As 5 teorias sobre o Surface Phone

microsoft-surface-phone-mockup

A Microsoft passa por sucessões de acertos que a muito tempo não se via. A nuvem e o mercado empresarial faz com seus ganhos sejam elevados, mas não só isso. O Windows 10 segue crescendo muito maior que seus antecessores, o Xbox já foi considerado morto frente ao poder do Playstation, o Bing cresce a cada trimestre, o Office é sem dúvida uma outra mina de ouro.

Como se não bastasse, a empresa reinventou o mercado ao lançar o Surface, um dispositivo híbrido que segue em fortíssimo crescimento.

É claro, todos esses projetos já foram dados como mortos. Com a suposta era “pos-PC“, até a própria Microsoft já foi considerada moribunda. Mas sabemos que hoje ainda continua ser um das mais fortes do mundo, e não só do ramo de tecnologia.

Mas ainda faltam os smartphones, esta divisão ainda precisa de muito trabalho, mas estão fazendo. Muitos ainda não entenderam a nova estratégia, e não vai ser nesta matéria que vamos explicar.

Rumo ao topo

lumia-microsoft-logo

A Microsoft pretende ser a principal fabricante do mundo em dispositivos móveis. Ela já ficou em terceiro lugar na Europa com os Lumias, mas está declaradamente buscando liderar o seguimento, isso foi dito por um dos assessores quando no ano passado quando a empresa efetuou muitas demissões. Parece até ser uma incongruência,.

O Surface já foi um produto ridicularizado pelos reviews e pela concorrência. Mas hoje, a Microsoft é a fabricante líder, superando a Apple, em dispositivos híbridos – Bem, consideram o iPad Pro como algo híbrido. O feito tentará ser repetido no Windows 10 Mobile, e para isso algo extraordinário deverá ser feito.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, já falou que vai criar um novo nicho de dispositivos que unirá os smartphones aos PCs. É isso de oficial que temos sobre o provável Surface Phone, e nada mais.

Rumores confiáveis do Windows Central apontam que serão três modelos, lançados com a Redstone 2, para consumidores, empresas e entusiastas.

Mas é pergunta é: o que podemos esperar desse(s) aparelhos(s)?

São 5 concorrentes de especulações, abaixo comentaremos cada uma.

Surface Phone é o Surface Mini

Surface-Mini

A Microsoft iria lançar o Surface Mini em conjunto com o Surface 3, pelo menos foi isso que todos os rumores confiáveis apontavam na época. Contudo, ao 45 minutos do segundo tempo, a empresa desistiu. Ainda segundo os rumores, Nadella não enxergou um diferencial de mercado no dispositivo, algo determinante para o lançamento de um Surface, e por isso não lançado.

E olha que tudo indicava que a empresa já tinha começado a produzir a linha Surface Mini.

Agora, muitas especulações sugerem que o Surface Phone será apenas um Surface Mini (deveria ter 7 polegadas), mas ainda mais reduzido. Essa corrente é especulada por Tom Warren do The Verge, por exemplo.

Existem boas chances disso se concretizar.

Surface Phone terá processador da Intel

surface-phone-pc

Esta é a corrente esperada pela grande maioria. Todos querem ver os smartphones rodando programas do Windows tradicional com os processadores x86 da Intel. Afinal, isso seria um grande divisor de águas aliados ao Projeto Centennial.

A Intel já largou os smartphones e tablets, mas dificilmente o Surface Phone será um smartphone, ele deve ser algo com um “plus-PC”. Além disso, os processadores para PC devem se a ter a caber em dispositivos cada vez menores, mais finos e sem barulhos. A refrigeração líquida da linha Surface poderá ajudar bastante nisso.

Definitivamente, a Microsoft pode lançar um dispositivo com processador da Intel.

Surface Phone terá emulador x86

Qualcomm-Snapdragon

Foi vazado que a empresa estaria criando um emulador x86 para ARM e até um Windows 10 RT. Além disso, a própria Microsoft vazou a existência do processador Snapdragon 830. Também foi vazada a existência do Windows 10 Mobile 64 bits.

Tudo isso combinado poderá gerar um Smartphone poderoso, com 8 GB de RAM capaz de emular programas do PC.

Surface Phone rodará com a nuvem

HP-Workspace-Demo-768x389

A Microsoft é uma empresa forte nesse seguimento. O HP Elite X3 fará algo parecido. Pode ser que os programas sejam executados em via nuvem utilizando os serviços da Microsoft. É uma possibilidade.

Contudo, se assim fosse, a Microsoft já teria lançado o Surface Phone por agora. Provavelmente, tal dispositivo ainda não foi lançado por faltar peças nesse quebra-cabeças. Mas é algo a ser considerado.

Surface Phone terá dock com processador da Intel

nexdock_0

Essa teoria é nova, e tem poderia ser real. A Microsoft pode criar um dock com processador da Intel, e os restos dos componentes para rodar o sistema seria o próprio aparelho.

Ao plugar o Surface no dock poderia ser possível abrir os programas tradicionais. É mais uma possibilidade que pode ser realidade.

Em suma

A divisão responsável pelos Surfaces não tolera vazamentos.  O próprio Surface original não foi vazado. Isso pode ser um problema para os curiosos, mas pelo menos deveremos ter surpresas.

Também podemos (e devemos) ver outras tecnologias nestes dispositivos. Com o lançamento da Anniversary, devemos ver muitos jogos e programas do PC na loja. Um “smartphone” com jogos da Steam? Um aparelho com Office “completo”? Além de uma loja cheia de aplicativos universais já adaptado a telas maiores e menores? Suporte ao controle nativo do Xbox One e tantos outros acessórios? Seria algo bem diferenciado, e certamente abriria um novo nicho.

Bem, as infinidades são muitas. Pode ser interessante o resultado. Mas ainda tenho fé que a Redstone 2 poderá nos dar algumas dicas, e ela poderá  ser lançada no mês de Agosto aos Insiders, logo após da liberação da Anniversary.

58 comments on “As 5 teorias sobre o Surface Phone

  1. Sempre cogitei a possibilidade de um Dock com o processador Intel Core M . Aposto nesta possibilidade ou em um Surface Mini de 6 polegadas com Intel CoreM .

      1. E o olhar digital ja postou sua matéria treta sobre o windows 10 mobile!!! Kkklkkkkkkkkkkkk esse povo ainda vai baixar a cabeça quando for falar dos lumias e futuramente surfaces.

      1. Ele quer comparar um Android de 1.600 com um Lumia 700,e ainda diz “o Android evoluiu muito”, adimito que a google é otima no quesito visual e funções, mas isso não é a unica coisa que importa, já a microsoft como o nome já diz ela é uma empresa de software e é otima nisso, ela é uma empresa que pensa a frente e que sabe ouvir os consumidores

        1. Pois é mais mesmo comparando os lumia aida levava vantagem em alguns aspectos igual o lumia 730 que custa 550$ compararo a um s5 mini, leva vantagem em algumas coisas como a camera frontal e a traseira a traseira mesmo tendo menos mgpx é melhor por causa da lente zeiis bateria e bem melhor tem nfc etc…

    1. Eu acho que assim é melhor. Veja o Windows 10: a Microsoft anunciou ele há uns 2 anos e de lá pra cá é expectativa atrás de expectativa, e isso acaba frustrando muito pela demora ou por especulações erradas que não se concretizaram (pq eram erradas). Se ela chega com um produto pronto e solta a bomba e já começa a vender, vai ter um gigantesco destaque em todos os sites de notícias, muita gente ansiosa pra comprar, etc. É o que a maioria das empresas de sucesso faz… É o que ela fez ano passado com o Surface Book, ninguém sabia de nada, daí ela soltou a bomba “TÁ AQUI O SURFACE BOOK”, e a galera pirou com o produto e hoje ele vende mais que o iPad Pro.

      1. Isso acontece com o SurfaceBook Ninguém sabia quando ele foi apresentado na conferencia de produtos dela todo mundo sé impressiono com ele pode Acontece o mesmo com “SurfacePhone ou Mini”…

  2. O que antes parecia só uma esperança hoje a cada dia vem se concretizando. Eu acompanho as notícias mais paralelas. Aquelas que o pessoal não comenta muito, ou quando comentam distorcem um pouco. Exemplo:

    Microsoft vendeu as fabricas de celulares, enquanto o pessoal viu isso como o fim, eu vi isso como uma estratégia para eliminar coisas que pudessem atrasar o desenvolvimento do sistema.

    Segundo: Os Lumias 550, 650, 950 e 950 XL não são tecnicamente da Microsoft, mas da Nokia. Afinal antes do evento de lançamento dos 950 e dos novos Surfaces quais dispositivos foram vazados? Nenhum Surface foi vazado, só os Lumias. O time de desenvolvimento de dispositivos Microsoft estava trabalhado nos Surfaces e a Nokia nos smartphones.

    Terceiro: Game Troopers está crescendo no ecossistema Windows, os downloads de jogos da desenvolvedora aumentaram 20X em relação ao WP 8.1. Graças a UWP que vem ganhando força nos PC’s e tablets híbridos.

    Quarto: A entrada do XBOX no ecossistema vai abrir uma oportunidade mais do que única para os desenvolvedores e usuários. Muitos jogos UWP virão. A Gameloft que praticamente só operava em smartphones, vai sem nenhum esforço entrar nos consoles também com títulos como Asphalt 8, Gods of Rome e outros que valem a pena jogar.

    Muito coisa está acontecendo por trás das cortinas, novos apps vindo todas as semanas. O interesse da parte de fabricantes e desenvolvedores está mais sólido do que nunca no ecossistema.

    Vamos nos preocupar mais se nós mesmos estamos satisfeitos com nossos celulares do que se preocupar com que os outros estão comprando.

    Não quer mais Windows? Tchau a Casas Bahia parcela em até 18x

    1. kkkkkkkkkkkkkkkk. Nokia nos smartphones? É pra rir, chorar ou achar um furo na sua teoria maluca? A Nokia é a Nokia a MS falida é a MS falida. Só sendo muito fanboy pra largar esse monte de linhas mesmo.

    2. Se preocupa não, 99%(Gartner) do mercado já “deu tchau” ao sistema. Não é que eles não estejam se movimentando. É o famoso “Too Little, Too Late” que está importando agora. Eu ODEIO a possibilidade de só ter essa falta de opção disfarçada de duopólio Apple vs. G0gle. Mas eu, por exemplo, estou com um aparelho a quase 2 anos(L930) e não tenho outra opção MS para comprar caso tenha q fazer a troca agora. Nem todos tema paciência de esperar esses arranjos da empresa(como descrevi no meu texto no Medium), uma vez com os aparelhos “da concorrência”, dificilmente irão voltar pra esse jovem sistema, cheio de erros que os outros já corrigiram faz anos. E vão perdendo dia após dia. Vai chegar o ponto onde inovação e lançamentos serão irrelevantes. Torcendo MUITO aqui pra não chegarmos nesse ponto.

  3. Corrija, por favor: “A Microsoft passa por sucessões de acertos que HÁ muito tempo não se via (…)”

    “(…) Além disso, os processadores para PC devem se ATER a caber em dispositivos cada vez menores, mais finos e sem barulhos. A refrigeração líquida da linha Surface poderá ajudar bastante nisso (…)”

    Outros sites acham o contrário com seus pseudos entendidos analistas videntes. Eu estou tratando de comprar todos os modelos de Lumia top pois sei que eles se valorizarão.

    GRUPO WINDOWS TELEGRAM

    telegram.me/windowstelegram

  4. Nunca vi tantas especulações e expectativas encima de algo que NINGUEM NUNCA CONFIRMOU OFICIALMENTE que deve existir! Essas histórias já rodam faz tempo!! Deve ser algo que realmente revolucione, pq se num for, toda expectativa vai virar frustração e pode ser o fim da Microsoft nesse setor. Muito arriscado né?

    1. Nem vai confirmar, só quando for lançado.

      Nunca vi a Microsoft confirmar Surface ainda do anúncio.

      Mas a equipe de Panos está cheia de protótipos, isso já afirmaram. Mas eles não vão anunciar o aparelho antes da hora.

      Windows Central conseguiu informações valiosas, e ate agora não erraram suas previsões.

    1. fora que aqui sempre tem muito mais matérias por dia! O melhor site pra ver novidades (só os títulos que sempre são sem noção kkkkk)

  5. Estamos a falar de aparelhos perto do 1000€ ,que não vão chegar à maioria dos países,e que no mínimo demorarão tres anos a serem massificados,até lá não vai ser a Vaio ou a Nuans a manter o Windows mobile vivo ou visível.

      1. Também estamos a falar de hardware muito superior,mesmo assim não vai ser para todos,a MS esqueceu o baixo e médio custo.

        1. Acho q a Microsoft padece de um delay intelectual severo. Levou anos pra se dar conta q os smartphones são o futuro, e me parece q agora eles querem atacar no nicho da maçã, q há muito tempo perdeu a liderança tbm.
          Porra, Microsoft, vc é a única q pode entregar uma experiência ótima no segmento low end. O pote de ouro tá aí. Android só presta a partir dos mids, e Iphone não o faz por motivos óbvios. Pra q caralho tu inventa esse negócio d rodar software em um mundo d aplicativos? Em essência, qual a diferença d um pro outro, se não uma puta jogada d marketing da APPle?
          Não quero morrer esperando essa anta acordar. Quando eu tiver um dinheirinho, vou trocar meu 720 por um Pixi 4 (4). E vai ser logo.

        2. Se a MS seguir a estrategia da linha Surface os Surface Phone devem ser dispositivos “conceito” mostrando o que se pode fazer com a plataforma pra depois as outras OEMs adaptarem se preocupando com o preço.. só ver o preço dos Surfaces (899 sem teclado e o book a partir de 1499). Só espero que se realmente seguir essa estrategia ela arrume parceiros que vendam no Brasil… pq do jeito que ta hoje não da

    1. As OEMs vão suportar, junto com os Lumias 950, 650 e talvez até algum outro (não acredito) com preços em conta para desova de estoque.

  6. Eu espero que a MS lance realmente algo “novo” e não o que esperamos.. (Essas especulações são legais mais nadar que realmente mudaria o jogo no mobile)
    É a última do Dock não faz sentido… Se vc já colocou o processador no Dock faz mais sentido colocar os outros componentes…

  7. O que penso disso tudo que li, penso que vocês precisam de uma pessoa que venha corrigir as matérias antes de postarem, a pressa é inimiga da perfeição.

  8. Que vão lançar um Surface Phone: Fato!
    Como ele vai ser e funcionar: Ninguém tem ideia!

    Mas é por isso que tudo isso aí não passa de especulação, né?! Legal viajar nessas ideias, só não pode se comportar como xiita igual alguns que vejo por aí, que não conseguem entender a diferença entre fato e boato!

  9. Tudo muito lindo, bonito, legal pra baralho, mas… e o Brasil? Até hoje não viu o Surface, nem o Band, e olha que os primeiros chegaram antes da nossa crise.

  10. Nessa parte temos que dar os parabéns à crítica.
    Naquela época do Windows RT era de dar nó na coerência.
    Imagina ter que conviver com uma coisa que nem era algo a nível notebook e nem a nível tablet?
    Algo que não se decidia. E graças as criticas a MS fez um belo trabalho depois.
    “O Surface já foi um produto ridicularizado pelos reviews e pela concorrência.”

    E claro. E graças a era “pos-PC” que estamos vendo a MS imaginando e pondo em prática coisas que vão mudar tudo. E pra melhor.

    Ainda sonho com o PC de bolso rodando de tudo, Mesmo que nas mãos rode como um “smartphone”, mas que ao conectar a uma tela grande terá um processamento extra para rodar de tudo e com tudo que tem direito.

    Sejamos mais coerentes e menos afoitos na glorificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *