Em entrevista ao GamesRadar, o produtor sênior Ryan McArthur, da DICE, falou sobre a grande importância que o Xbox Game Pass teve na longa jornada de redenção de Battlefield 2042 e como isso estimulou a equipe de desenvolvimento a melhorar a qualidade do jogo.
Apesar de ser um dos jogos mais esperados de 2021, Battlefield 2042 devido a uma série de problemas no lançamento não conseguiu afetar positivamente os jogadores, que logo abandonaram os servidores do jogo. Muita água passou por baixo da ponte e nos meses seguintes à estreia a equipe DICE arregaçou as mangas e propôs atualizações regulares para melhorar a qualidade do shooter multiplayer, que hoje está em um estado muito melhor.
Um dos momentos chave deste caminho de redenção foi precisamente o lançamento no Xbox Game Pass através do EA Play durante a Season 3, em novembro de 2022, o que para a equipe de desenvolvimento representou um grande estímulo para melhorar ainda mais a qualidade do jogo face ao grande número de assinantes do serviço da Microsoft que teriam experimentado o Battlefield 2042 pela primeira vez.
“Sou um grande apoiador de serviços como o Game Pass e foi um grande momento para nós, algo que marcamos no calendário”, disse McArthur.
“Uma coisa sobre a qual conversamos muito internamente é que, se houvesse um momento em que iríamos abrir este jogo para um grupo de novos jogadores, teria que ser bom. Tem que ser o jogo que queríamos que fosse quando nós o lançamos e isso galvanizou a equipe quando nos aproximamos dessa data.”
Deixando de lado o Game Pass, McArthur explicou que a base de jogadores de Battlefield 2042 tem crescido a cada nova temporada , estimulando assim a criatividade da equipe de desenvolvimento e seu comprometimento.
“Acho que é por isso que cada temporada foi melhor que a anterior”, disse McArthur. “Veja não apenas o trabalho de base, mas também as armas que fizemos, o fato de termos reformulado todos os mapas que estavam no lançamento – é algo que nunca fizemos antes. Embora tenha sido difícil, também foi muito divertido para nós. Quando olho para trás em minha carreira, é provavelmente a jornada da qual mais me orgulho.”
McArthur acrescentou que a DICE continuará a se esforçar para tornar Battlefield 2042 o melhor jogo possível antes do próximo jogo da série ser lançado.
“As pessoas tropeçam e erram. Acho bom para nós termos a capacidade de voltar atrás e fazer o que achamos que podemos fazer melhor. Tem sido divertido ver jogadores que voltaram ao jogo e nos deram uma outra possibilidade”.