Após o Xbox Games Showcase, demos uma olhada mais aprofundada em Avowed, o próximo RPG de fantasia da Obsidian Entertainment. O trailer focou na história e em como você pode moldá-la, colocando você como um enviado do Império enviado a uma terra remota e “indomável” para investigar o surto de alguma doença mágica – uma corrupção espiritual chamada Dreamscourge.
Embora Avowed se passe no universo Pillars of Eternity, há uma sensação de que Obsidian está se partindo de uma grande evolução desses jogos anteriores, escoltando-os para uma nova massa focada na influência de suas grandes decisões.
Como The Outer Worlds, ainda será mais profundo do que os simples menus radiais baseados no humor de alguns RPGs modernos, e por causa da nova perspectiva e foco no imediatismo, nem todas as suas escolhas serão ditadas apenas por palavras.
“Temos opções onde você pode escolher começar a luta”, explica o diretor de jogo Gabe Paramo. “Ou talvez eu diga algo que irrite esse personagem, e o grupo vai me atacar. Ou talvez eu use dinheiro para passar pelo cenário de uma forma mais limpa ou use alguns dos meus atributos.”
“Temos um que sempre tenho que ter muito cuidado ao falar sobre ele”, acrescenta Patel. “Há algo que você pode encontrar se for procurar. Você pode fazer uma escolha muito significativa sobre evitar algo. Mas depende do jogador ser curioso, investigar os arredores e seguir essas pistas, mas elas não são dadas a eles como objetivos de missão.”
Desse modo teremos missões secretas apenas para quem for curioso no jogo e sair aplorando os arredores.
“Gostamos de explorar temas moralmente cinzentos, territórios e questões complicadas que forçam o jogador a se envolver e escolher uma resposta sem dar respostas fáceis”, explica ela. “Queríamos evitar a ideia deste Império monolítico preto e branco, do bem e do mal, versus todos os outros que eram realmente legais, e então criar uma situação que parecesse incrivelmente complexa.”
Obsidian acredita que escolhas difíceis forçam você a se adaptar rapidamente, interpretando seu personagem em vez de decidir na tela de criação de personagem exatamente quem você será. É similar ao The Outer Worlds, você vai construindo uma reputação e vai se moltando no decorrer das suas jogatinas.