A Obsidian Entertainment, que está trabalhando em Avowed, admitiu que não ficou surpresa quando enfrentou uma série de críticas ao sistema de combate após a revelação do jogo. A equipe já tinha a intenção de afinar esta parte, mas a reação dos jogadores ainda teve impacto.
Na verdade, parece que a equipe, vendo a opinião dos jogadores, entendeu que esta parte do desenvolvimento deveria ter recebido maior prioridade.
Lembre-se de que Avowed é um RPG de ação em primeira e terceira pessoa ambientado no mesmo mundo de Pillars of Eternity, que, no entanto, é construído em torno de um sistema de jogo isométrico. Para os fãs, a mudança de estilo por si só já teve certo impacto.
“Às vezes você pode perder de vista a importância de priorizar certas coisas”, disse o engenheiro sênior de jogo Gabe Paramo em entrevista ao Windows Central, falando sobre como a equipe planejava revisitar o combate mais tarde no desenvolvimento.
“Achamos que [Avowed] era bom o suficiente e poderíamos mostrá-lo como está… Sabíamos que corrigiríamos vários elementos antes do lançamento.”
No entanto, as reações dos fãs levaram o estúdio a revisar as lutas mais cedo do que o esperado: “Dissemos para nós mesmos: ‘Ok, vamos ver isso, é um grande problema, as pessoas estão percebendo, devemos polir antes dos outros‘”.
“Analisamos como é renderizado a forma como o jogador balança a arma e o momento do impacto”, explicou Paramo, que acrescentou que houve de fato uma estranha lentidão e começou a perguntar se havia uma forma de melhorar a sensação.
O resultado do trabalho deles foi visto no início de junho com o trailer mais recente.