Apple confirma serviços de jogos na nuvem como Project xCloud e Stadia violam a AppStore

Os jogos na nuvem estão prestes a ter um grande momento no celular a partir do próximo mês, com o lançamento do serviço Project xCloud da Microsoft, mas os usuários do iOS (iPhone e iPad) estão ficando de fora. E agora sabemos exatamente o porquê: a Apple não permitirá esses produtos, devido às rígidas diretrizes da App Store que tornam serviços em nuvem como xCloud e seu concorrente, Google Stadia, efetivamente impossíveis de operar no iPhone.

Já sabíamos que havia algum problema, provavelmente relacionado à App Store, sobre o motivo pelo qual o Stadia não estava disponível para dispositivos Apple e por que o serviço da Microsoft provavelmente enfrentaria um destino semelhante. Parecia ainda mais provável que o destino do xCloud no iOS tenha sido selado ontem quando a Microsoft interrompeu os testes do iOS para seu aplicativo xCloud bem antes da data de lançamento em 15 de setembro no Android. O serviço GeForce Now da Nvidia também é similarmente apenas para Android quando se trata de celulares, embora essa plataforma tecnicamente permita que você acesse títulos que você já possui.

Mas a Apple finalmente divulgou e disse, em comunicado ao Business Insider, que esses tipos de serviços em nuvem violam as diretrizes da App Store e não podem, em suas formas atuais, existir no iOS. O principal motivo: eles oferecem acesso a aplicativos que a Apple não pode revisar individualmente.

Aqui está a declaração oficial da Apple:

A App Store foi criada para ser um local seguro e confiável para os clientes descobrirem e baixarem aplicativos e uma ótima oportunidade de negócios para todos os desenvolvedores. Antes de entrarem em nossa loja, todos os aplicativos são revisados ​​de acordo com o mesmo conjunto de diretrizes que visam proteger os clientes e fornecer condições equitativas aos desenvolvedores.

Nossos clientes desfrutam de ótimos aplicativos e jogos de milhões de desenvolvedores, e os serviços de jogos podem ser absolutamente iniciados na App Store, desde que sigam o mesmo conjunto de diretrizes aplicáveis ​​a todos os desenvolvedores, incluindo o envio de jogos individualmente para revisão e a exibição em gráficos e pesquisas. Além da App Store, os desenvolvedores podem optar por alcançar todos os usuários de iPhone e iPad pela Web através do Safari e outros navegadores na App Store.

Em março, a Bloomberg informou que a Apple oferece uma justificativa muito semelhante quando questionada sobre possíveis questões antitruste relacionadas ao serviço de assinatura de jogos Arcade da Apple, que a empresa opera mas não deixa que seus concorrentes assim o façam mesmo.

A Microsoft, em uma nova declaração dada ao The Verge na quinta-feira, diz que não conseguiu encontrar uma solução para levar o xCloud ao iOS através da App Store, e agora atribui a culpa exclusivamente à Apple, que diz estar “sozinha” em negar aos consumidores os benefícios dos jogos na nuvem “tratam os aplicativos de jogos de maneira consistente de maneira diferente” e “aplicam regras mais brandas a aplicativos que não são de jogos”. A empresa acrescenta que planeja continuar procurando uma maneira de trazer jogos em nuvem e Xbox Game Pass Ultimate para dispositivos iOS.

Aqui está a declaração de um porta-voz da Microsoft na íntegra:

Nosso período de teste para o aplicativo de visualização do Project xCloud para iOS expirou. Infelizmente, não temos um caminho para levar nossa visão dos jogos em nuvem com o Xbox Game Pass Ultimate aos jogadores no iOS via Apple App Store. A Apple é a única plataforma de uso geral a negar aos consumidores serviços de assinatura de jogos e jogos na nuvem, como o Xbox Game Pass. E trata consistentemente os aplicativos de jogos de maneira diferente, aplicando regras mais brandas a aplicativos que não são de jogos, mesmo quando eles incluem conteúdo interativo. Todos os jogos disponíveis no catálogo Xbox Game Pass são classificados por conteúdo por organismos independentes de classificação do setor, como o ESRB e equivalentes regionais. Estamos empenhados em encontrar um caminho para trazer jogos em nuvem com o Xbox Game Pass Ultimate para a plataforma iOS. Acreditamos que o cliente deve estar no centro da experiência de jogo e os jogadores nos dizem que desejam jogar, conectar e compartilhar em qualquer lugar, não importa onde estejam. Nós concordamos.

Em suma, a Apple quer que a Microsoft distribua jogo por jogo na sua loja, mas não faz isso com o Netflix, por exemplo, para distribuir filme por filme ou série por série. Na verdade, a Apple quer que a Microsoft pague 30% do que ganhar com o Project xCloud para ela, e assim também do GeForce, Google Stadia, Steam, etc. O Google e a Microsoft provavelmente não desejam oferecer opções de inscrição nos próprios aplicativos, porque isso significaria conceder à Apple uma redução de 30% na receita de assinaturas. O Netflix também não faz isso.

Então é isso, se você deseja jogar por streaming e possui um iPhone, não poderá jogar.

 

Fonte

89 comments on “Apple confirma serviços de jogos na nuvem como Project xCloud e Stadia violam a AppStore

  1. Tinha fã da Apple falando mal da Microsoft. Kkkkkkkkkk Os cara mal sabem o que compram e como a empresa age. Uma das mais fechadas do planeta. Engraçado que Netflix e Amazon está lá. Ou até mesmo Spotify.

    1. Nesses aplicativos você acessa midia, um arquivo que você vai dar play sem interação. Já no xcloud e stadia eles estão considerando que você está acessando um app (no caso o jogo) remotamente, sem a $upervisão da Apple. O que a Apple quer é que MS e Google apresentem sua $oluções.

      1. O que ela quer é o codigo fonte. Imagine o quanto esses caras ja devem ter utilizado idéia de outros pra melhorar seus produtos

  2. Cliente Apple, Çony e Nintendo merece se ferrar e muito. Eu acho que a Apple deveria compra a Çony e juntar no PS5 os fatores absurdamente caro e vagª bundo num produto só.
    O Google, a Samsung e a Xiaomi devem estar rindo muito do Tim Cook.

    1. Já tive um iPhone e foi a pior experiência que tive com um celular, deu pau com 3 meses de uso, passaram 15 dias pra enviar outro pois ainda estava na garantia e o novo a bateria viciou em 12 meses, fala sério, nunca mais compro nada a Apple!

    1. Sim. Mas também tem o fato da loja da Apple ser muito rentável para eles. Acredito também que o valor dos acordos não satisfizeram a Apple.

      1. Sim. Tem os dois lados. Mas acho que valor do serviço não é o caso, pois ela que o valor individual de casa jogo. Uma vez esses serviços entrando e se estabelecendo no ecossistema dela sem um representante próprio na loja, pode ser um tiro no pé para ela.

        1. São jogos que você paga uma assinatura e pode jogar online dos servidores deles ou baixar. Eles tinham fechado com algumas produtoras para fazerem jogos exclusivos até. Era para criar um Stadia + Gamepass no mobile (celular e tablet).

  3. Eita porra. Os mapas em Battletoads são processualmente gerados. Nenhum jogo será igual ao outro. Nada de memorizar a fase.
    https://twitter.com/RareLtd/status/1291693963695525889

        1. Ah… Não… tenho que explicar que foi uma piada?!?
          E Battletoads é conhecido por sua dificuldade extrema.
          Vc que tem problemas.

          1. Ahhhhh foi mal estou sem muito humor hoje, então não entendi que era uma piada, sim tenho vários problemas…

  4. Tem outros pontos que não comentaram. A Apple é uma empresa com ecossistema fechado, quer dizer, total controle da empresa. A loja é extremamente rentável para Apple, então, tem que seguir seus padrões de custos (o que está sendo investigado neste exato momento). Xcloud pode estar pedindo algo que não na visão da Apple, iria infringir seus padrões de controle e custo.

    1. O violação do Xcloud em tese é que as assinaturas serão feitas em outro lugar e quando isso acontece a Apple não ganha.

        1. A diferença é que a Nintendo é uma plataforma de games, os aparelhos da Apple são de uso geral e não consoles.

          Se a Nintendo que estivesse barrando ninguém falaria nada pois era direito dela, mas a Apple não pode fazer essa coisas.

  5. Acho que isso se deve também ao Apple Arcade, serviço de jogos da Apple por assinatura que flopou totalmente. Agora mesmo que ninguém iria assinar aquilo. Mas isso tudo é bom para o consumidor cego enxergar a empresa que eles apoiam. Limitar o acesso a jogos por stream não é de forma nenhuma proteger a loja.

  6. Isso é basicamente a solução do mercado que o consumir masoquista prefere, então que sejam felizes com sua plataforma capada.

    Apple, Nintendo, Sony (Sony não se resume apenas PS) dentre tantas outras são mto rígidas com suas políticas e não enxergam que precisam se adaptar ( adptar e não mudar radicalmente como mtos defendem nesse assunto) ao novo mercado.

  7. A Apple facilitar a vida da Microsoft e do Google… vai sonhando… tudo que uma puder fazer pra ferrar a outra será feito simples assim kkk

      1. Na realidade nem a Microsoft e a Google também afinal o problema ai não foi técnico e sim financeiro provavelmente a Apple pediu parte do ganho com as assinaturas na sua plataforma e a Microsoft e Google também não quiseram pagar … em miúdos se eu não ganhar algum ninguém vai ganhar …

        1. A questão da Apple é muito mais complicada, o lucro toda empresa busca, mas a Apple acha que deve ganhar muito mais simplismente por ser ela e ponto, não aceita meus termos? Tchau.

          1. É complicado mesmo tudo que tem grandes empresas no meio geralmente é… mas não vou criticar nenhuma das empresas envolvidas afinal dentro de suas próprias perspectivas todas acham que estão com a razão… fora a rixa histórica entre essas empresas…

          2. Pois é, todas elas acham que estão certas no que defendem, isso é fato. Inclusive este mundo corporativo deve ser um saco pra quem já está envolvido até o pescoço, decisões assim sempre vão acontecer independente da empresa.

        2. A Apple cobra 35% sobre o valor do produto inserido na loja, imagina descontar esse valor de game pass ou stadia, existe uma briga no tribunal entre ela e o telegram por causa disso

          1. É muito dinheiro… e a Apple sabe do poder aquisitivo médio de seus consumidores e não vai abrir mão disso … e as demais empresas querem os consumidores deles … uma briga eterna…

  8. ACHO que tanto a Microsoft tanto a Google não tá perdendo muita coisa já que quem compra iPhone pensa mais em fotos de redes sociais como Instagram e não jogar

  9. Humm. o xCloud só está no android porque a Google já ferrou a Microsoft na época do Windows Phone e o Stadia não tá podendo botar banca.
    Tá na hora da Microsoft voltar a pensar e em liberar um Windows 10 para mobiles como é o android.

  10. Empresa muito fechada, o Apple + esperando no Android, mas pelo que tô vendo isso não vai acontecer, nem nas TVs com Android, e nem no Xbox One tem o App, safadeza e monopólio.

    1. Cara uso um Macbook Pro de 15 Polegadas 2016 16 de Ram 1 Tera SSD Tela Retina TouchBar com placa AMD de 4 GB e digo e um Notebook Fenomenal muito Top

          1. Eu Tinha um PC Gamer i7 8700K + GTX 1080 TI 32 de Ram 512 SSD 8 TB HD Vendi ai comprei um Xbox one X + um PS4 Pro e o Mac eu ja Tinha ai fiquei so com o Macbook mesmo

      1. Cara um notebook de mesma configuração sem a maça custa 1/4 do valor ou menos…. tendo em vista ambos no lançamento, e ambos tem a mesma performance. O desenho e o logo não justificam essa diferença.

        1. Tudo mundo diz isso mas não consideram outros pontos,

          1 A qualidade de Contrução do Macbook e muito superior a qualquer notebook do mercado

          2 oTrackpad desses Macbook mais novos não tem nada iguail no mundo com notebooks Windows

          3 a Tela Retina dos Macbook São muito Superior em qualidade de imagem e comparação com qualquer outro Notebook

          4 posso usar 2 Sistemas no Macbook oficialmente sem gambiarras usso no meu o macOS Catalina e o Windows 10

          Então muito gente fala mal dos macbook mas a experiência de uso de um Macbook e sem comparação

          E por fim não sou fan da Apple tanto que uso um Samsung Note 10 Plus

          1. Por acaso você ja viu o interior de um macbook o lixo que é? A qualidade de construção só realmente é efetiva pelo design e pela material que é metal.
            O trackpad pra mim é tudo a mesma coisa apesar é claro de ter melhor ou pior no mercado, não justifica o preço.
            A qualidade de imagem é muito boa é muito indicada a quem trabalha com processamento de imagem, mas sem uma gpu dedicada de nada serve só pra inglês ver…
            A vantagem de dois sistema realmente é ótima o uso do windows 10 em mac vem desde o inicio, também não justifica o valor. ja usei é bom e não vale o preço assim como todas as outras marcas estão mais caras do que deveria a apple então está muito além disso.

            Sou fã do meu dinheiro que vem do meu trabalho suado, o mac da apple é um ótimo aparelho mas nunca na vida vale o preço que é cobrado assim como outros notebooks premium.

            Eu tenho um recém adquirido Samsung Book x50 core i7 10th geração 32gb ram 2666 1tb ssd que no contexto paguei 6500 com essa memoria e hd custom, ja um mac com essa configuração seria uns 25000 e jamais nem aqui nem em outro planeta vale esse preço por qualquer melhoria independente de apple ou qualquer outra marca.

  11. Pra mim não faz diferença, pois uma empresa que não respeita o consumidor brasileiro eu não perco nem meu tempo, e nem gasto meu suado dinheiro.

  12. Conheci o caráter da Apple em 1999, quando adquiri um Mac e devolvi com menos de uma semana. O computador veio com problemas, acionei a garantia e tiveram a cara de pau de me cobrar caro pro técnico só olhar. Não tinha uma semana!
    Aí lembrei do CDC, que era relativamente novo e devolvi na loja em que comprei. A partir daí, passo longe dos produtos da marca.

  13. Ano que vem, adeus IPhone! Já estava querendo voltar pro Android e com o anúncio do Galaxy Note 20 + pareceria com Game Pass e Xcloud + Ganância da Apple + Essa notícia = Agora não tenho motivos para continuar com um iPhone. E todos sabemos que ela não quer concorrência, não quer perder assinantes do Apple Arcade.

        1. Sim, está cara. O que me salva, é que tenho plano Pós, mas não vou pegar no lançamento. Esperar cortar um pouco o preço. Sobre ser caro, paguei no iPhone XR, quase o valor atual do Note 10. A diferença é que a Apple vende smartphones capados, pelo preço de premium. Agora eu acordei de vez.

        2. Sim, está cara. O que me salva, é que tenho plano Pós, mas não vou pegar no lançamento. Esperar cortar um pouco o preço. Sobre ser caro, paguei no iPhone XR, quase o valor atual do Note 10. A diferença é que a Apple vende smartphones capados, pelo preço de premium. Agora eu acordei de vez.

  14. É simples; a partir do momento que as vendas de iPhones começarem a diminuir por causa dessas políticas anticonsumidores, a empresa começa a mudar. E o mesmo acontece com a Sony, que está virando uma “Apple” da vida, com produtos caros e política anticonsumidor, principalmente no Brasil. Enquanto sonystas defenderem isso recebendo o PS como pior plataforma de jogos, a Sony manterá a mesma política; esta só mudará quando os “gados” acordarem.

  15. Mano, para dizer a real… A forma certa de usar um iPhone é assim:

    1-Ligações
    2-Redes sociais
    3-Câmera
    4-Spotify

    Nunca usa:

    1-Jogos
    2-Netflix
    3-Amazon Prime Video
    4-Outros streaming de videos ou jogos

    iPhone não foi criado para jogar, ver videos, streaming de filmes e jogos. Eu concordo que xCloud não apareça no IOS, Sistema da Apple é fechada justamente para evitar fraudes.

  16. Na minha opinião Jorge, Apple confirma serviços de jogos na nuvem como Project xCloud e Stadia não violam a AppStore não. Na minha opinião. Ok Jorge.

  17. Se ferraram grandão e a apple vale mais q a microsoft. KKKKKKK. Sem o ios esse serviço será um fail stadia 2. Gostei. E essa merda de xcloud nem roda no PC, fazendo vc jogar localmente a merda de catálogo do game pass do pc q é o lixo do lixo, só tem RTS.

  18. ninguém quer saber desse gamepass, nem entregando no papel de bala, ninguém se interessou…uma coisa que não entendem é que em celulares ou PC ou o console, se o game for ruim, não tem jeito, e game ruim é o que na falta no xbox…por isso os sucessivos flops

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *