Apple vs Epic: o juiz não vê diferenças entre a Netflix e o Xbox Game Pass

O processo entre a Apple e a Epic Games é muito mais complexo e articulado do que muitos poderiam imaginar. As duas empresas, na verdade, não estão apenas discutindo a exclusão da Fortnite da App Store, mas o coração da defesa da Epic se voltou para “A Apple tem atitudes monopolistas?”. Para provar essa tese, os advogados da Epic Games estão literalmente chamando metade da indústria de videogames para a audiência, trazendo à luz vários acordos, tramas e relacionamentos que nós nunca imaginávamos que existissem.

Ontem, o juiz do tribunal de Oakland ficou surpreso com o fato de a Apple permitir que você veja todos os filmes que quiser por meio da Netflix, embora não queira fazer o mesmo com os jogos contidos no: por que um serviço é permitido e o outro não? O aplicativo do xCloud foi banido da loja do iPhone por conta disso, enquanto o do Netflix permanece. O juiz achou estranha esta atitude da Apple contra a Microsoft.

Para mostrar que a Apple limita a competição no iOS com uma burocracia e um sistema de regras que desencoraja qualquer tipo de iniciativa, o tribunal chamou para testemunhar Lori Wright, vice-presidente de jogos, mídia e entretenimento da Microsoft. Durante seu depoimento, Wright disse que a Apple não permitiu que a Microsoft publicasse um aplicativo Xbox Game Pass diretamente na App Store, porque eles queriam que cada jogo tivesse uma instalação específica, mas que isso não é exigido dos filmes da Netlfix.

Ao que o tribunal ficou espantado, perguntando quais as diferenças que poderiam existir entre o Netflix, que permite ver todos os filmes através do seu app, e o Xbox Game Pass, que permite jogar os jogos contidos em streaming. “É porque você não quer usar um modelo de assinatura?” O juiz perguntou a Wright, que obviamente respondeu que o modelo da Microsoft é exatamente isso. A Apple “permite que o Netflix faça o que o Netflix faz, mas não nos permite fazer o que o Netflix faz. E exige que tenhamos um aplicativo separado para cada jogo, que deve ser baixado individualmente”, disse o vice-presidente de jogos, mídia e entretenimento da Microsoft.

Uma coisa que seria uma desvantagem distinta em relação ao Apple Arcade, um serviço que de alguma forma é considerado um concorrente do Xbox Game Pass. Nesta questão a Apple tem grandes chances de ser considerada como abusiva.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *