Balanço geral: Evento Microsoft, será que foi positivo? Teve morte?

creators

Na última quarta-feira, 26, a Microsoft anunciou um monte de coisas, mas muitas coisas não foram ditas, ou pelo menos queríamos que fossem ditas.

A Redmond anunciou oficialmente o Windows 10 Creators, a próxima grande atualização da empresa que chegará no início do próximo ano. O nome do update pareceu estranho num primeiro momento, mas depois foi totalmente compressível, tudo girou ao redor da “Criação“. Tanto o soft quanto o hardware anunciados estavam relacionados com a criação de conteúdo.

Vimos os seus produtos brilharem em comerciais, 2 em 1, Office, Minecraft, celulares com Windows 10 em ação, o Surface Studio, e até o Xbox One sendo utilizado para a criação de gameplay com o Beam.

Essa “Criação” foi algo que não era esperado e que surpreendeu positivamente ou negativamente algumas pessoas.

O próximo “Boom”

 

oculus-vr-fabricantes

Ficou claro que a Realidade Virtual foi a grande estrela da festa para o Windows 10, e a Microsoft já prepara o seu sistema para aproveitar essa tal realidade. Vimos novos hardwares VR que serão fabricados por parceiros a preços interessantes a partir de US$ 299. Também ficou mais fácil entender os objetivos e a demora da Alcatel ao lançar o seu top de linha, Idol 4S.

Vale notar, em vazamentos iniciais, o Idol 4S antes tinha em seu nome a sigla “Pro”, mas que isso foi removido em nome comercial, logo ele não deve ser estrito aos “profissionais” como o HP Elite X3 é, mas na verdade aos consumidores que buscam aproveitar a Realidade Virtual que este aparelho deve proporcionar e que ainda é um mistério.

Quem nunca teve medo da morte?

logo-redstone-dedo

Sim, os rumores confiáveis apontam que a Redstone 2 e a Redstone 3 terão foco no Windows 10 Mobile, vulgo Windows Phone. Acontece que, a equipe responsável por essas especulações tem acertado tudo até a presente data, mas rumores são rumores, queremos ver de fato com nossos próprios olhos.

No início do evento, a Microsoft mostrou as coisas boas que anda aprontando, e chamou atenção para os avatares de perfis na Live que incluem deficientes físicos, também vimos o Xbox já no início do evento – e nada do Windows Phone até entãoSerá que morreu?

Não vimos o Projeto Centennial ou quaisquer novos aplicativos de terceiros, não vimos Surface Phone (e ninguém esperava por isso), mas a também não vimos quase nada dos recursos enraizados do Windows 10 Creators nem mesmo no PCs. Algo que todos apostavam as fichas, não se concretizou. A maior das informações obtidas foram graças aos vazamentos extraídos de vídeos promocionais.

O HP Elite X3 entrou em cena com uma linda mulher – ufa, duas coisas lindas – e o Lumia 950 XL também deu o ar da graça no BELO VÍDEO logo abaixo (não deixe de ver):

[youtube]Itc5ihHDAnY[/youtube]

Exceto o Surface Studio, o restante foi coadjuvante ou tudo foi o principal, depende dos seus olhos. A Microsoft tratou o Windows 10 como realmente deve ser tratado, como o todo. Todos os produtos unidos em uma única visão de um futuro, mas que dessa vez para um futuro próximo, 2017 está logo ali.

No evento Microsoft Ignite, no início deste mês, vimos a empresa falar mais do Windows 10 Mobile do que do próprio Windows 10 PC em termos de recursos, e claro, o Continuum foi a grande estrela. Mas o evento voltado a imprensa passou longe dos moldes da Ignite ou da Build 2016.

Conclusão

[youtube]jurc3SxztGw[/youtube]

Nós queríamos: todos os recursos do Windows 10 Creators e Windows 10 Mobile Creators detalhados; Muitos jogos e programas convertidos pelo Projeto Centennial (sabemos que a Microsoft tá trabalhando nisso); Surface Phone ou novos aparelhos móveis (no Brasil, obrigado); Anúncios de mais apps e jogos UWP; Algumas coisas do Projeto Scorpio … enfim, tudo!

Mesmo assim foi algo extremamente positivo, a empresa mostrou que é criativa e que a nova equipe Surface não cansa de ser surpreendente.  Contudo, para saber as novidades do Windows 10 Creators vamos ter que usar o modo tradicional, acompanhar lançamento de builds liberadas por Dona Sarkar.

Foi uma excelente apresentação, surpreendeu e trouxe muitas coisas novas que gostaríamos de usar ou pelo menos testar. Quando a Microsoft for lançar o Surface Phone (ela vai, só não temos a data), já sabemos como será: o primeiro vídeo, será uma aparelho bacana e legal, depois Panos Panay soltará o segundo vídeo que vai fazer marmanjo chorar – é sempre assim com um Surface.

E você? O que achou?

53 comments on “Balanço geral: Evento Microsoft, será que foi positivo? Teve morte?

  1. Tem alguma informação se esse app que gera o 3D de objetos vai estar disponível pra linha Lumia abaixo dos 950? Ou vai ser só pros parrudos que quase ninguém aqui tem $$ pra comprar agora?

      1. Opa, acabei de ver no Neowin e Windows Central isso:

        “While the app was demoed on HP’s Elite X3, Microsoft will be bringing the app to all Windows Mobile devices and expects the feature to be available on all devices.”

        “Windows Capture 3D was shown off on stage using an HP Elite X3, but it will work with any capable Windows Phone. ”

        Então, belo motivo para comemorarmos! hahaha

        1. Vai achando que esses legados com 1 gb ram que não estão conseguindo nem rodar o Facebook direito vai conseguir rodar essas coisas

          1. Aplicativos do facebook são bugados em qualquer plataforma (menos o instagram que ta excelente, pelo menos do wp)

          2. Esse software de captura 3D é muito mais dependente da câmera e CPU do que da ram. Os ÚNICOS apps que o meu Lumia 640 não roda direito é o Facebook e Messenger (que as outras plataformas enfrentam os mesmos problemas de crash).

          3. Também são uma porcaria no 950XL. Têm uns bugs bizarros de não funcionar o toque na tela :S
            Passei a usar o touch.facebook.com e só. A única parte ruim é o Messenger, mas o restante fica bem melhor.

          4. No meu lumia 930, nunca trava o facebook, ta lindo demais, eles melhoru bastante, quando o face era todo sem vida,o pessoal tava reclamando, agora que melhorou 100% reclama tb, ele so e pesado pela quantidade de recurso.

          5. Cara, esses dias formatei meu 640 e instalei o Facebook direito na memória interna (com o cartão sd removido) e só dps disso eu coloquei o cartão sd (também formatado), ele parou de dar crash. Antes disso, mesmo instalando na memória interna ele dava crash.

  2. Acho que essa apresentação bateu o prego que faltava no caixão Windows phone…. Resta a Microsoft decidir como vai dar essa triste noticia aos usuários que apostaram em vão nesse sistema e que sim… ou mudam pra concorrencia ou ficam órfãos…… É só questão de tempo pra isso se concretizar… porque a morte de fato aconteceu com esse evento.

      1. kkkk É o que digo, só fazem dizer que a Microsoft é coming soon, mas essa morte do Windows 10 Mobile/WP só é adiada. Sempre é o último prego, o último suspiro. kkk EM BREVE………………………………………………………………………….

    1. Ah sim, claro. Mostra um escâner 3D com a camera de um windows mobile, vivem atualizando o SO e amanhã ela vai resolver matar, tá bom. Se fosse pra parar com o SO (como já aconteceu antes com o Windows Mobile 6.0 e anteriores e outros produtos) a primeira coisa é ela parar de atualizar, então após meses sem fazer isso, ela anuncia a data em que o produto será encerrado.
      Então, não é isso que vem acontecendo.

      1. Eu gostaria de entender a lógica de quem diz que o W10M vai morrer. Além disso que você falou, a proposta do Windows é estar em todos os lugares. Como se conseguirá sem ter o mobile? Sério, desistam de matar o Windows, ela é tão “imorrível” quanto a Chapecoense é “incaível”.

    2. Sera mesmo? é mais fácil ganhar na loteria que ver o Windows 10 Mobile ser morto, outra que no lançamento do Lumia 950 e 950XL ela falou que tem parceria e que se as empresas não quiserem vender Smartphone com o Sistema ela mesmo faria isso.

  3. Olá pessoal, gostaria de compartilhar alguns dos meus aplicativos com vocês. Alguns deles estão gratuitos. Se for possível classificar o aplicativo e analisa-los na loja será de grande ajuda. Aproveitem!! 🙂

    Mercador [Mobile/PC]: Aplicativo para criação e edição de lista de compras.
    https://www.microsoft.com/pt-br/store/apps/mercador/9nblggh5qs15

    Fit Week: Aplicativo para criação de uma lista de exercícios de academia que devem ser executados durante o treino semanal.
    https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/fit-week/9nblggh4v3xm

    Nono Dígito Call: Uma lista de contatos para efetuar ligações adicionando o nono dígito nos números e DDD.
    https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/nono-digito-call/9nblggh4s7ph

    Swipe Note: Aplicativo para criação de notas e tarefas.
    https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/swipe-note/9nblggh5lm7d

    1. Você possui um aplicativo (ou existe algum) que automaticamente acrescente o nono dígito ao número de celular da lista de contatos nativo do WM?

      1. Olá, no momento não tenho nenhum aplicativo que faça isso, tenho que verificar se o sistema permite que aplicativos terceiros alterem o número da agenda do celular. Se for possível irei implementar essa tarefa no aplicativo Nono Dígito Call. Abraços

  4. Nossa esses novos videos mostram uma nova Microsoft. Videos muito bem produzidos, e propaganda totalmente empolgante, com certeza o Windows 10 Mobile vai ser reinventado, o ruim pra nós brasileiros é que dificilmente vão lançar esses produtos aqui. Nos resta esperar pelas empresas que vão copiar toda essa maravilha.

  5. Eu não diria que a MS irá matar o Windows 10 mobile. Mas poxa, vamos concordar nos vídeos , não custava nada colocar uma imagem “dele rodando em um aparelho qualquer ” pelo menos a pessoa fazendo qualquer atividade simples, mas só pra mostrar mesmo (eu vi eles usando a câmera pra scanner). Sei não, mas vamos ser positivos. Acreditar que é pelo fato de não terem mostrado nem mesmo no Xbox, ou até mesmo porque não querem revelar nem Um recurso , seila , não faria sentido eles não querer mostrar.. ah mas vamos pensar positivo de novo tal vez ainda estão decidindo como finalizar no mobile .. kkkk vamo rir então pra não chorar então.

    1. Não sei se todos perceberam, mas acredito que muitos aqui se ligaram que o foco real da MS foi o Surface Studio, que alias, diga-se de passagem, que máquina incrível. Pena que tem um público alvo restrito. Não é pra mim não. Uma pena.
      Mas, a partir do que foi mostrado, o próximo grande evento, como processadores trabalhando a 10 ou quem sabe também a 7 nm, vamos ver Surface Mini (que não serão smartphones. Não como os conhecemos atualmente) que será tudo e mais um pouco. Como se brinca. Só vai faltar fazer café. Então, que morra smartphone, WP, WM para celular. Vai ser só Windows pra tudo e tudo para Windows.
      A MS não vai deixar passar essa. Vai ter um novo boom, e a MS não vai perder o bonde novamente. Não vai mesmo.
      Bom, são pensamentos meus. Sabe-se lá o que vai ser de fato.

      1. Concordo com você, eu acredito na minha humilde opinião, que o surface phone deve ter algo a mais,além do continuum aprimorado, até porque ele já é uma realidade, nos 950,elite x3,jade primo e etc, ou seja pra causar o impacto que o surface studio causou, o surface phone precisa de mais algum diferencial. e ainda sobre o surface studio, acredito que ele deve ajudar a trazer apps específicos, como os voltados pra design,engenharia e arquitetura e outras áreas,enfim ajudar a reduzir,mesmo que em uma parte especifica, esse abismo da falta de apps da loja.

        1. As palavras de Nadella: Fazer um Windows que as pessoas amem.
          Antes o Windows para a maioria era uma necessidade. Uma obrigação. Agora, por esse evento, já percebo que muitos estão amando a “nova” MS. Isso chega ser tocante. Dá arrepios.

          1. com certeza, acho que hoje até quem não gosta da microsoft passa a enxerga-la com outros olhos, ela não é mais , apenas, “a criadora do windows e do office”.

  6. Veremos um dia o seguinte anúncio: “Anunciamos a todos aqui presentes neste evento que o Windows Mobile morreu.
    Mas anunciamos o nascimento do Windows Surface Mobile.”

  7. Bicho esse vídeo da mina é simplesmente sensacional. Pensa a quantia de possibilidades com essa manipulação de objetos em 3D. Só no PowerPoint dela ali deu pra ver um pouco do poder de fogo dessas novas funções.

    1. esse vídeo tá top, o melhor foi final todos com o surface na mão e ainda o cara lá com hololens, não deixa de ser uma propaganda da plataforma universal.

  8. Evento espetacular.
    Só ri do aspirador de pó (zoeira para com os óculos VR, mas quero um).
    Agora basta a MS trazer uma categoria incrível de Mini Surface para o mercado corporativo, fazer sucesso e quando chegar muitos apps legais, levar esse sucesso para a massa em aparelhos de custo acessível, mas sem ter que ter tudo que o corporativo precisa e paga mais por recursos que a maioria não precisa.
    Vai dar certo. Temos que ter fé.

  9. Morreu sim, morreu a Band… Ninguém usando mais. Nos eventos anteriores todo mundo no palco usava uma, a do Nadella dava aflição naquele punho magrelo

  10. o primeiro vídeo, será uma aparelho bacana e legal, depois Panos Panay soltará o segundo vídeo que vai fazer marmanjo chorar – é sempre assim com um Surface. Esse cara manja da linha surface ?

    1. Verdade. É o “one more thing” na versão dele, e tem sido espetacular. Mas mesmo antes de mostrar no “modo simples” ele já faz aquele hype: “então…. vcs querem ver um novo produto?”

  11. Uma coisa que achei interessante é no final do primeiro vídeo a galera olhando através de um tablet a “realidade aumentada” que precisariam do hololens ( que tbm aparecem no vídeo)… Ai já surgem as ideias… imagina se esse surface phone não vem com uma “câmera 3D” e ai colocando ele dentro de um óculos (tipo o Gear VR) daria pra usar ele tanto no modo VR ( daria pra usar o continuum em uma tela gigante virtual) qnt em um modo “AR” juntando as imagens “reais” capturadas pelas câmeras com os elementos virtuais gerados pelo app

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *