ARM anuncia novos processadores projetados para Windows

arm-love

Durante a Computex 2017, ARM anunciou novos núcleos para processadores: Cortex-A75 e Cortex-A55 que são destinados não só para o mundo dos smartphones, mas também um dispositivo maiores, inclusive para serem utilizados nos PCs com “Windows 10 em ARM”.

O Snapdragon 835 anda em alta como o melhor processador da Qualcomm, mas estamos numa fase em que muitos dos smartphones que o utilizam ainda não chegaram ao mercado, e já se fala no Snapdragon 845, que poderá ser outro grande avanço da Qualcomm.

CPU mais potente e eficiente

Até agora, a Qualcomm tem usado núcleos customizados nos seus chips na série Kryo, mas poderá alterar as regras do jogo e utilizar diretamente os Cortex-A75.

Os novos Cortex-A75 prometem ser 20% mais potentes que os A73 para um consumo energético idêntico, e podem atingiram uma frequência máxima de 3.0GHz, com alguns testes indicam uma melhora de até 50%. É um processador para dispositivos top de linha, como smartphones e notebook, mas também para AI (inteligência artificial).

Para cumprir as expectativas, os Cortex-A55 introduzem desde logo uma mudança de monta: podem ser agrupados em clusters de 8, enquanto os seus antecessores só podiam ser emparelhados em quatro.

[youtube]2Pk03cQQIMA[/youtube]

Dispositivos com tecnologia ARM devem oferecer um desempenho comparável a outros modelos com Intel/AMD mas particularmente com baixo consumo de energia e com aumento da autonomia.

Os novos processadores serão usados em diferentes áreas, como a “casa inteligente“, o carros e produtos com realidade mista (realidade virtual e aumentada) e AI (inteligência artificial).

A Microsoft subirá ao palco da Computex no dia 31 deste mês, junto com a Qualcomm, e vamos acompanhar tudo, inclusive o que na prática o que os produtos com Windows poderão fazer com essas novidades.

57 comments on “ARM anuncia novos processadores projetados para Windows

      1. Já é 64 bits, ou seja, roda até jogos do Xbox Play Anywhere.

        O HP Elite X3 no ano passado foi demonstrado a 64 bits.

        😀

          1. Porque ele pode eu idiota, vai querer implicar agora com o que o rapaz acredita…

            Rapozinha burra.

  1. Projetado para Windows?
    Mas ninguém utiliza Windows, os acessos a internet são maiores pelo virusdroid.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E o haters achando que a Microsoft ta parada.

  2. Não foram projetados para Windows. São processadores e poderão ser usados em qualquer sistema, basta adaptar o sistema para ARM.
    Uma coisa bacana sobre processadores ARM é realmente o consumo energético e como ele é adaptado. Um bom exemplo é o Nintendo Switch que apesar de usar um processador da Nvidia, quando está na bateria roda os jogos a 720p e no Dock com alimentação externa, roda os jogos a 1080p. Acho que os processadores da Qualcomm devem ter algo parecido.

    1. A Qualcomm disse que também foram projetados para o Windows, inclusive fez uma parceria com a Microsoft, claro que, rodam em mais aparelhos como denota a matéria.

  3. Como Jay disse, estes processadores não são projetados para o Windows, pois é o Windows que passou a ter suporte para eles, simples assim, porém, acredito que a Microsoft se queimou muito com o público de Smartphone, mesmo que ela instale o tal do Windows 10 ARM em um Smartphone, o povo não irá comprar.

    1. Público corporativo é o que interessa a MS nesse momento. A coisa vai “pegando” aos poucos para o público em geral e “eu” acredito que só através de OEM’s.

      1. Não importa se é corporativo… Ela se queimou, ela poderia muito bem investir pesado no corporativo e manter pelo menos o público que conquistou e mesmo assim, na apresentação da Build 2017, ele mostrou aplicativos que chegaram primeiro para o Android (Que é fraco no corporativo) e o IOS (Que domina atualmente), e depois para o Windows 10 Mobile, e todos são app para o corporativo, então acaba quebrando o seu argumento do corporativo, e ao mesmo tempo nos faz repensar sobre share, já que o Android sempre foi fraco no corporativo.

          1. Não é blá blá blá, quando ela lança um aplicativo para Android e IOS que domina o mercado de usuário comum, eu concordo numa boa, mas na Build 2017 irá lançar app para o setor corporativo primeiro para IOS e Android, sendo que Android é fraco no corporativo, então qual a justificativa de se lançar para ele? Não tem, share fraco no corporativo, para o IOS concordo, e ao mesmo tempo, se esta investindo no corporativo, deixar o Windows 10 Mobile sendo o último, quebra o argumento do corporativo.

          2. Rodrigo, já sabemos há muito tempo que a MS mudou de estratégia quanto ao mercado mobile (desistiu do LUMIA). Nesse caso está evidente que a tudo MS está lançando para o mercado geral (software) portanto engloba iOS e android. Temos que deixar o ressentimento do passado mobile pra trás e pensar pra frente como a MS está fazendo e deixa ver o que o futuro nos reserva. Estou ansioso para pegar um aparelho com windows.

          3. Não tenho ressentimento, eu apenas mostro incoerência, coloco as incoerências:

            1 – Dizer que esta investindo no Corporativo e na Build lançará app para o setor corporativo primeiro para IOS que domina o corporativo e Android que não é referência no setor corporativo e deixando o Windows 10 Mobile como último, isso é incoerência, entendeu, sendo que Android não domina este mercado.
            2 – Sistema unificado e app universal, e ai o Mixer terá prioridade no Xbox, Android e IOS, claro que ela tem os motivos, porém quebra o argumento de universal e sistema unificado…
            3 – Ela dizer que o Windows 10 Mobile não irá morrer, mas a Build dela se chama Feature 2 enquanto do Xbox/Desktop e etc se chama Fall Creator e possuem a mesma numeração, enquanto a Feature 2 mantém a numeração 15xxx.

            Dois pontos a serem analisados. Volto a dizer, ela se queima por não ser clara e objetiva no que ela trabalha, o setor corporativo ela deve explicar direitinho o que pretende, mas o usuário comum não é obrigado a entender, por isso eu digo, ela se queimou e demorará a conquistar o público comum.

          4. Ela falou que ta investindo no corporativo sim.. Lançar apps corporativos pros sistemas que dominam a area nao é investimento? Haha.

          5. O problema é que ela não se decide, no setor corporativo mesmo foi um caos em 2010: http://www.zdnet.com/article/microsoft-unveils-enterprise-heir-to-windows-mobile/

            A ideia de manter WM 6.5 no corporativo, fazendo a migração aos poucos para o WP7 q seria focado no mercado dos consumidores não foi como previsto. As fabricantes largaram os WM 6.5 e foram para o Android, pois o mesmo saiu com vários problemas no SO. WM 6.1 era estável comparado ao 6.5, em resumo tivemos vários clientes com aparelhos q nunca foram atualizados para corrigir os problemas do 6.5 e depois de poucos meses não tinha mais aparelho no mercado. Na época pensei em migrar para o WP7, porém somente foram lançados aparelhos em poucos países e ali a MS deixou vários devs na mão que encontraram no iOS e Android um refúgio dessas incertezas. E pior que durante esses 6 anos ela conseguiu criar mais desinformação e problemas, como criar o “UWP 8” e deixar incompatível com “UWP 10”. Na época da migração a MS cometeu o pior erro de todos, não migrou nenhum aparelho do WM6.5 para WP7( em alguns casos culpou a quantidade de botões: http://www.apcmag.com/microsoft-no-windows-phone-7-upgrade-for-windows-mobile-6x-devices.htm/ ), deixando milhões de aparelhos sem utilidade já que o mesmo programa teria q ser reescrito e manter 2 fontes seria inviável.

          6. Deixa de bobagem, processadores não são feitos para SO nenhum, qq sistema pode rodar em qq tipo de processador, desde que adaptado a eles, assim como os programas.
            Microsoft se queimou sim, mas não é nada irreversível, Windows continua sendo mto mais atraente do que qq outro sistema operacional, Android não é pareo pra brigar com Windows, só os fanboys e haters não percebem isso.

          7. Meu Deus, leu o que eu disse, eu disse justamente o que você disse, que o processador não foi feito para o Windows 10 como afirma a matéria e sim o que Windows 10 que passará a ter suporte… Rapaz, o povo não lê e já acusa….kkkk. Desculpe, Android é páreo sim, no Mobile ele manda, e a própria Microsoft admitiu que o mundo hoje é Mobile e Nuvem…

          8. O processador foi feito para várias coisas, inclusive para o Windows e laptops.

            Nós estamos no Windows Club, e Windows completo em ARM nunca foi possível. Nós não vamos focar na AI, claro que vamos chamar atenção para o que o público desse site quer.

          9. Windows 10 que passou a ter suporte, quando a Microsoft e a Qualcoom se uniu, é justamente para Qualcoom criar os drivers, pois não adianta o sistema ter suporte e a fabricante não criar os drivers do processador para o sistema…Simples.

          10. Isso tudo é marketing e a gente sabe, tanto que primeiramente a demonstração foi em um SD820, e poderia rodar em mtos outros, inclusive os processadores da MediaTek.
            O que espero que aconteça, pois os preços da MediaTek são bem mais atrativos que da Qualcomm.

          11. Blz, eu entendi errado, achei que vc estava afirmando que processadores ARM seriam projetados aos outros que já o utilizam, Android e IOS.

          1. Pois é Pedro, o problema é o povo, o público comum aceitar ou querer, pois o povo ficará receoso e a Microsoft sabe muito bem como isso denigre demais a imagem dela, ela já aprontou destas no passado e se queimou feio.

          2. a imagem windows phone está totalmente queimada.. por isso o foco em transformar o windows 10 na perfeição… e dps lançar em smartphones exemplo:

            Novo Galaxy s8 com windows 10 o melhor smartphone do mercado.

            ou

            Novo Galaxy s8 com windows phone 10 o melhor smartphone do mercado.

            Admita até como fã da plataforma podemos dizer q o primeiro faz mais impacto e olha q hj o windows 10 nem é tão perfeito assim em, com o avanço do uwp vai ficar cada vez melhor essa imagem.

          3. Não muda nada!

            É tudo Windows, e se seguir a logica de aparelho compacto como o S8 qualquer um pode perceber a semelhança com o Phone.

            A Microsoft tem que fazer o aparelho e junto trazer apps, caso contrario pode ser com qualquer denominação.

            Os ”especialistas” vão acabar queimando assim como fazem hoje.

          4. pois é por isso não adianta focar no mobile hj.. pq sempre vai haver a falta de app, enquanto o uwp não embarcar no pc o phone vai falhar… então amiguinhos não critiquem a microsoft ela sabe oq faz.

    2. Bem, interessante sua colocação, mas vamos continuar seguindo o que a Microsoft e a Qualcomm falam, foi uma parceria entre as duas que conseguiu viabilizar isso.

      Se for bom, o pessoal compra.

      1. Parceria por que a Qualcomm precisa criar os drives do processador para funcionar perfeitamente no sistema, ou seja, Qualcomm criar os drivers e a Microsoft coloca suporte no Windows 10 para o processador da Qualcomm, pois, se a Microsoft fazer com que o Windows 10 tenha suporte a processadores ARM, e a fabricante não criar os drivers, não adianta nada, ai vem a tal parceria.

      2. E por que você não continua seguindo com o que a MS e Qualcomm fala? Toda matéria você inventa coisas que os disseram.

    3. Levando em conta de que os acessos a internet atualmente são em sua maioria feitos por smartphones, vemos claramente a Microsoft correndo atrás do Android e iOS.
      O foco é o lançamento de novas tecnologias. As empresas que adaptem os seus sistemas para ARM.

      1. A melhor desculpas que dão é que quando a Microsoft diz que quer estar em todas as telas, usam os aplicativos dela como referência, só que, aplicativos não é S.O, e aplicativos da Microsoft não domina tudo na esfera dos Smartphones.

        1. ”aplicativos da Microsoft não domina tudo na esfera dos Smartphones.”

          Obvio já viu o perfil dos usuários? Já viu quais apps são os mais baixados?

    4. O termo feito para Windows não esta errado…

      A receptiva do mercado para esses processadores são justamente esse, a ARM fez esses processadores para competir com a Intel, e todos sabem que PC é Windows. Varias matérias estão com o mesmo sentido quando falam desses processadores.

    5. Vc talvez esteja errado. A MS tem tecnologia avançada de otimização de desempenho e por isso falam em processadores que se adequam ao Windows. Veja o Scorpio como exemplo, tem GPU e CPU toda customizada e vai rodar lindamente jogos no ultra em 4K nativos sem gargalos muito melhor que uma GPU e CPU de mesmo poder e sem a tecnologia da MS.

      Se eu fizer parte desse “povo” então tenha certeza que a palavra “ninguém” foi usada incorretamente. Vou comprar no lançamento.

  4. Na área de trabalho acho bem improvável bater de frente com Intel e AMD .Nos Notebooks se trazer desempenho satisfatório pode ser a melhor opção por conta da eficiência energética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *