Ontem, 18 de janeiro de 2024, finalmente tivemos a chance de ver Avowed, o RPG de ação em primeira pessoa da Obsidian, em ação. O título apresentou vários componentes do jogo, desde o gerenciamento de missões até o sistema de combate, que inclui armas de gume, armas de fogo de gume antigo e magia. É uma mistura boa, bastante violenta, e por isso ficamos surpresos ao ver que o trailer oficial é classificado pelo ESRB (órgão de classificação norte-americano) como E10+.
Como você pode ver abaixo, o trailer abre com a indicação E10+, que é um jogo adequado para mais ou menos todos, exceto os mais novos. Segundo a indicação, encontramos “Linguagem ligeiramente obscena”, “Referências ao Álcool e Tabaco” e “Violência ligeira”.
É sobretudo a “ violência leve ” que surpreende, porque o que vimos deveria pelo menos ser classificado como “violência de fantasia”. Vemos também algum sangue e a presença de armas de fogo, embora não modernas, devem elevar o padrão para a classificação de Avowed.
Contudo, como Klobrille nota, o jogo foi classificado pelo PEGI para maiores de 18 anos por ter violência estrema, uso de drogas, abuso de álcool e tabaco e palavras pesadas. Então certamente foi um erro já que é um game 18+.
Avowed has received a (tentative) PEGI 18 age rating (Extreme Violence, Drugs, Use of Alcohol/Tobacco, Strong Language). pic.twitter.com/3GVnWCnusp
— Klobrille (@klobrille) January 19, 2024
Então, por que a lista do ESRB seria declarada como E10+? A resposta mais credível é que se trata de um erro , ou que – dado que as classificações são normalmente auto-relatadas pelos autores – a Obsidian e a Microsoft propuseram esta classificação deliberadamente para fazer com que o jogo parecesse adequado a todos nesta primeira apresentação, antes de corrigir tudo na hora do lançamento.
Não podemos saber, mas, para lhe dar um ponto de comparação, saiba que os jogos que ganham E10+ são do gênero Princess Peach ShowTime! e Cuphead.