A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft é agora um negócio fechado, tanto que até a autoridade antitruste australiana decidiu abandonar o processo de revisão da operação, dada a situação atual.
Na verdade, o único obstáculo sério à conclusão da manobra foi colocado pela CMA do Reino Unido, mas com a aprovação desta última parece que a questão está resolvida, tanto que a Microsoft já anunciou oficialmente a sua entrada de Activision Blizzard no Xbox.
Entretanto, a FTC quer continuar com o processo administrativo contra a Microsoft, mas isso não parece impedir a operação, que está em fase de conclusão.
(FYI) Australia (ACCC) discontinued its review of the Activision Blizzard acquisition 🇦🇺
Source:https://t.co/cvYGhBDVA8 pic.twitter.com/zpY3TZIpfS
— Idle Sloth💙💛 (@IdleSloth84_) October 17, 2023
Algumas outras questões permaneceram pendentes, como a revisão pela autoridade antitruste australiana, ou seja, a ACCC, mas a confirmação do encerramento da operação chegou recentemente devido aos novos desenvolvimentos.
“Dado o status e as conclusões dos reguladores, bem como as mudanças na natureza da transação, incluindo acordos com terceiros, a ACCC abandonou a revisão da aquisição e não tem intenção de tomar qualquer ação a esse respeito.”, lemos . na comunicação oficial.
Já o acordo de aquisição já havia sido reestruturado pela Microsoft para atender aos pedidos da CMA, vendendo também os direitos de streaming dos jogos da Activision Blizzard para a Ubisoft para resolver o possível problema da posição de monopólio nesta área.