As telas aumentaram, mas os smartphones não, e os Celulares PCs agradecem

galaxy-s8-plus

Em 2017, vamos ver mudanças significativas quanto ao aproveitamento da tela nos dispositivos móveis. Quando o Lumia 1520 foi lançado, com uma tela monstruosa de 6 polegadas, foi rapidamente enquadrado como um phablet gigante, mas as coisas mudaram um pouco.

A LG finalmente anunciou o seu smartphone top de linha para 2017: o LG G6. Segundo a empresa, a nova geração do aparelho levou em conta o feedback de centenas de consumidores ao redor do mundo e considerou os seguintes quesitos exigidos pelos usuários:

  1. Tela maior sem um aparelho necessariamente maior
  2. Corpo menor que cabe no seu bolso
  3. Resistente e confiável contra quedas
  4. À prova d’água e poeira
  5. Fácil de usar com uma só mão.

[youtube]bhZQkKRa7Pw[/youtube]

O resultado: você terá um smartphone de 5.7 polegadas com dimensões similares às vistas em um aparelho de 5.2 polegadas. Exatamente, foi o maior pedido do seu público.

Contudo, a LG não está sozinha, as novas fotos do Galaxy S8 Plus (imagines no topo desse artigo), mostram o excelente aproveitamento da tela, e ficou muito bonito. Além disso, o  Galaxy S8 “normal” deverá ter uma tela de 5,8″.

Assim como a grande maioria dos dispositivos Android top de linha, os Celulares PCs com Snapdragon 835 chegarão a partir do segundo semestre de 2017. Especulações sugerem que a fabricação mais complexa e a exclusividade da Samsung para distribuir smartphones em primeira mão, tenham interferido nisso.

O lado bom é que esta tendência deve ser cada vez mais seguidas pelas fabricantes, e para quem busca comprar um Celular PC no final do ano também, pois a recomendação da Microsoft (que pode ser seguida ou não) é que tais dispositivos tenha uma tela de 6 polegadas ou mais. Tamanho bem condizente os smartphones top de linha atualidade e que fará o Windows 10 completo rodar no seu bolso.

78 comments on “As telas aumentaram, mas os smartphones não, e os Celulares PCs agradecem

        1. O cantor Quietinho da Bahia, já mandava a letra

          ?

          Ôôôô Birra!
          JaiMiUi e uma noites
          De ?dio por você
          Na vaia, num barco
          No share apagado
          Num SO abandonado
          Em Mar Grande baixo astral…

          ??

          1. ??
            Pra tirar o Surface Phone nessa baderna!
            Só quando o morcego doar sangue,
            E o saci cruzar as pernas,
            Só quando o morcego doar sangue,
            E o saci cruzar as pernas….
            ?

  1. O pessoal fala de Celular PC, mas eu estou de boa com o meu Windows 10 Mobile. Na verdade, faz muito tempo que não uso programas de computador (nem mesmo no meu PC). Eu uso direto a interface moderna do Windows (modo Tablet) e só tenho usado os apps da loja. Até mesmo para editar fotos.

    1. O Windows 10 mobile tem a grande vantagem de ser um sistema extremamente leve e rápido em comparação com um PC. Não precisamos do Windows completo de PC no celular.

  2. Sites são acessados mais pelos smartphones do que por PCs. As pessoas querem produtividade na palma da mão, e com o Android e iOS conseguem exatamente isso.
    O Office está lá, adaptado para telas pequenas. Evernote, Skype, uTorrent, Spotify, etc…
    Os sistemas estão adaptados para lidar com aplicações para aquele tamanho de tela.

    Gerencio meus arquivos localmente no Android, e o que eu quero sincronizar, mando pro Onedrive e já era.

    Celular-PC é algo que já existe. É o que usamos todo o dia. Para ser um celular PC não precisa necessariamente rodar o mesmo sistema de um Desktop ou Notebook.
    Se for para ter que usar teclado, mouse, adaptador e monitor, é melhor andar loco com um bom ultrabook na mochila.

    O Windows em smartphones fracassou. E os sites fãs do Windows querem a todo custo empurrar goela abaixo que os smartphones estão mortos, apenas pq não cairam na realidade que o Windows 10 Mobile é um verdadeiro fracasso.
    Smartphones não estão mortos, não serão substituídos por um dispositivo móvel definitivo e mesmo se algo assim acontecesse, teriam necessidades que simplesmente um smartphone não daria conta.

    Parem de sonhar com celular-pc. Parem de sonhar que um Surface Phone vai matar os smartphones como eles existem atualmente.
    O que eu imagino, é a Microsoft apostando no Windows em telas menores, Tablets e híbridos pequenos com capacidade de conexão 4G.
    Mas empurrar um Windows 10 completo em um celular, esqueçam…
    Ainnnn, vai rodar Photoshop compReto. Ah claro, deve ser uma maravilha usar o Photoshop em uma tela de 6″…

    1. Disse tudo, as pessoas querem apenas um bom smartphone que que rode tudo o que elas usam, como redes sociais, email, câmera e talvez alguns programas como o office que já está muito bom para esses aparelhos.
      Esses aparelhos que vão rodar photoshop (se é que eles virão mesmo) e apps do tipo são para um público mais especifico, além disso só fazem sentido com continuum, que ainda não se mostrou um grande sucesso comercial.

    2. Porra, esse ultimo paragrafo aí do teu texto foi uma merda hein mano. NÃO IRÁ RODAR PHOTOSHOP EM UMA TELA DE 6 POLEGADAS. NÃO TEM COMO! Se quiser rodar o PhotoShop, coloca em uma Dock! Use o Continuum! Windows 10 Completo será apenas para telas maiores, para usar com o Continuum. Não acredito que ainda tem pessoas com esse pensamento.

        1. no caso, a ideia é que no futuro, as pessoas tenham docks, telas, teclados e celular-PC’s, e só quem é gamer ou servidores tenham um PC como a gente conhece. Aí, a pessoa leva o celular pros lugares e conecta nas docks onde elas estiverem.

        2. eu vejo como um modo de vc poder levar seu trabalho para qualquer lugar, imagina vc trabalhar numa agencia usando Photoshop, ai precisa ir para outro estado fazer um trabalho, não precisa nem carregar notebook nem depender de computador de outros, e não vai precisar configurar tudo outra vez, pois já vai estar tudo ali no seu celular.

        3. Eu não levaria meu computador para qualquer lugar por aí não, além de ter várias coisas pra poder funcionar “corretamente”, ocuparia muito espaço. Se realmente existir esse Celular-PC, vai ser muito bom, pois além de ter menos espaço ocupado quando for viajar pra outros lugares, só será necessário uma dock, teclado, mouse e uma tv.

          1. Muito mais prático mesmo. Ao invés de um notebook, terei apenas que levar meu celular, meu dock, meu teclado, meu mouse e minha TV.

          2. Você foi irônico né? Amigo, a tv que citei não é necessariamente levar uma contigo para qualquer lugar, até porquê não tem como. E eu respondi o cara utilizando em comparação um PC. Se quiser usar um notebook, use. Mas tv, é só utilizar uma por aí ou pedir para qualquer um.

        4. Isso de tornar o celular usável como um PC é pensado pra profissionais em trânsito, eles não precisariam carregar um notebook “grande pra raio”, só um dock, um mini-teclado, um mini-mouse e usar uma tela no lugar em que estivesse.

          (apesar que eu acharia legal também, tenho um Lumia com tela de 5,7″, se fosse possível usar a própria tela do celular como tela de PC)

      1. Primeiro que ninguém sabe como vai ser o WIndows 10 exatamente. Se vai ser via Continuum ou direto na tela. Vc está apenas especulando algo que sequer existe.
        Vou precisar de um Dock, de um teclado, de um mouse. Não é melhor carregar um ultrabook nesse caso?
        Novamente se realmente for isso, é uma solução para um problema que não existe.

          1. Sim, qual o espanto? Algumas funções do Photoshop precisam de aceleração dá placa de vídeo para rodar. Você não deve usar Photoshop

      1. Assim eu vi um “celular” e vi um “PC”.
        Agora mistura os dois e vê no que vai dar…
        Nenhum e nem outro. hehehe

        Mas, mesmo assim, estou ansioso no que poderá vir nesse sentido.
        Espero que eu não seja totalmente frustrado, pois meu celular é simples e mesmo assim faz o que eu espero dele.
        Meu PC é uma máquina bem foda e faz o que eu espero dele.

        Se juntar tudo e caber no meu bolso e não fizer nenhum e nem outro direito, vou ficar bem desanimado com toda essa história.

    3. No meu aparelho com Android atualmente, eu tenho aplicativos que antes só poderiam ser usados em PCs, por exemplo o Utorrent, emuladores de Ps1 e N64, PSP, os próprios programas da Microsoft como o pacote Office, navegadores como, Firefox, Opera, Safari, jogos cada vez com gráficos avançados, Games que antes só estavam disponível para Desktops, estão sendo portados para o Android, posso baixar um arquivo, enquanto assisto um vídeo no YouTube através de uma janelinha na tela inicial, ou seja, tudo que antes você só fazia nos Pcs, hoje, você consegue fazer tranquilamente nos aparelhos móveis com Android é lógico que ainda falta muitas coisas que só um PC consegue executar com perfeição, não vou exagerar também, mas atualmente quem tem um Android, já está praticamente com mini PC de bolso, infelizmente o Windows mobile e WP8.1, são sistemas muito limitados, hoje em dia, o Android já virou uma cultura nos smartphones, do mesmo jeito que o Windows já virou cultura nos PCs.

      1. Exato, a única vantagem em rodar W10 completo seria que a Microsoft não teria mais o “app gap” que tanto dizem e talvez a vantagem de ter os jogos da Steam (com certeza isso faria com que muitos trocassem para o W10, imagine poder jogar o que quiser tendo em mãos apenas o smartphone e um controle Bluetooth). Jogar CS:go onde quiser, jogar WoW ao invés desses MMOs fracos que não passam de cópia barata nos celulares… Enfim, não mataria a concorrência, mas viria com bons diferenciais

    4. Sério? parece até que sabe sobre todas as tendencias mundiais de tecnologia!!! Quase um DEUS da tecnologia!!! Parece até que tem uma empresa de bilhões de dolares investidos nessas tendências que só você sabe!!! Queria ser como você quando crescer!!! SQN!!!

    5. Hoje no presente é isso mesmo que voce disse. M$ se perdeu no tempo e nessa era de smartphone ela já era. Mas as coisas evoluem, so olhar de 2000 pra ca o tanto que a tecnologia evoluiu rápido. Celular PC será a próxima era para daqui 2 ou 3 anos no máximo e a M$ já esta investindo nisso desde que surgiu o W10 e por isso, acredito que ela sairá na frente nessa nova tendência. Essa é a questão discutida. Na era da tecnologia nada é para sempre, a empresa que inovar primeiro domina o mercado e assim por diante.

    6. Concordo que algumas pessoas queiram produtividade na palma da mão, mas acredite, essa produtividade ainda é limitada se comparada com o computador.

      No app do Facebook por exemplo, não dá pra direcionar de forma seletiva a privacidade da publicação a ser compartilhada. No site desktop, tem jeito, não sei como está no site mobile. O seu próprio exemplo do Photoshop no celular é uma prova disso. Nem tudo pode ser feito no mobile.

      MASSSSSSS… Se tivermos o celular, um tecladinho portátil, um mini-mouse, uma tela com suporte de conexão HDMI e o suporte necessário do sistema operacional, o celular fica sendo o PC de mesa pra tudo aquilo que o celular não pode fazer, certo? Continuum entrando em ação.

      1. Engraçado os caras argumentando: “Se for por isso, é melhor levar logo um ultrabook.”
        Acho que o mouse e o teclado que esses caras pensam deve ter uns 10 quilos, cada um.

    7. Como é de praxe na maioria dos haters, você simplesmente não tem visão de futuro. Dizer que um Smartphone da atualidade pode fazer o que um Desktop com Windows faz, é no mínimo inocência e no máximo ridículo. Por mais que algumas aplicações do Android e iOS sejam completas para um padrão Mobile, a maior não chega perto do que suas versões para PC podem fazer. Para um designer gráfico, por exemplo, acha que ele poderia depender somente do Android para fazer seus trabalhos? E um arquiteto, acha que ele gostaria de usar o auto-cad no Android ao invés de um Windows PC? Raciocine um pouco sobre o que um PC-phone pode ser à frente de um Smartphone da atualidade. Portabilidade de um celular, com a usabilidade de um Notebook ou Desktop, fora a gama de milhões de programas completos à disposição do Windows 10. Último ponto: Se o Continuum e unificação de sistemas não é importante, porque a Google está criando o Fuchsia/Andromeda para unificar seu Android ao Chrome OS, de forma desesperada, para criar um novo sistema que rode tanto em PCs quanto Mobile? Até a Google sabe a importância de um sistema unificado, mas vc cegamente não vê isso.

      1. Convergência dos sistemas é uma coisa. Achar que só porque o Windows 10 Mobile fracassou é totalmente outra.
        Esse desespero dos fãs do Windows 10 Mobile em querer “matar” os smartphones só pq ninguém liga pro sistema moribundo que eles usam chega a ser doentio.
        Aqui toda hora falam mal de Chromebook, mas no setor educacional já está aos pouquinhos tirando mercado do Windows. Nenhum fã de Android fica “matando” o Windows e endeusando o Chrome OS, justamente pq sabem das limitações do sistema.
        Fã de iOS não fica “matando” o Windows e achando que o iPad pode substituir plenamente um Mac ou Windows, e toda hora o cara que escreve aqui fala mal do iPad.
        Assim como o Windows em um celular não vai matar o iOS, Android ou os smartphones.
        Até agora não passa de um sonho e uma vontade.
        Continuum é lindo pra mostrar, mas comercialmente é um fracasso.

        1. Novamente use seu bom senso e analise a história da tecnologia e veja quantas reviravoltas aconteceram, a própria Microsoft está mostrando algumas. Quando o Windows 10 deixar de ser o que é hoje(apenas mais um sistema Mobile) e se tornar mais que isso, graças a unificação, qual será seu argumento sobre “fracasso”? E a Google foi esperta em atacar no único setor que achou brecha, no da educação, porém a empresa praticamente implora para usarem seus serviços menos famosos, oferecendo os mesmos a preço de banana ou até 0800, porém o Chrome OS é apenas um paliativo,, afinal, quem em sã consciência optaria pelo Chrome OS ao invés do Windows? Mas ele serve para o básico do básico, no mais, é sim um fracasso dentro do que ele se propunha inicialmente(pelo menos por enquanto, afinal, sem ideias absolutas, não é?). O último adendo é, não são os fãs do Windows que estão tentando matar os Smartphones, são os especialistas em tecnologia que afirmam que os Smartphones vão se tornar obsoletos com a vinda de “PC-phones”, o próprio Nadella falou sobre o novo grande avanço no Mobile que seria justamente esse. Houve Java, S30, S40, Symbian, Blackberry , e hoje há o Android e não vai parar por aí, todo sistema ou evolui ou é substituído, difícil de você conceber isso? A Microsoft está mexendo suas peças, para futuramente transformar o que hoje é o Windows 10 Mobile(pouco competitivo) em algo maior, e se vacilar, as outras ficam pra trás nesse próximo passo.

          1. Se, se, vai acontecer, breve, vai mudar…
            Engraçado que para alguns essa mudança só vai acontecer com o Windows e Microsoft. Apple e Google ficarão sentadas esperando a Microsoft virar o jogo?
            Pode até acontecer uma grande mudança no Mobile, mas pelo que vimos, a Microsoft já perdeu o bonde faz tempo…

            Vamos esperar realmente acontecer a mudança, ok?

          2. O incrível é que esse “fim do Smartphone” coincide com o fracasso do Windows 10 Mobile.
            Se o Windows 10 Mobile tivesse uns 10% de share e crescendo, DUVIDO que os fãs estariam matando os smartphones.
            Já a Microsoft, apenas diz que quer levar o Windows a mais dispositivos e quer mobilidade, não necessariamente um smartphone.

          3. Exato! E isso os fãs se recusam a entender!
            Movel não que dizer celulares ou smartphones. Notebooks, tablets, 2 em 1, servidores em nuvem… Tudo isso é movel, e é provavelmente a isso que a MS se refere o tempo todo, mas os fãs cegos, sempre tentam manter sua esperança (tosca, a proposito)!

          4. A Microsoft já está se mexendo faz algum tempo, o Windows 10 Mobile que temos hoje é justamente uma transição, uma peça do quebra cabeças, o Continuum, a unificação do sistema, uso da CShell, criação de uma versão mais leve do Windows 10 completo, criação dos apps UWP são outras. A Microsoft admitiu que perdeu o “boom” dos Smartphones, justamente por isso quer sair na frente na nova geração Mobile, os PC-phones, que já mostram os primeiros surgimentos(apesar da maneira tosca que são apresentados), mas a MS quer justamente tornar um PC-phone mais apresentável, numa espécie de Continuum ao contrário, uma roupagem Mobile para um Windows 10 completo. Por isso falei que a Microsoft está na frente, não quer dizer que a Google não possa acompanhar futuramente(já está planejando sua unificação tbm), mas vai passar perrengue no uso dos apps, tendo que depender dos devs para fazer versões “UWP” dos Apk. para telas maiores. Mas vamos aguardar antes de sonhar, não é?

        2. Vcs fas de android vivem num mundo exclusivo e na ignorância de não conhecer o outro mundo, se acham melhores. O android só é melhor em oferta de apps, no mais nada. O sistema tem muito pouca intuitividade e sincronização perante o windows. Quem critica, geralmente nunca usou um lumia 1020, 930, 1520 ou 950. A maioria critica com base em smarts de entrada, ou por que ouviram um amigo criticar. Os smarts lumias sempre estiveram anos à frente de qualquer android. O 1020 de 2013 tem 4G, Bluetooth 3.0, e NFC, e carregamento por indução QI,sendo que smarts android levaram anos para terem tais funções. Ja vinha com gorila glass 2 antes de sonharem em equiparem com um simples gorila. Tem uma camera ate hj insuperável. O lumia 950 foi criado em outubro de 2015 com desbloqueio pela iris, e me diga qual android tem? Somente surgira tal tecnologia no samsung s8. Então menos, em falar mal do sistema. Ele em si é o melhor e o único diferente em tudo. Faltou marketing e menos arrogância da MS. E nao deveria de ter distribuido seus apps, pois o Onedrive não estaria nas mãos de quem delegou o googledrive ou dropbox.

          1. Lumias 1020, 930 e 1520 eram aparelhos high-end, custando bem caro quando lançados.
            4G, bluetooth 3.0 e NFC tinha aos montes em 2013 e até em 2012 tinham aparelhos high-end Android com tais recursos. Acho melhor vc se informar.
            Ok, bacana, scanner de iris. Legal. Mas de que adianta ter APENAS isso? Estou de boa usando leitor de digital mesmo.
            A Microsoft realmente meio que matou o diferencial dos Lumias quando lançou os aplicativos para iOS e Android. Mas ela percebeu que se dependesse apenas do Windows Phone não iria lucrar tanto quanto se lançasse pra Android ou iOS.

          2. Quem é você para afirmar que o w10m é o melhor? O melhor para VOCÊ né, porque acho que se fosse o melhor para todos não teria esse Share vergonhoso.

          3. Falou muito, e bostejou ainda mais! Limpa o teclado ai fera!
            Chega a ser desproporcional, como pode! Nem os fãs de iOS falam tanta mer** de uma vez só!

          4. E vcs do tetris vivem do passado da Nokia por causa dos hardwares usados por ela sendo que as coisas evoluíram e tudo já superou essas tecnologias e até mesmo smartphones de entrada Android hj em dia ja tem esses recursos, Android não tem integração com pc ???? Kkkkkkkkkkk a própria Microsoft ja fez esse favor pra nós! Com o app da cortana temos toda integração que o Windows phone tem, resoondemos mensagem, email e uma pá de recursos pelo pc integrado ao Android, alias todos aplicativos da Microsoft estão com nos e além, temos até mais apps Microsoft que no próprio Windows, no Android nao precisamos fazer nada pra ter um app, todos chegam até nos por vontade própria , numa precisamos de abaixo assinado pra ter. App, mas o Android não é so apps , ele ganha de todos os sistemas em funcionalidades, compatibilidade, recursos, aplicativos , hardwares e dispositivos, todos se rendem a nós , até quem era contra hj estão no Android seja empresas , desenvolvedores e usuários!

      1. O que tem a ver o Android com a história?
        Android não compete com o Windows no Mobile.
        Usando o seu pensamento, no dia que a Windows Store for a Steam vc me avisa.

  3. Do que adianta ter um PC de bolso se a enorme maioria dos apps não é otimizada para rodar em telas de 5-6″ ?

    Ehauehaueh é muito desespero em defender algo que nem existe.

  4. A Samsung não tem preferência sobre o 835, se tivesse a Sony não teria anunciado o Xperia XZ Premium na MWC. Eu sei que começa as venda é outra coisa, mas no caso LG eles preferiram o 821 pra começar a vender mais cedo do que o S8 da Samsung

  5. O Unboxig do LG ali mostra a realidade que é hoje.
    Um computador fodástico ali logo atrás que não consegue ser o que o celular é. Algo prático, cabe no bolso, dá para carregar pra tudo que é canto e, que faz tudo o que o usuário espera dele em toda sua plenitude em termos de celular.

    Do outro lado, nesse caso a frente do computador, temos um celular que condiz com que eu disse antes, mas que não consegue fazer o que um computador foi proposto. São coisas bem específicas, mas são coisas.

    Eu confesso que estou ansioso pra ver, caso venha mesmo, um “Celular PC”, mas isso me preocupa, ainda, um pouco. Por mais que esse Celular PC faça coisas que só um PC faria direito, sempre um PC estará muito a frente fazendo 10 vezes melhor do que um Celular faria nessa tal coisa específica. Podem até dizer que muitos não precisam de tanto poder. Só estou comparando uma coisa com a outra tirando toda essa ideologia de que uns precisam e outros não.

    O que mais me deixa otimista é a Nuvem (Azure eu de amo).
    Onde a internet for rápida, estável e segura, é a Nuvem que vai dominar. Assim, qualquer celular “porqueira” vai rodar tudo numa boa. Só precisando que ele tenha o que for preciso para rodar coisas aceitavelmente pela grande rede mundial. Assim, pode até ligar em uma tela maior, por teclado, mouse que tudo vai ser processado na Nuvem e o dispositivo, mesmo que mais simples, vai funcionar como se fosse um PC de última geração. Ou bem perto disso.

    Só que essas coisas podem demorar muito para a grande maioria. Bem muito mesmo.

    1. O triste é ver que a Microsoft teve a brilhante ideia do Continuum, que pode ajudar a resolver essa questão, e o pessoal não enxerga isso.
      Se essa ideia é tão ruim, por que a Apple e a Samsung estão querendo copiá-la?

      1. A ideia está longe de ser ruim.
        O que pode não ser ainda é a época.
        A MS está certa em ir melhorando o continuum, pois o momento certo como ela mesmo diz está por chegar.
        Pode ser que a Apple e a Samsung estão já prevendo isso.

        Mas, a ideia em si já é bem antiga e naquele tempo que não era mesmo a hora. E nem digo do Atrix. Foi bem antes disso com a Palm se não me engando. E era o Windows CE se não me engando de novo.

        O problema até então é o timing como dizem.
        A hora do Continuum vai chegar.

  6. Não penso como um Celular PC, mas como um PC celular. É vc poder levar seu pc pra qualquer lugar, acessando ele pela tela do celular, ou chegando em algum lugar com monitor e vc liga nele e faz seu trabalho. Levando pra qualquer lugar, vc tem tudo em um dispositivo só. Isso é o futuro. Pcs comuns nao existirão mais, somente para trabalhos que exigem hardware muito superior, como trabalhar com gráficos, renderização pesada etc. Também nao existirão mais smartphones. Os PCs celulares irão dominar. Irão ter lugares tipo lan houses somente com os monitores, pra vc chegar la com seu PC celular e fazer algum trabalho mais complexo ou não. As pessoas não enxergam isso?

    1. Isso já é realidade através do Continuum, mas os haters do Windows 10 Mobile ainda insistem que isso não tem futuro, mesmo com a Apple e a Samsung já querendo copiar.
      Como sempre aconteceu antes: Só porque a ideia veio de uma marca e um sistema que não gostam, a ideia é péssima. Quero ver quando a Apple e a Samsung lançarem suas versões do Continuum se esses haters não vão dizer que é uma maravilha.

        1. Sair do Windows 10 Mobile e ir para o Android é uma diferença brutal.
          Aplicativos de qualidade, sem aplicativos fechando do nada, sem maiores bugs e uma loja completa.
          E quem fala que Android só trava, acho que usou uns 5 anos atrás.

  7. Cara, não adianta falar sobre aquilo que se especula que pode existir ou não, mas sim sobre o que já existe, o Continuum. Pra mim, isso que é interessante.
    Uma tecnologia que foi taxada de inútil, que não tinha nenhum futuro para os tech gurus (ainda dizem isso).
    Agora aparecem Apple, Samsung e outras querendo copiar tal tecnologia. Ué, mas não era inútil e sem futuro? Estou confuso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *