Recentemente, vimos uma discussão considerável sobre se Avowed poderia apontar para 30 fps em consoles, embora a questão ainda não tenha sido definida, então uma declaração recente do diretor de arte da Obsidian que trabalha no jogo, Matt Hansen, pode alimentar ainda mais o debate: o desenvolvedor de fato relatou que o jogo muitas vezes parece rodar melhor no Xbox Series X do que no PC, em testes internos.
Talvez haja alguns esclarecimentos a serem feitos: é provável que Hansen esteja se referindo ao desempenho médio em diferentes tipos de configurações de PC, considerando que os testes internos são realizados levando em consideração diferentes características de hardware, portanto, provavelmente não é uma comparação direta entre o console e um PC de última geração.
“Estamos desenvolvendo para Xbox e PC em conjunto o tempo todo, mas, honestamente, uma das coisas que mais me surpreendeu nos estágios iniciais de desenvolvimento é a frequência com que o Xbox Series X tem um desempenho melhor do que o PC”, relatou Hansen.
“O console funciona muito, muito bem com Avowed. Não precisávamos de muitas diretivas específicas do Xbox, enquanto ainda estamos definindo os recursos da versão do Xbox Series S, porque ela não possui alguns elementos mais avançados no back-end, mas temos uma equipe de engenharia incrivelmente qualificada”, explicou o desenvolvedor da Obsidian.
“No momento, estamos muito focados em refinar o conteúdo que temos e, ao mesmo tempo, no desempenho, porque eles sempre vêm no final… Então, muitas dessas coisas são difíceis de definir agora”, relatou Hansen, na verdade reiterando o que foi dito anteriormente pelos outros desenvolvedores também.
O diretor de arte também confirmou o uso de ray tracing de alguma forma para Avowed nos consoles Xbox: “Estamos analisando quais componentes de ray tracing queremos usar no Xbox, mas definitivamente haverá elementos. O uso de ray tracing é uma daquelas coisas em que existem 12 componentes diferentes que você pode escolher usar ou não.”