Assista um jogo para iPhone ser portado para o Windows 10 Mobile em apenas 5 minutos

Nokia-Lumia-1020-iPhone-5s

Durante a BUILD 2015, testemunhamos diversas “pontes” ou projetos que portam apps de outros plataformas para o Windows 10, dentre eles estão: Projeto Astoria, IslandWood, Westminster e Centennial. Algumas ferramentas com as quais a Microsoft pretende facilitar a vida dos desenvolvedores, tornando mais fácil trazer aplicativos para o Windows 10.

Hoje vamos ver o Projeto IslandWood em ação, ou seja, ver um aplicativo para iPhone se transformar em outro aplicativo nativo para o Windows 10/Mobile. Será que isso é simples? Confira abaixo como o desenvolvedor Devid Burela conseguiu transformar um jogo para iOS em um jogo universal, e o mais incrível disso tudo é que só foram gastos cinco minutos.

[youtube]L7Y6YlWuHQ8[/youtube]

Se você acha que o jogo Canabalt não é um dos jogos mais complexos, saiba que este possui APIs muitos limitadas. Ainda assim, este vídeo não deixa de ser uma boa maneira de divulgar as possibilidades do Projeto IslandWood.

47 comments on “Assista um jogo para iPhone ser portado para o Windows 10 Mobile em apenas 5 minutos

    1. A desculpa é a mesma desde 2010: A plataforma não tem muitos usuários pra compensar os custos no desenvolvimento. Dai não é com o desenvolvedor.
      E mesmo portando o código, vai ser necessário um programador ou equipe pra cuidar do aplicativo para Windows.

        1. A Microsoft manteve por muito tempo os aplicativos exclusivos para o WP, mas como o sistema não cresceu, lançou para outras plataformas que dominam o mercado.

  1. A questão não é ser simples, a questão é que não interessa portar um jogo e depois ter que ficar dando suporte a cada atualização ou erro que ocorrer. Um marketshare de 2,4% formando na sua grande maioria por aparelhos de baixo custo não chama a atenção de ninguém. os desenvolvedores estão focados em fazer aplicativos pra iOS e Android e não querem ter que de desgastar em mais uma plataforma e é isso que os fanboys não entendem. Sim, para os usuários quanto mais opções melhor, mas para os desenvolvedores isso não interessa, quanto menos plataformas, mais fácil o desenvolvimento e o suporte. Mas enfim, continuem sonhando com a portabilidade e os aplicativos universais. Ah, pode até ser interessante levar para o pc, mas não esqueçam, não é simplesmente portar, tem que otimizar pra cada uma das plataformas e depois dar suporte e atualizações, etc, etc, etc.

    1. Mas vc esqueceu q o app virou universal, logo o desenvolvedor não deve pensar apenas na atual misera participação de 2.4% de mercado que tem o pobre WP8.1, pois os apps universais abragem muito mais do q apenas o mercado mobile.

      1. Não cara, isso foi o que tentaram colocar na sua cabeça. A verdade, inclusive já explicada em detalhes nesse mesmo site, é que os aplicativos podem dividir praticamente todos os códigos, a raiz vai ser a mesma, mas não é tão simples assim, depois de pronto, ele ainda tem que ser otimizado para cada uma das plataformas, caso o desenvolvedor queira lançar ele pra cada uma, mas ele não é obrigado a fazer isso. Se ele achar interessante liberar apenas para o Xbox, ele lança lá e assim com cada uma das plataformas. Ou seja, como já disse antes, o trabalho, mesmo que pequeno, vai ser quadruplicado caso ele queira chegas nas quatro plataformas, pc, tablets, smart e xbox. E agora imagina ele ainda tendo seus aplicativos no Android e no iOS?
        Lembre que cada plataforma tem suas peculiaridades, uso do mouse, uso da tela sensível ao toque, uso do controle do xbox, tamanho e formato de tela, hardwares diferentes e pra finalizar e tirar qualquer duvida, olhe o tamanho de um aplicativo que já é universal e veja a diferença que existe no tamanho pra cada plataforma diferente. Se fosse tudo igual, eles teriam o mesmo tamanho, mas não é assim, esse não é o contro de fadas que te contaram.

        Editado

        Não foi nesse site, foi no do Uanderson, mas enfim, está ai toda explicação

        http://www.meu-smartphone.com/por-que-alguns-apps-universais-estao-disponiveis-no-pc-mas-nao-no-smartphone-e-vice-versa/

        1. Ta certinho. Acho que a intenção da microsoft eh e empurrar seu sistema para fabricantes efabricar apenas algum aparelho top como o surfacephone

        1. Cara, pq vc apagou a minha explicação sobre os aplicativos universais? Eu usei alguma palavra de baixo calão, falei alguma coisa que ofendesse alguém, bem, vou escrever de novo.

          1. Poucos entendem isso. Na verdade, as pessoas que querem o fim do sistema ainda pensam dessa forma.// assim como tem pessoas que não querem ver opinião contrarias,

            Hades, porem acho que pra jogo a portação fica bem mais fácil que portar aplicativos e modificar codigos etals…

      2. Não cara, não é assim, escrevi uma resposta, mas ela foi apagada, vou escrever de novo

        O que significa ser um app universal do Windows 10?

        Bom! Agora que estamos, evidenciando uma tempestade de novos e atualizados aplicativos para o Windows 10, certamente muitos usuários ficam mal-entendidos sobre a questão “Plataforma Universal do Windows” (UWP).

        Um equívoco comum sobre os chamados aplicativos universais gira em torno dos usuários por isso que vemos alguns aplicativos disponível para smartphone, mas não para PC. Exemplo: o novo aplicativo do Twitter está disponível apenas para Windows 10 em PCs. Isso parece confuso e é por isso que nós vamos tentar explicar da melhor forma possível.

        O que é UWP?

        A Plataforma Universal Windows (UWP) é uma combinação do Windows 10 e Windows 10 OS SDK. Em um nível há um kernel baseado em APIs que abrangem tudo, incluindo PCs, tablets, telefones, Xbox One, Internet of Things (IoT), e HoloLens com o código compartilhado.

        No entanto, existem algumas advertências que incluem:

        Os desenvolvedores podem escolher onde quer lançar um aplicativo. Só porque ele é UWP não significa que os devs são forçados a liberar seu aplicativo no telefone ou Xbox.

        Os desenvolvedores estão muito encorajados a modificar o código para garantir uma experiência mais personalizada em cada plataforma.

        O fato da questão é que enquanto o PC e o telefone podem compartilhar o mesmo sistema operacional, os monitores e hardware são muito diferentes.

        A maioria dos PCs do mundo hoje não são sensíveis ao toque. Se você executa um aplicativo de telefone no PC e que ele dependia fortemente de elementos sensíveis ao toque para funcionar, usar um mouse e teclado pode não ser ideal. Coisas como barras de título de repente é ideal para o PC, mas não para o telefone.

        O Xbox por sua vez, não tem nem mouse nem teclado, ele requer uma maneira totalmente diferente de pensar sobre a interação com o usuário. Aplicativos do Xbox são muito mais simples (praticamente é para apontar e clicar) em vez de ter um formato de um AppBar.

        Em relação a hardware, os telefones têm um botão de voltar, já os PCs não. Os desenvolvedores precisam definir e refinar como ocorre essa interação. Dispositivos com Windows Phone têm limitação de memória e no Windows 10 apenas sete aplicativos podem ser executados em segundo plano. Às vezes, esses aplicativos são encerrados com base em restrições de memória, então você tem que lidar com esse comportamento também.[

        Alguns desenvolvedores realmente podem não querer seu aplicativo no PC e telefone – apenas um ou em outro. Pegue este exemplo: aplicativos que são voltados aos smartphones: Snapchat, Untappd, Instagram, aplicativos de câmera e até mesmo aplicativos de bancos. A velha maneira de pensar que as pessoas não vão usar esses aplicativos em um PC. Para muitos, não está claro o que vantagem seria a de usar um aplicativo nesses ambientes. Alternativamente, você poderia lançar um jogo de alto desempenho para o Windows 10 que não iria ser redimensionado corretamente em um smartphone (ou é executado com limitações de hardware).

        Por todas estas razões, a Microsoft não força um desenvolvedor a disponibilizar os aplicativos em todas as suas plataformas.

        Ainda é da vontade do desenvolvedor onde e quando ele quer liberar. Os desenvolvedores podem facilmente deixar seu aplicativo todo o seu tempo na versão para PC, liberá-lo, obter feedback e quando sentir-se pronto atualizá-lo com uma experiência para smartphones.

        É por essas e outras que às vezes vemos diferentes números de versão na loja para o “mesmo” app. Enquanto isso, seria ótimo se a programação fosse literalmente “um botão” enviar para todos os lugares, pelo menos, hoje isso ainda não é possível. No entanto, à medida que caminhamos para um mundo móvel, as discrepâncias de hardware entre o telefone e o PC vai desaparecer.

        Basta lembrar, um app universal não significa que o aplicativo está automaticamente em todos os lugares. Cabe ao desenvolvedor fazer com que isso aconteça. Dê seu feedback, diga-lhes o que você quer e vamos assistir UWP crescer nas próximas semanas, meses e anos no Windows 10.

        1. De qualquer forma o processo todo é bem simples, até um leigo assistindo um vídeo no youtube de como portar um app conseguiria fazer, o problema realmente é fazer essas adaptações que são meros detalhes, no entanto,.se o jogo for portado de um iphone essa questão de adaptação vira um problema maior para o desktop e às mudanças de uma tela com mais ou menos polegadas .e resoluções diversas, do que para mobile e dispositivos sensíveis ao toque.

  2. Alguém me explica uma coisa que não entendi (E não procurei saber), se no Astoria eles usavam um subsistema do Android para rodar os apps, nestes eles apenas convertem pr linguagem do Windows?

  3. Não importa a facilidade, o problema é que o sistema tem baixa participação e vem caindo mais e mais.
    É fácil portar, mas ainda vai exigir programação e recursos financeiros dos desenvolvedores.
    E aplicativos que usam recursos exclusivos do Google ou da Apple?
    Existem diversas coisas envolvidas ai… Não é só copiar e colar o código.
    Os desenvolvedores vão ter que investir.
    E um update menor, será que vão ter o mesmo trabalho pra portar o app?
    Está mais fácil, agora é com a Microsoft para convencer os devs e fazer com que o Windows Phone / Mobile venda.

      1. Pegue a proporção de pessoas que usam aplicativos nos smarthphones (99.99%) e a proporção que usa aplicativos nos pcs (1% e a maioria abaixa jogos e nas empresas nem isso, já que não se pode usar redes sociais, mensageiros que não sejam o skype e pronto, essa é a proporção, já que em empresas se usam ferramentas de produtividade, pacotes como o Office, sistemas de controle que passam longe de ser aplicativos, essa é a formula) e pronto, seu argumento está morto. Aqui em casa mesmo, são quatro notebooks e nem eu que tenho conhecimento grande em informática praticamente não uso aplicativos, os que vem no sistema, só deixo o de Clima funcionando em segundo plano, porque os outros são inuteis pra mim, a não ser calculadora e essas coisas básicas. Já instalei o Windows 10 em computadores de empresas, que o chefe mandava desabilitar a loja. Não gente, o povo não usa aplicativos em pcs da mesma maneira que usa em smartphones. Parem de sonhar, uma coisa é o que vocês desejam, outra é a realidade.

        1. Exato.
          O uso que se faz no Mobile é totalmente diferente do uso que se faz no Desktop.
          A Microsoft com o Continuum fez um baita serviço bacana. É MUITO legal a ideia, mas é uma solução para um problema que não temos. Acho que um usuário satisfeito com iOS ou Android não iria pular pro Windows Phone somente pq o celular dele roda aplicativos com cara de desktop. O pior fica com usuários do iOS que são os mais fiéis a plataforma.
          O uso de um app em um Desktop é algo que as pessoas podem até usar, mas vão preferir uma versão mais robusta de Desktop mesmo. Uso o Windows 10 no meu MacBook as vezes, e os aplicativos da loja do Windows nem de longe são melhores que as versões Desktop de seus clientes. Dá pra usar, mas não é a mesma coisa.
          A Microsoft tem uma proposta legal, bem bacana que pode ser melhor aproveitada. Mas não acho que vai virar o jogo.
          Até mesmo o Chrome e o Firefox não tem versões na loja do Windows justamente pq todos preferem o app desktop.

        2. o mundo corporativo fuciona assim vc da uma proposta no mercado que talvez vire tendencia , entao se as empresas pensasse que nem vc nunca iria ter inovaçao e nunca sairiam do lugar

    1. Veja o Windows como um sistema só, análise os diapositivos com Windows e não apenas um setor. Se todos pesarem assim fica difícil de apps mesmo.

  4. Agora o Windows Mobile deslancha, vou baixar esse jogo agora mesmo no meu lumia… Ah, esqueci que não tem mais lumia no mercado! ?????

      1. Continuando a Saga Nutela… Era uma vez um indianozinho que queria ficar jogando no celular do pai: NÃO PODE!!! O menino se cala, ressentido faz uma promessa: Um dia vou trabalhar na Microsoft e nunca mais, nenhum indiano ficará sem jogar Angry Birds… continua no próximo episódio…

  5. MAIS UM AVISO.

    ALÉM DE NÃO TER PODIDO UTILIZAR O WINDOWS 10 MOBILE, PELO SIMPLES FATO DE QUE O TERCEIRO CAMPO DE DADOS DA AGENDA NÃO GUARDAR OS DADOS CORRETAMENTE, ESTOU DESDE AS 4:30 DA TARDE TENTANDO RECUPERAR OS DADOS DO BACKUP.

    EFETUEI UMA PRIMEIRA VEZ PELO WINDOWS RECOVERY….. NADA
    SOFT, HARD RESET NADA
    EFETUEI UMA NOVA RECUPERAÇÃO,,,, TAMBÉM NADA

    PENSEI,,,
    BOM ELE É NOKIA
    VOU TENTAR PELO NOKIA RECOVERY…. NADA
    DOIS SOFTS E TREZ HARD RESET E …… NADA

    AGORA 03:50 DA MADRUGADA INICIANDO A TERCEIRA RECUPERAÇÃO PELO WINDOWS RECOVERY

    DEPOIS EU QUE SOU CHATO ???

    ESTÁ CERTO ,,,
    ELES AVISARAM, NÃO UTILIZE EM SEU TELEFONE DE USO DIÁRIO …
    MAS CARAMBA… PELO MENOS O RECOVERY ELES DEVEM TER TIDO TEMPO DE TESTA-LO

    NÉ ???

    MAS PELO QUE PARECE, NÃO
    OU SEJA

    ESTÃO CAGANDO E ANDANDO PARA O CLIENTE.

    1. O meu computador não reconhece mais o meu Lumia 730 e não consigo mais voltar pro 8.1, e o meu problema é com a bateria, tenho que recarregar duas vezes ao dia e morro de medo de ficar sem bateria na rua, já comprei um carregador veicular, mas ele passa o dia todo no carregador por medo de ficar mudo no meio da rua. E já tentei em outros computadores e ele não reconhece também, pago caro por tentar ajudar a Microsoft dando feedback, mesmo sabendo que eles nem leem a maioria daquelas reclamações lá.

      1. Tire a bateria por alguns minutos e inicie o smartphone novamente. . Se não funcionar, hard-reset, mas sem o micro sd e sim card. O cabo de dados pode estar partido também.

    2. eu realmente não estou entendendo, está falando da agenda e do app de agenda? Com 3g, meu lumia, computador pessoal, servidor familiar, empresa e tablet tem a mesma agenda ligada ao bing. Não preciso fazer backup, só entrar na minha conta do onedrive.

  6. Do que adianta apps universais se a Microsoft não se mexe com relação ao W10M? É como vc dar as melhores ferramentas para um mecânico consertar um carro, e não ter o carro pra ele consertar. E esse papo de veja o W10 como uma coisa só, pelo que vejo de noticias não tem colado com 80% dos devs.

    1. “…não se mexe com relação ao W10M”.
      Prezado, desenvolvo software de gestão para diversas empresas, e acredite, até que uma versão estabilizada seja liberada, ela passa por diversos testes e esse desenvolvimento pode durar muitos meses….e isso apenas para um software de gestão, que em termos de grandeza não é 0,5% de um sistema operacional. Agora se eu desenvolvesse um sistema, e já de cara liberasse ele, sem passar por todos os testes e correções.

      1. Não desenvolvo nada e não tenho a mínima vontade de aprender, mas falo como um usuário “comum”, que por sinal é a grande maioria, que já está cansado dessas defesas de usuários com a Microsoft. Se fosse uma empresa de médio ou até mesmo grande porte eu entenderia a sua visão, porém estamos falando da gigante Microsoft, ela pode contratar gente o suficiente para terminar esse W10M mais rápido que um “simples” software de gestão. Se fosse outra empresa eu entenderia, agora a Microsoft não.

        1. Concordo com vc, também acho que já demorou muito para ter uma versão final. E confesso, já cogitei mudar para IOS, porém estou na plataforma desde o windows mobile 5, já faz pelo menos 10 anos. Passei por WM6, WM6.1, WP7, WP8 e agora estou a aguardar W10M.

  7. Ainda tem gente que responde esse Cauby, kkkkkkkk
    Faz anos que ele tá aqui reclamando e não tem coragem de mudar de SO. kkkkkkkkkkkkkk´

    É muito amor pelo Windows phone, kkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *