Por ocasião do seu 20º aniversário, a Obsidian lançou um longo documentário em vídeo dividido em 5 partes, das quais também aprendemos que Avowed deveria ter sido um jogo fortemente baseado em multiplayer cooperativo, antes da aquisição pela Microsoft mudou as cartas na mesa por trazendo o projeto de volta ao clássico estilo single player.
No interessante documentário, que recomendamos assistir na íntegra, são abordados diferentes aspectos da história da Obsidian e também dos acontecimentos mais recentes, como o desenvolvimento da Avowed. Este último parece ter grande importância para a equipe, que o vê como uma espécie de resumo da produção do estúdio vista até agora.
Talvez com a ideia de ampliar o público potencial e tornar o projeto mais atrativo, este foi iniciado como um jogo com elementos multiplayer cooperativo. Na época, a Obsidian ainda era independente e lutava para manter suas contas em ordem, depois de ter projetos de nicho que não haviam levado a resultados comerciais muito altos.
Havia, portanto, a necessidade de tornar o Avowed atraente para o maior número possível de usuários para reduzir os riscos, mas tudo isso ficou em segundo plano após a aquisição pela Microsoft. Avowed foi um dos primeiros projetos exibidos na casa de Redmond, que evidentemente ficou favoravelmente impressionado com o que estava em desenvolvimento.
Obsidian talks about Avowed:
• Avowed had a co-op focus early in development, now changed to a traditional Obsidian singleplayer RPG
• Avowed is Obsidian's version of what a fantasy first-person RPG is
• Finding the right balance between taking things from Pillars of Eternity… pic.twitter.com/SAbWQiUOVe— Klobrille (@klobrille) August 8, 2023
Graças também ao apoio da Microsoft, a Obsidian decidiu, portanto, redefinir a estrutura do Avowed nas faixas mais clássicas das produções da equipe, ou melhor, fazê-lo voltar a ser um RPG para um jogador .
Esta é a visão da Obsidian de RPG de fantasia em primeira pessoa, que tenta encontrar um equilíbrio entre o que foi alcançado com Pillars of Eternity e outros impulsos inovadores, que ainda poderiam ser mais facilmente apropriados por um público mais amplo.
No entanto, em seu interior encontramos profundos sistemas de gerenciamento de RPG, uma grande quantidade de conteúdo narrativo focado em personagens, companhias e facções e em geral as características que já são clássicas das produções da equipe.
Recentemente, o Avowed foi visto em um vídeo de jogo durante o Xbox Games Showcase em junho passado, mas também descobrimos que o jogo ainda não está em estágio alfa , então ainda tem um longo caminho a percorrer.