. Gosto da possibilidade de um mundo Offline, e isso a Valve não me oferece.

    Valve é tipo o Netflix dos games, todo mundo vive dizendo que é melhor, mas no final das contas, quando comparam com os catálogos da concorrência, veem que é uma piada de mal gosto.

    1. Ué, mas a Steam tem modo offiline, pode-se jogar qualquer jogo da sua biblioteca sem estar conectado na internet (tirando o modo online obviamente).

    2. é…so que eu paguei em midia fisica o meu witcher 3 220 reais…ja um amigo pegou na promoção um tempo depois o Jogo base e a primeira dlc por 100 reais. Eu prefiro midia física, mas a Steam é um deus no quesito preços, e isso conta muito…nao tem argumento aqui

    3. Olha cara tem um modo offline que vc pode usar na Steam. Tem que ter conhecimento de causa antes de criticar.

      E se vc prefere pagar quase o dobro em uma mídia física só por causa da caixa e ainda ter o trabalho de fazer uma instalação, olha…………….

  6. Acredito que que com a loja pobre do windows hoje a MS não pode acreditar que os usuarios nao a trocaria ,ainda mais com os ports sendo mau feitos como estão ou exigindo hardware mais forte do que o comum.
    Gosto das propostas das empresas e acho bom que criem mais opções de mercado para nos pois enquanto concorrerem temos ou pelo menos era para termos melhores preços e vantagens,mais eu como usuario de Windows 10 e xbox one ainda estou muito decepcionado com a loja do W10 para pc e mobile e muito dos meus amigos também

  7. SteamOS eu não sei, mas dá para usar o Windows 10 nas Steam Machines, certo?
    Eu tenho vontade de ter um sistema PC portátil com Windows 10.
    Só que o Xbox One já é um verdadeiro PC também e está com um ótimo preço em relação as Steam Machines.
    O legal de uma Steam Machine é poder trocar partes. Acho que é isso.

    Sei lá, tem muita confusão ainda.
    Prefiro esperar.

  8. Nem sei quem quer comparar o catálogo da Steam com o da loja Windows ,pura e simplesmente a unica forma de adquirir jogos de PC,AA ,ou lá como lhes chamam,é através do Steam,o resto é refugo.

  9. Eu acredito que mais cedo ou mais tarde a MS lance uma versão do W10 com a interface do Xbox mas rodando aplicativos Win32… Esse seria o melhor dos mundos para um HTPC

  10. O lado que destrói o steam os, é que qualquer um pode fazer seu próprio “console”, e essa geração de gamers, está acostumado a isso.

  11. Espanta a quantidade de gente comentando sem ter o menor conhecimento da parada e sem ter a menor interpretação de texto. Steam Machines nunca vão dar certo, principalmente pelo custo e por esse controle ridículo da Valve.

    Mas ela não precisa disso não. Nem está preocupada com Windows Store. Só o dinheiro que ela faz com o CS: GO e o Dota garante recursos pra lançar qualquer bobagem no mercado e ver no que dá. Sem contar o apoio que ela dá pra desenvolvedores independentes.

    Resumindo, é burrice achar que a Valve tá preocupada com a loja do Windows.

    1. Por enquanto a steam não precisa temer, mas a longo prazo acredito sim q a store será um problema. O que é bom qto mais concorrência melhor

      1. Em nenhum momento falei nisso. A Microsoft vai avançar. Bem como a Steam. Mas é muita inocência achar que a loja do W10 vai chegar a ser uma ameaça à Valve.

  12. Obviamente que não ia dar certo, soma a falta de títulos AAA (se comparado ao Windows) com um sistema em beta eterno e com desempenho ainda pior que o do windows em jogos. O próprio processo de instalação do sistema já é ruim pra quem não compra “steam machine”. Os drivers meia boca, a variação de fps de 60 para 30~20 bruscamente, meio difícil algo assim vingar. O SteamOS para jogos se assemelha ao Windows Mobile, em beta, sem jogos e com desempenho meia boca, enquanto que o Windows para jogos se assemelha ao Android e iOS, completo (podem ter pequenos problemas, mas e ínfimo se comparado ao W10M) com desempenho e uma vasta biblioteca de games.

  13. steam machine é fria para que comprar isso? tem poucos jogos e desempenho ruim as maquinas são caras só acho que quem compra é apenas fanboy.

  14. A ideia por si só é ótima, o erro foi seguir a linha 3DO de pensar. Se concentrar em um único Steam Machine em vez de 10~~8 modelos diferentes, teria salvo a Valve, mas quiseram terceirizar a bagaça com Alienware e outras, que só faltam escrever na etiqueta do preço doe o seu rim a nós… já viu! A Microsoft pode ter um maior poder na área gamer com o DX11/12, mas o que matou na real é a síndrome do menos de um ano que vive o PC… tentar vender um PC de jogos eterno é quase impossível hoje em dia, em tempos de lançamentos tecnológicos em tão pouco tempo e até mesmo o seu PC desktop e mais forte que o Gigabyte Brik, a Steam Machine mais barata que existe.

  15. Acredito que o único jeito da valve fazer as machines venderem mais, é trazer toda a sua biblioteca de jogos para o SteamOS, através de Streaming mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *