Assista: recurso “Near Share” do Windows 10 em vídeo, o Airdrop da Microsoft

near-share-compartilhar

Como vazado anteriormente, a Microsoft está adicionando um novo recurso que facilita o compartilhamento de arquivos entre os PCs com Windows 10. É semelhante ao AirDrop do MacOS da Apple, mas é baseado em Bluetooth, não WiFi, e exige que ambos os usuários estejam na conectados via Bluetooth (e, obviamente, possuam PCs compatíveis com Bluetooth).

O recurso é chamado de “Near Share” e está atualmente em versões do Insider, e chegará ao resto dos usuários do Windows 10 na próxima grande atualização agendada para o início do próximo ano.

 Jen Gentleman da Microsoft mostrou em vídeo como o recurso funciona, confira abaixo:

Se você tem mais de um PC no Windows 10 RS4 Build 17035 e acima, você pode tentar.

Para tanto, basta ativar o Near Share (compartilharmento próximo) no app Configurações.  Vai ser aberto aplicativo  do qual deseja compartilhar. A Microsoft destaca Edge, Fotos e Explorador de Arquivos como exemplos de aplicativos que você pode usar Near Share. Na página ou conteúdo do aplicativo que deseja compartilhar, procure o ícone de compartilhamento.

O recurso atualmente funciona de PC para PC, mas a Microsoft está considerando adicionar suporte para telefones em algum momento no futuro.

O que vocês acharam?

13 comments on “Assista: recurso “Near Share” do Windows 10 em vídeo, o Airdrop da Microsoft

  1. Outra coisa. Eu tenho um PC com Windows 10, e eu já compartilho arquivos entre o celular e o meu PC via bluetooth. Coisas pequenas, como uma foto, um áudio ou um documento pequeno, pois compartilhar arquivos grandes por bluetooth demora muito.

    1. Uma vez eu compartilhei um xcode zipado (mais de um 1GB) via AirDrop e foi muito rápido. Eu nem sei dizer quanto tempo realmente demorou, eu deixei fazendo, uns 5 minutos depois fui olhar e já tinha acabado.

      1. Por Wi-Fi a coisa é muito mais rápida mesmo. Tomara que esse novo recurso da M$ não fique limitado apenas a bluetooth senão não adianta muita coisa.

  2. “É semelhante ao AirDrop do MacOS da Apple, mas é baseado em Bluetooth, não WiFi”

    Wikipedia: Porém, o OS X Yosemite e superiores passaram a suportar o protocolo AirDrop do iOS (que usa ambos Wi-Fi e Bluetooth)

  3. Recurso para pessoa bucéfala. É incrível como a Apple e a Google deixam as pessoas cada vez mais tapadas.

    Facilitar a vida do não sabido não é a solução. Ajuda-ló a entender como tudo funciona sim. Veja o bolsa família não resolveu o problema da pobreza. Muito pelo contrário, os bolsistas não querem buscar conhecimento para poder exercer uma função no mercado de trabalho.

    Os usuários não entendidos de tecnologia só querem sair clicando e que tudo funcione. Não querem mais entender o que é um diretório, uma conexão de rede, um dispositivo de entrada ou de saída, e etc.
    Hoje a pessoa baixa um arquivo da internet e nem sabem onde foi para o arquivo.

    Sempre existiu outras formas de transferir um arquivo entre computadores ou dispositivos.
    A tecnologia não é ruim. E sim as formas como uma ideia transforma essa tecnologia.

    Quer um exemplo bom disso? Digamos que o usuário é leigo naquele ambiente de tecnologia. Primeiramente o usuário deveria ter um tur com demonstrações parecidas com aquelas que tem em jogos para conhecer os comandos.
    Dessa forma o usuário leigo se ambientaria com a tecnologia e saberia se situar.

      1. Não estou me referindo a ui de instalação/configuração. Isso é outra coisa bem diferente do Windows para os demais, mas que agora está ficando parecido com a loja.

        A questão é na usabilidade dos recursos. Já viu o tur do navegador Edge? Entenda aqui o que quero dizer. microsoftedgetips.microsoft.com/pt-br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *