Aquisição da Activision Blizzard aprovada pelo antitruste sérvio

O órgão antitruste da Sérvia aprovou a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft por US$ 68,7 bilhões. A notícia foi tomada graças a um documento emitido pelo governo sérvio, que basicamente afirma que não foram identificados riscos para o mercado, caso o negócio se concretize.

A análise feita no documento, com cerca de dez páginas, incide essencialmente sobre o mercado local, que apresenta características únicas. A entidade reguladora teve assim em conta as quotas de mercado da Microsoft e da Activision Blizzard no setor, estabelecendo que a sua fusão não criaria qualquer risco para o próprio mercado, dominado pela Valve no PC e pela Nintendo nos consoles, com a Sony estável em segundo lugar.

Por conta própria, a Microsoft teria 10-20% das ações do mercado de consoles, a Sony 30-40%, enquanto a Nintendo 40-50%. A fusão não produziria nenhum efeito vertical e em nada reduziria a concorrência, até porque a Microsoft declarou publicamente que continuará a trazer conteúdo da Activision Blizzard para consoles concorrentes (Sony e Nintendo).

No texto podemos ainda ler: “Afirma-se ainda que os participantes no negócio não têm poder de mercado suficiente para implementar uma estratégia que impeça ou limite o acesso à concorrência”.

Em suma, a Microsoft coletou mais um voto a favor do acordo. Deve ser especificado que a opinião do antitruste sérvio não é vinculativa e não o seria mesmo em caso de oposição, mas ter um endosso adicional é sempre positivo nesses casos.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *