Bethesda: tensões internas sobre a questão do aborto estão aumentando

A Bethesda está tendo problemas internos devido às crescentes tensões sobre a questão do aborto. Segundo alguns funcionários, a postura da empresa não foi suficiente e eles gostariam que ela apoiasse melhor o acesso das trabalhadoras aos cuidados de saúde reprodutiva. Tudo isso obviamente após a derrubada do Roe v. Wade pela Suprema Corte dos EUA que trouxe toda essa problemática novamente.

Esta é uma questão particularmente urgente para muitos desenvolvedores de Starfield e Redfall, que vivem em estados como o Texas, onde os governantes estão prestes a aprovar leis anti-aborto muito rígidas. A tensão aumentou com a eclosão de um forte debate nos canais Slack da empresa, em que os executivos não conseguiram esclarecer satisfatoriamente todas as questões em aberto.

Claro que, sendo uma empresa formada por centenas de pessoas, também há uma facção que aplaude a decisão do STF. O embate é, portanto, inevitável, por se tratar de uma questão tão sensível. Uma mensagem em particular, que Kotaku teve a oportunidade de ler, gerou uma grande polêmica: “Estou consternado com os constantes pedidos pelo direito de matar os parentes. A derrubada de Roe v. Wade não viola os direitos humanos, mas restaura para aqueles que não podem falar por si mesmos”. A mensagem também inclui onze citações da Bíblia.

Um executivo da Bethesda encerrou a mensagem e pediu para manter a política e a religião fora do canal “water cooler”, mas o incidente deixou sua marca, também porque ocorreu depois que muitas mulheres da empresa expressaram sua insegurança diante da relutância da administração em assumir uma posição firme sobre os direitos reprodutivos.

Muitos estúdios do grupo Zenimax, agora Xbox Game Studios, estão sediados no Texas: Bethesda Austin (Starfield), Arkane Austin (Redfall) e id Software. Naturalmente, os funcionários temem a chegada da lei que proibirá todas as formas de aborto desde o momento da concepção, prevista para muito em breve.

A Microsoft, dona da Bethesda, já anunciou que fornecerá apoio financeiro para despesas de viagem a funcionários que tenham que fazer aborto em outros estados. O problema é que a Microsoft e a Zenimax vão gerir os benefícios de forma totalmente autónoma, ou seja, as políticas da casa de Redmond não se aplicam aos estúdios Zenimax.

Manter essa autonomia é uma das razões pelas quais alguns desenvolvedores podem deixar os estúdios Zenimax. A esperança deles era que todos ficassem sobe as regras da Microsoft.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *