A Ubisoft encontra-se numa situação que não é errado definir como crítica, pelo menos de acordo com o desempenho das suas ações, que caíram 60,38% no último ano. A perda de valor foi de 18,23 euros por ação, sendo o valor atual de 11,96 euros por ação, diminuindo também nas últimas semanas. Se olharmos para os últimos cinco anos, o declínio foi de 80%.
Em 2024, a empresa de Yves Guillemot apostava fortemente nos lançamentos do serviço live Xdefiant, que ocorreu no início do ano, e Star Wars Outlaws, que remonta a algumas semanas atrás. Infelizmente, o primeiro, após um sprint inicial, declinou semana após semana, tornando-se um título problemático de manter, enquanto o segundo produziu vendas abaixo das expectativas, apesar da impressionante campanha de marketing que o acompanhou.
Nas últimas horas também se falou de um possível adiamento de Assassin’s Creed Shadows, não confirmado, devido à retirada da editora do Tokyo Game Show 2024 e ao cancelamento da apresentação do jogo à imprensa. Caso isso aconteça, é provável que as ações sofram um verdadeiro colapso, tendo em vista que este é o jogo mais esperado da empresa.
Por exemplo, a Ubisoft vale atualmente menos que a Paradox Interactive no mercado de ações, que por si só não vem de um período particularmente esplêndido.
O receio é que novas demissões estejam entre as formas possíveis de conter a crise. Além disso, é cada vez mais popular a hipótese de venda a terceiros, o que desta forma garantiria a posse de muitas propriedades intelectuais de prestígio, ainda que não seja certo que garantiriam a manutenção das atuais equipes de desenvolvimento.