Em uma interessante entrevista do canal SkillUp no YouTube, Swen Vincke, da Larian Studios, voltou à questão do Xbox Series S, relatando que não considera o console um obstáculo ao desenvolvimento, mas que representa uma solução que ainda requer uma quantidade maior de trabalho.
O CEO da Larian Studios foi questionado diretamente sobre o assunto, seguindo as alegações da equipe sobre as dificuldades encontradas no desenvolvimento do Xbox Series S e em especial a implementação do multiplayer cooperativo com tela dividida.
Segundo relatos dos desenvolvedores, o recurso em questão não apresenta problemas particulares no Xbox Series X, mas encontra algumas dificuldades no Xbox Series S: considerando que a Microsoft exige paridade de modos de jogo nas duas plataformas, Larian teve que atrasar o lançamento de Baldur’s Gate 3 no Xbox para poder garantir o correto funcionamento em ambas as plataformas, também com a ajuda dos desenvolvedores da Microsoft.
O assunto ganhou considerável notoriedade e alimentou a discussão sobre se as especificações de hardware do Xbox Series S poderiam representar um fardo para o desenvolvimento de videogames.
Na entrevista, Vincke obviamente adota uma posição bastante diplomática, argumentando que não considera o Xbox Series S um fardo ou um obstáculo para o desenvolvimento e evolução dos videogames, mas que ainda exige um trabalho maior. Para dizer a verdade, fica claro pelas palavras que a solução de configuração dupla é considerada mais complicada de gerenciar, mas o CEO da Larian, no entanto, ponderou bem suas palavras e também demonstrou apreço pela solução econômica oferecida pela Microsoft aos usuários com este console.
“Acho uma boa proposta termos dois dispositivos diferentes disponíveis, mas queremos que sejam compatíveis”, explicou Vincke. “Eles simplesmente exigem algum esforço de desenvolvimento”, acrescentou, explicando que duas configurações de hardware diferentes para otimizar claramente levam mais tempo do que uma.
Também é verdade que Larian é uma equipe altamente especializada em títulos principalmente para PC, então trabalhar com diferentes especificações não deve ser um grande problema para o estúdio em questão.