Após o COVID-19, estamos começando a ver vários atrasos notáveis nos jogos. Praticamente a grande maioria dos jogos para 2022 foram adiados! Verdade seja dita, os problemas de desenvolvimento começaram no início da pandemia, mas parece que está começando a chegar ao auge em 2022, com vários títulos AAA sendo transferidos para o próximo ano. Na PAX West, Matt Booty, do Xbox, foi questionado sobre esse mesmo tópico e se o COVID realmente é o culpado por todos esses atrasos recentes.
Como se vê, o vírus não é totalmente culpado. Booty discute vários outros problemas que contribuem para atrasos nos jogos, com a transição para os consoles de nova geração ainda marcada como um problema para os desenvolvedores quase dois anos após o lançamento.
“As equipes realmente se inclinaram e descobriram muitas maneiras excelentes e, na verdade, houve muita inovação em torno disso [trabalhar com o COVID]”.
“Ainda estamos na vanguarda de uma nova geração de consoles. As equipes ainda estão descobrindo coisas como ray tracing.”
O executivo do Xbox então discute as CPUs nos consoles de nova geração e como os desenvolvedores ainda estão se familiarizando com a mudança de poder dos consoles centrados em GPU, como o Xbox One, para os atuais sistemas com CPU forte, como Xbox Series X e S.
“Passamos 5 ou 10 anos descobrindo como otimizar as coisas para GPUs, ‘queremos passar todo o trabalho para a placa de vídeo e fazer com que a placa de vídeo faça todo esse trabalho’. simulação – e até mesmo parte da carga de trabalho gráfica – são realmente mais do lado da CPU.
Então agora temos equipes tentando fazer o backup e descobrir ‘o que vou passar para a CPU, como faço para equilibrar essas duas coisas’. Ainda estamos lutando com isso.”
Portanto, mesmo que a arquitetura do console de jogos pareça se tornar menos complicada ao longo do tempo, as equipes de desenvolvimento ainda estão achando difícil passar para o desenvolvimento de nova geração, incluindo trazer recursos como ray tracing, sem atrasos.
Atualmente, o Xbox Game Studios não utilizou o ray tracing em grande escala, mas isso deve estar prestes a mudar. Forza Motorsport está programado para ser lançado na primavera de 2023 pela Turn 10 Studios, que está trabalhando para fornecer “ray tracing em tempo real na pista” ; um primeiro para a série.
Cabe notar que os próximos jogos da Microsoft como Redfall, Starfield e Forza Motorsport são criados para a nova geração de consoles e devem aproveitar justamente isso, então eles querem aproveitar as novas ferramentas para enregrarem o melhor resultado possível.