Avowed recebe gameplay de uma hora e detalhamos tudo para vocês

A Obsidian Entertainment é considerada por muitos um estúdio de primeira linha que oferece ótimos jogos de RPG e estilo aventura. Seu catálogo é realmente muito impressionante, variando de Fallout: New Vegas e The Outer Worlds, a Alpha Protocol e Pentiment. Seu próximo projeto, Avowed, é um RPG em primeira pessoa ambientado no mundo de fantasia de Eora, e tivemos a chance de ver uma demonstração ao vivo do jogo gravada  Gamescom 2024 que conta com cerca de uma hora.

Nossa demonstração foi apresentada pela designer narrativa do jogo Kate Dollarhyde, e quem conduziu a demonstração foi um membro experiente da equipe de controle de qualidade. A demonstração foi focada em uma das primeiras masmorras do jogo, e a história conta que o personagem do jogador se aventurou aqui em busca de um grupo desaparecido de exploradores. Esta expedição estava procurando por uma relíquia sagrada, mas não retornou. Ao entrar na masmorra, rapidamente encontramos um Oráculo. Este personagem de pele dourada diz que é um seguidor devoto de um deus antigo, que também busca a relíquia.

No entanto, o caminho para ela foi bloqueado, e ele não viu a expedição passar. Usando opções típicas de diálogo abundantes, podemos aprender mais sobre o deus antigo e as tradições e motivações do Oráculo. Avowed incluirá um sistema de dicas de ferramentas útil no diálogo que destaca palavras-chave como nomes e locais, e por meio do registro de bate-papo histórico, é possível revisar alguns antecedentes básicos sobre essas palavras-chave. A conversa em si teve um fluxo familiar de RPG, com respostas de ida e volta; a câmera ficou estática, mas mudou de ângulo algumas vezes para dar um pouco de dinamismo.

Confira o gameplay de uma hora abaixo, mas ele foi divido em três e é jogado a mesma masmorra só que com classes diferentes: Ranger, Mago e Barbáro:

Tendo concordado em ajudar a recuperar a relíquia, prosseguimos mais profundamente nas ruínas, que eram típicas de fantasia, com vegetação exuberante e formações rochosas parcialmente desmoronadas, caminhos bloqueados e alguns corpos d’água. O estilo de arte de Avowed também se inclina para o ligeiramente infundido com magia. Quebramos algumas tábuas de madeira para abrir novos caminhos, fizemos algumas escaladas básicas em primeira pessoa por vinhas e encontramos baús opcionais que continham novos equipamentos, como um acessório que fornecia buffs passivos quando equipado. Demos uma olhada rápida nas telas de inventário para gerenciar equipamentos e na tela de atributos onde os pontos podiam ser atribuídos às categorias esperadas, como força, destreza, percepção e assim por diante. Havia também o sistema de habilidade, onde os pontos podiam ser gastos para aumentar a eficácia de nossas habilidades especiais de ataque.

Prosseguindo pela masmorra, no vídeo vimos o personagem nadar um pouco e navegar pelo ambiente para encontrar um caminho para uma biblioteca antiga, onde o indicador de missão estava nos guiando. Após uma breve distração para resolver um quebra-cabeça para restaurar o poder, entramos na biblioteca onde algumas aranhas inimigas surgiram, junto com um chefe, então o jogador teve que fazer um combate focado. Como um conjurador nesta demo, usar várias magias de longo alcance era a maneira de lidar com as coisas, enquanto o companheiro de IA Kai estava enfrentando agressividade direta. O chefe tinha uma grande barra de energia, bem como um medidor de atordoamento, esgotar isso permitia algum dano extra enquanto ele estava se recuperando. Um conjurador inimigo logo apareceu, então ele teve que ser priorizado primeiro, pois estava lançando magias de proteção em outros inimigos.

Após essa batalha, o jogador se aventurou mais para dentro, novamente fazendo alguma travessia e seguindo um caminho lateral rápido para abrir portas que estão bloqueadas por sigilos. Dessa vez, o jogador se deparou com alguns inimigos esqueletos, que também precisavam de alguma conjuração de precisão para eliminar. Com a sala limpa e a relíquia em mãos, o jogador tinha uma escolha sobre como prosseguir – apenas pegar a relíquia e retornar à cidade, onde alguém poderia saber melhor o que fazer com ela; retornar ao Oráculo; ou continuar um pouco mais. O jogador decidiu continuar explorando e não demorou muito para encontrarmos uma oficina e os membros mortos da expedição dentro dela. Conversamos com o companheiro Kai para saber sua opinião sobre a situação e concordamos que deveríamos confrontar o Oráculo sobre o que aconteceu.

Retornamos ao início da masmorra e falamos com ele. Ele confessou que os membros da expedição podem estar mortos, mas suas almas aparentemente foram transferidas para a estátua do deus que reside nesta caverna. Infelizmente, isso não pareceu ser o suficiente para ativar a estátua, então talvez o artefato fosse a peça que faltava. O Oráculo nos pediu para entregar o hardware, e o jogador escolheu fazer isso. Mas mesmo com o artefato, a estátua não conseguiu ser ativada – então o próximo plano selvagem do Oráculo foi sacrificar outra alma diretamente. As opções de resposta incluíam uma luta, aceitação ou convencê-lo a se sacrificar. Com base em nossa audiência de demonstração, foi escolhido que o jogador aceitaria se tornar o sacrifício deste ritual. Kai tentou algumas vezes para garantir que nossa mente estivesse clara e decidida, e nós persistimos. Sem surpresa, isso resultou na morte do personagem e em uma tela de fim de jogo.

É claro que a Obsidian está trabalhando em território familiar aqui, já que Avowed se parece com qualquer outro RPG moderno sólido, com seu cenário de fantasia sendo bem imaginado, embora um pouco genérico. O combate cumpre o que promete por talvez fosse esperado para o gênero. As escolhas narrativas provavelmente desempenharão um papel fundamental e, na demo, pareciam ser bastante variadas. Jogadores que procuram sua próxima dose de RPG devem definitivamente manter Avowed em mente.

Avowed é esperado para 2025 para PC e Xbox Series X|S. Será lançado diretamente no Xbox Game Pass.

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