Avowed – o novo RPG da Obsidian – se passa em Eora, no universo narrativo de Pillars of Eternity. É um mundo diversificado, com raças diferentes, mas Avowed permite escolher apenas humanos ou elfos na hora de personalizar um personagem, ao contrário do que aconteceu em Pillars of Eternity. Por que?
Carrie Patel, diretora de jogo de Avowed, esclareceu que há dois motivos para isso: é uma escolha pela história e uma decisão de desenvolvimento.
Quanto à história, explica Patel em entrevista ao IGN USA, é porque o jogador de Avowed é um representante do Império de Aedyr, composto predominantemente por humanos e elfos. Aqueles familiarizados com a tradição dos Pillars of Eternity reconhecerão que se trata de um elemento canônico que moldou grande parte da cultura daquela região.
Não poderíamos ter criado um enredo que permitisse escolher qualquer raça? Patel explica que também existe um problema prático:
“Queremos ter certeza de que a experiência que oferecemos seja tranquila, natural e bem ritmada para o jogador”, diz ele. “E um dos aspectos das espécies do Pilar que acho muito mais fácil de levar em conta em um jogo isométrico é justamente a variação de tamanho. Tem os aumaua, os humanos e os elfos que são mais ou menos da mesma escala, e depois tem os orlans e os anões que são um pouco menores. E para cada um deles, principalmente em primeira pessoa, você ajusta a altura da cápsula do personagem e a posição de suas armas em relação aos inimigos, a forma como os tiros impactam os inimigos e como os tiros atingem eles. Obviamente não é impossível resolver esses problemas, mas é sempre uma questão de fazer escolhas e escolher prioridades e desenvolvimento.”
Em outras palavras, criar personagens completamente diferentes em um jogo de ação em primeira pessoa é muito mais complexo do que em um jogo isométrico. Todos os elementos, como ambientes e inimigos, são calculados com base no tamanho do personagem e tentar criar um jogo adequado para um anão ou um elfo é muito mais complexo do que você imagina.
Então por questões técnicas e de enrrego com a história optaram selecionar duas raças para que a história faça mais sentido para o jogador.
Obsidian também revelou se Avowed será mais parecido com Skyrim ou Fallout New Vegas.