O PlayStation pode ser significativamente enfraquecido pela aquisição da Activision Blizzard da Microsoft Xbox, diz a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA). O órgão parece bastante preocupado com a situação da Sony.
A CMA anunciou ontem suas preocupações sobre a fusão da Activision Blizzard e da Microsoft. Também entre as preocupações está que a aquisição possa significar um enfraquecimento significativo para o PlayStation.
Em um resumo de 35 pontos, o CMA aborda inúmeras preocupações que podem resultar em uma investigação de segunda fase se não forem abordadas. Sobre a competitividade da Sony, diz:
“A CMA está preocupada que o controle total deste poderoso catálogo, particularmente devido à já forte posição da Microsoft em consoles de jogos, sistemas operacionais e infraestrutura em nuvem, possa resultar na Microsoft prejudicando os consumidores, minando a competitividade da Sony – a rival de jogos mais próxima da Microsoft – afetada.”
“A CMA acredita que no curto e médio prazo o principal concorrente que poderia ser afetado por esse comportamento seria a Sony. Há evidências de que a Microsoft e a Sony estão em forte concorrência em termos de conteúdo, audiência e tecnologia de console.”
A agência também acredita que a aquisição pode colocar a Sony em desvantagem quando se trata de comprar consoles de nova geração se os jogadores preferirem o Xbox. O risco de que a perda de Call of Duty possa resultar em perdas significativas de receita e usuários é dado como motivo.
“Atualmente, o PlayStation tem uma fatia maior do mercado de jogos de console do que o Xbox, mas a CMA acredita que Call of Duty é tão importante que perder o acesso ao jogo (ou perder o acesso em termos competitivos) terá um impacto significativo”. receita e base de usuários da Sony.”
“Esses impactos provavelmente serão sentidos mais no lançamento da nova geração de consoles, à medida que os jogadores tomam uma nova decisão sobre qual console comprar. A CMA acredita que a fusão poderia, portanto, enfraquecer significativamente os concorrentes mais próximos da Microsoft, o que seria prejudicial para a concorrência geral no espaço de jogos de console”.
A CMA também argumenta que, ao oferecer os jogos da Activision Blizzard no Game Pass, a Microsoft pode eliminar a concorrência.
“À medida que o mercado de serviços de jogos por assinatura de vários jogos cresce, a Microsoft pode usar seu controle sobre o conteúdo da Activision Blizzard para impedir concorrentes, incluindo participantes de jogos novos e emergentes, bem como jogadores mais estabelecidos como a Sony”.
Por outro lado, alguns estranham que a CMD tenha utilizado os mesmo argumentos da Sony, que sempre trabalhou em exclusividades e retirada de conteúdo de plataformas rivais desde a Sega. Final Fantasy, Spiderman, Wolverine, SF5, Forespoken e tentou com Starfield antes da Microsoft comprar a Bethesda.
A Sony recentemente comprou ações da FromSoftware e a Bungie, além de que está entre as líderes do mercado. Enquanto a Nintendo sobrevive muito bem sem a Activision Blizzard.