Da longa entrevista do IGN com Carrie Patel, diretora de jogo de Avowed, vem também a confirmação da presença de diferentes finais para o jogo, característica que, por outro lado, se enquadra totalmente no “estilo Obsidian” que está na base deste projeto. .
“É um jogo Obsidian”, disse Patel simplesmente, para deixar claro como a liberdade de escolha do jogador é considerada um elemento fundamental na construção da história e dos acontecimentos. Não foi especificado quantos finais estão previstos, mas há a confirmação de que haverá mais de um e bem diferentes.
Patel explicou que as escolhas do jogador influenciam o mundo do jogo, mas essas consequências nem sempre são diretamente visíveis e podem desencadear reações que só surgem mais tarde, à medida que a história e a exploração avançam.
O fato de Avowed apresentar áreas mais ou menos abertas faz com que alguns acontecimentos, talvez consequência de escolhas feitas anteriormente, se desenvolvam sem que o jogador testemunhe com precisão os fatos, pelo que só é possível ser confrontado com consequências mais tarde.
“Há um certo leque de possibilidades, tanto em termos da propagação e do posicionamento destas consequências no mundo como também da sua natureza”, explicou Patel, permanecendo obviamente vago. “Algumas coisas precisam ter implicações surpreendentes, mas também verossímeis.”
Por outro lado, “se tudo acontecer exatamente como planejado, seria um pouco chato, mas, ao mesmo tempo, nem todas as missões precisam ter consequências que impactem o mundo inteiro. Algumas delas terão impactos enormes para os personagens e a parte do mundo ao seu redor, mas às vezes a história tem implicações mais pessoais para os personagens individuais”.
Avowed, lembramos, é um RPG de ação em primeira pessoa ambientado no mundo de Eora. Nos últimos dias soubemos que a escolha da raça está atrelada a humanos e elfos por motivos específicos, também vimos um novo vídeo de gameplay que revelou o período de lançamento, previsto para 2024, no Xbox Developer Direct.