O CEO da Saber Interactive, Matthew Karch, não mede palavras para expressar sua ideia sobre a importância das notas do Metacritic em comparação com o sucesso real de um videogame, considerando-o praticamente nada.
A referência é à experiência direta do Saber Interactive: seus jogos nunca alcançaram notas excelentes, mas as vendas sempre foram muito bem, considerando também os gêneros aos quais pertencem. Em particular, o contraste foi evidente com World War Z e com o recente Evil Dead: The Game.
Falando neste último, Karch informou que as nots do Metacritic “não são fantásticas, mas para o gênero em questão são bastante sólidas”, observando no entanto que em poucos dias, em menos de uma semana, ele já conseguiu mais de 500.000 cópias vendidas.
Isso leva o CEO do Sabre a acreditar que “os dias em que as notas do Metacritic determinavam o sucesso das vendas de um jogo já se foram”.
Por outro lado, segundo Karch o que mais importa agora para promoção e vendas são “as redes sociais, influenciadores e falar sobre isso em geral”.
O que obviamente não exclui a qualidade do produto em si, porém posto em primeiro lugar: “Os jogos são vendidos com base na qualidade do próprio produto, independentemente de como são recebidos pela imprensa. Posso citar alguns jogos que levaram 8s e 9 e isso, posso te dizer com confiança, as editoras gostariam de nunca ter publicado ”, explicou. “É bom colocar uma etiqueta na parede, mas se você não pode pagar nem um prego para pendurá-la, de que adianta?”