Um dos grandes títulos do Xbox em 2024 é Avowed, o próximo jogo da Obsidian. Aos poucos vamos descobrindo novos detalhes sobre o RPG de ação, mas obviamente os jogadores gostariam de saber ainda mais para poder imaginar em detalhes que tipo de experiência podem esperar. Se ajudar, Obsidian diz que quer tornar o Avowed mais parecido com Fallout New Vegas do que com Skyrim.
O que isso significa? Avowed focará mais em oferecer ao usuário um caminho principal, dando-lhe ritmo e uma estrutura mais clara, sem limitar conteúdos secundários e liberdade de ação. Porém, evita que o jogador se perca em um mapa enorme onde muitas vezes falta um propósito maior.
“Pelo menos para mim, os jogos que mais impressionam em termos de experiências de RPG realmente boas não são tão abertos a ponto de você se sentir à deriva como jogador”, explica Carrie Patel, diretora de jogos da Avowed. “Você não deveria se pegar dizendo ‘esta é uma sandbox maravilhosa, mas estou apenas construindo minhas sandbox aqui sem um maior senso de propósito ou identidade’. Acho que Avowed se encaixa perfeitamente na ‘personalidade’ de Obsidian.”
“Temos um caminho principal estruturado e queremos que quaisquer restrições impostas ao jogador sejam acompanhadas por um bom senso de ritmo. Há um empurrão e um puxão onde, mesmo que tenhamos definido esse caminho na frente do jogador, fornecem dicas e ideias suficientes ao longo do caminho para que ele também se sinta o autor de sua própria história.”
“Em 2024, é difícil escapar de algumas comparações com Skyrim se você estiver fazendo um RPG de ação e fantasia em primeira pessoa”, disse Patel à PCGamesN. “Mas acho que o modelo que analisamos internamente é construir Avowed como nossa interpretação fantasiosa de The Outer Worlds, não com o mesmo tom, mas com uma estrutura de mundo semelhante e em termos de escopo.”
“Para nós trata-se de ter uma experiência mais focada, algo que parece um pouco mais polido. Podemos colocar uma ideia mais específica. Nosso mundo inclui áreas que certamente não são pequenas, mas certamente mais limitadas do que um enorme mapa que pode ser feito a partir de começar a terminar em algumas horas. Isso nos permite estar um pouco mais estruturados.”
“Acho que há um certo apetite por jogos de RPG de mapas grandes e abertos”, continua Patel, “mas também por produtos mais sofisticados que ainda mantêm esses elementos de escolha, construção de personagem e progressão para misturar esses elementos.”
“É um cruzamento entre sandbox e algo mais polido, e acho que fizemos um bom trabalho para encontrar esse equilíbrio”, explica o diretor de jogo Gabe Paramo. “Por exemplo, em Avowed existem criaturas que você pode encontrar e com as quais talvez não esteja pronto para lidar, mas talvez você tenha encontrado uma habilidade que o ajuda a manipular aquela criatura e então você consegue um item. Você encontrou algo, obrigado à exploração, que você pode usar em outros tipos de encontros. Acho que New Vegas também está cheio daqueles momentos em que não queremos segurar o jogador em nossas mãos, mas ainda assim, se os usuários tiverem as habilidades, eles ainda podem derrotar esses momentos”.
“Acho que New Vegas faz um trabalho maravilhoso ao construir a experiência do jogador não apenas através do caminho principal, mas também através das missões secundárias e segredos que podem ser descobertos no mundo”, continua Patel. “Há um grande equilíbrio entre consistência e variedade. Você quer que os usuários experimentem novidades e surpresas, mas também quer ter certeza de que todos esses microelementos que você está reunindo levam o jogador à mesma experiência coesa.”
“Uma coisa interessante de ver, e como jogador que eu realmente gosto, é que essas linhas de gênero estão cada vez mais confusas. Você chega às Living Lands e Avowed com um papel muito específico do Império, mas depende de você como você o seguirá. Exatamente”.