A gigante Microsoft gastou US $ 2,5 bilhões de dólares na compra da Mojang, o estúdio por trás do Minecraft, e isso pode ter surpreendido a todos, mas a aquisição foi vista amplamente como uma jogada inteligente pela empresa que já está obtendo retornos significativos e melhorando a imagem da Microsoft no mundo dos jogo.
Em seu recém-lançado livro, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, deu algumas dicas interessantes sobre a compra, no entanto. Por um lado, ele sugere que a empresa poderia ter comprado o Minecraft em uma data passada, muito mais cedo do que 2014, referindo-se que a ideia veio Phil Spencer, que era apenas vice-presidente corporativo da Microsoft Studios na época e ainda não um dos líderes da Microsoft:
“No início do relacionamento da Microsoft com a Mojang, antes de ser CEO, Phil apresentou a oportunidade de comprar Minecraft, mas o chefe de Phil [Don Mattrick] na época escolheu não avançar”.
No entanto, o chefe de Spencer na época, provavelmente Don Mattrick, desistiu. Enquanto Nadella não fornece muitos outros detalhes, parece haver pelo menos alguma confusão do outro lado, já que o fundador e ex-proprietário de Mojang, Markus Notch Persson sugere que eles não tinham interesse real em uma venda até 2014:
“Eu provavelmente sou a pessoa errada para perguntar sobre detalhes, mas lembro-nos de obter uma oferta ridiculamente baixa de alguma empresa em algum momento. Nós dissemos que não. Apenas para ser claro, não estávamos ativamente procurando vender, mas com alguma frequência essa pergunta surgia.
Se a Microsoft tivesse comprado a empresa na época que Phil Spencer sugeriu, provavelmente não teria que pagar um valor tão alto US $ 2,5 bilhões que eles acabaram pagando, embora Nadella afirme está satisfeito com a compra.
Ele também elogiou a Spencer por sua persistência, já que ele manteve sua ambição de trazer o agora massivamente popular jogo e finalmente conseguiu conquistar o acordo quando ele foi promovido para ser o chefe do Xbox e a oportunidade de comprar o Minecraft veio novamente. Nadella escreve:
“Para alguns, uma rejeição tão visível e de alto nível poderia estar murchando, mas Phil não desistiu“.
Outro achado interessante sobre a compra que Nadella revela em seu livro é que no momento da compra, ambos os antecessores, Bill Gates e Steve Ballmer, não concordavam com a compra. US$ 2,5 bilhões foram certamente uma grande quantia alta para um jogo que havia sido lançado há 3 anos em 2011. No entanto, eles acabaram entendendo a aquisição, como explica Nadella:
“Bill Gates e Steve Ballmer, que ainda estavam no conselho quando o acordo foi apresentado, depois riram e disseram que inicialmente coçaram a cabeça, não entendiam a atitude. Agora eles entendem“.
Desde então, a Microsoft trabalhou incansavelmente ao empurrar o IP para tantas plataformas quanto pudesse encontrar, desde PCs até dispositivos móveis, criou parcerias com outros estúdios para produtos derivados e melhorou a fidelidade visual do jogo. Para um jogo tão popular quanto o Minecraft, a compra quase certamente produzirá grandes retornos no futuro, estabelecendo a Microsoft como um dos maiores nomes nos jogos. Além disso, a Microsoft espalha o Windows 10 e seus serviços da nuvem nas escolas com a ajuda do Minecraft, além de ser tido como um título forte para a realidade virtual no HoloLens.
O jogo já tem dado lucros para a Microsoft de diversas formas, e ainda parece ter um futuro promissor.
Vocês concordavam com a compra? Ou deveria ter comprado outro jogo? Já tem o livro de Nadella em português?
Fonte: Yahoo Finance
Bill Gates, hoje trocou um windows phone por um Android do google. Realmente, as esperanças para o sistema móvel se acabaram.
Dizem que é um Galaxy J1 Mini.
Simples ele assim? Eu imaginava um S8.
eu imaginava um ifhone 30, do jeito q o homem tem dinheiro(oq mais tem dinheiro no mundo) podia pedir um ifhone exclusivo
kkkkkkkkkk
Na verdade eles querem mudar as regras do uso de phones com o surface phone. O mercado do jeito que estar realmente já perderam, mas com a chegada do surface phone com um sistema operacional muito mais aprimorado e intuitivo do que se tem hoje, a Microsoft vai disparar nos aparelhos móveis.
Espero
se o bill foi, eu vou.
Eu fui de iPhone e já me acostumei
É o jeito.
Bill Gates, aquele cara do Android?
esse mesmo
Então essa mesma visão de mercado de Phil Spencer seria aplicada ao estúdio BlueHole (PUBG)?
Seria bom demais!
PUBG , por enquanto, e um sucesso que pode ser passageiro. Minecraft e a IP de jogos mais bem sucedida da história, não só pela quantidade de jogos vendidos, mas também pela enorme quantidade de produtos licenciados. Uma coisa e certa, Phil Spencer não vai mais investir em jogos single player do tipo filminho de PS4. Quantum Break foi o primeiro e último jogo nessa linha.
Eu acho que ele não deixar de investir em sigle player, mas acredito que ele tentará sempre incluir um modo multiplayer em qualquer jogo da MS. Acho que foi o caso de Scalebound.
Recore é excelente
Sim, mas não e single player do tipo filminho.
Sim, mas de uma forma diferente. PUBG é um game que vende assinaturas live gold. Claro que a MS deve pegar uma parte dos lucros também.
Este PUBG tá demorando demais pra sair
Deveriam ter adquirido antes de ser lançado para outras plataformas como Ps4, WiiU, etc. Esperaram tanto tempo e agora está ai, Minecraft, um jogo Multiplataforma. Grande exclusividade! kkk Mas parabéns ao Phill, pela persistência.
Você não leu a matéria direito, le de novo….
Leia a matéria de novo, reflita bem e depois poste novamente.
Ou você usou drogas, ou você não entendeu o que leu…. ???
Eles já haviam comprado quando lançaram pra outras plataformas,eles que quiseram fazer isso,eles queriam q o jogo fosse um sucesso
È cara sua visão é pré historica bosteja direto
Nada disso, o importante é lucrar. Um jogo assim não tem que manter exclusividade, talvez de algum conteúdo. Minecraft, como foi citado no texto, tem um papel muito maior. Devido a popularidade este game funciona pra promover a MS no mundo. Este game está entre os jogos mais vendidos em todas as plataformas.
Nossa!! Quanto ista num só lugar!!! Direito de lançar um jogo que já existe no Ps4 e WiiU? Uau! Que demais! Realmente! Baita sucésso da Microsoft deixar outras plataformas venderem! kkkk Cada uma…. só vejo isso de uma forma! “Exclusividade de Vender console Personalizado” Até ai tudo bem! Vejo uma vantagem do Jogo “ser da Microsoft”. Além disso é só conversa jogada fora e “exclusividade” com Hololens, coisa que já poderia acontecer mesmo sem eles comprarem a franquia Minecraft, convenhamos. E outra…. outros jogos como Portal Knights, Terraria Collection, por exemplo, tem a mesma pegada de Minecraft e são zilhoes de vezes mais divertidos.
https://uploads.disquscdn.com/images/18aa2ea34b4ebe024166a2a7cbdb0731d007216363282fb09d1e6415901c1f90.jpg
tu é sonysta é? Comemorar o “não jogo”?
Sei lá mas acho que a Microsoft Lucra com a venda de Minecraft em qualquer plataforma
A graça é justamente ele ser o jogo de maior sucesso de todos os tempos, estar em todas as plataformas possíveis e ser da Microsoft.
Já parou pra pensar que a versão do PS4 do Minecraft foi lançada depois da compra pela Microsoft, e que ela lançou o jogo para o Nintendo Switch??? E ela ainda traz um suporte para todas essas plataformas.
Os números falam por si. Algumas decisões podem ser vistas com ceticismo pela comunidade, mas corporativamente falando fazem todo o sentido, geram muito lucro.
Queria saber o o André seita team disse sobre o bill usar o robozinho.
Galera é tão inocente, que acha que na Google só usam Chrome OS e na Apple, MacOs.
Não, lá eles usam Chrome OS E outros sistemas
na MS eles usam SÓ outros sistemas
e o google é uma empresa de publicidade, não de tecnologia
Você tem razão; e a Microsoft é uma empresa de Boné.
Tem razão cara, inclusive o Android está aí pra provar que sua teoria é verdadeira.
Phill se tornara o CEO do Xbox em um futuro proximo… com Phill no poder o xbox Vai crescer muito e muito… em 5 anos seremos 100 milhões na Live,A divisão vai crescer muito mais que imaginamos…
Com certeza o Phil Spencer tem uma visão além do seu tempo. O One x que foi um pedido dele ,vai fazer muito sonista chorar lágrimas de sangue rs.
Já estão chorando lágrimas comuns, mas em novembro começará a cair as lágrimas de sangue. A vida deles que já não é fácil, vai ficar amarga demais.
As comparações diretas entre PS4 pro e One x não vão deixar dúvidas onde vão estar rodando os melhores jogos. Tudo no x vai rodar melhor, isso é um fato. Agora é só aguardar e ver ao vivo.
quanto a minecraft: parece magia, ou meu sobrinho esta jogando a meses (ano) ou esta vendo video de alguem jogando.
Verdade, eu não jogo! Mas admito que é baita jogo! Fico de cara também com minha irmã jogando e construindo coisas absurdas!!
Meus filhos jogam Minecraft há anos, todos os dias, com a mesma empolgação como se fosse algo novo. Acho isso incrível.
Phil of View. O cara tem visão.
Até no Poneystation 4 Minecraft desbanca os exclusivos aclamados da Sony.
Tenho uma pergunta, não entendo muito sobre o assunto!
Queria saber se uma fabricante poderia criar um console com o sistema operacional da Microsoft, assim como Dell, HP e Asus fazem no PC e Notebooks. Apenas surgiu esta duvida.
Se entendi direito sua pergunta a resposta é não!
Normalmente as empresas criam seus consoles e não pagam royalties pelo uso do sistema operacional (já pagam no hardware) ,e tbm não “poderiam” controlar o conteúdo tendo em vista que a Microsoft que faria as atualizações.
Mas alguma variante do Linux talvez seja possivel.
Aposto que não mas mesmo que fizesse não faria exclusivamente para rodar Xbox, mas sim como um PC. Mas por quê? – vc pergunta-
A venda de consoles não traz lucro. Consoles são vendidos praticamente pelo valor de fabrica somando somente o lucro do revendedor que também é baixo. Essas fabricantes visam lucros altos e fazer isso que vc cita só faria sentido se aplicassem valores bem mais altos. Ex: Se qualquer uma dessas fabricantes fossem lançar um console Xbox com o mesmo poderio do Xbox One X muito provavelmente este console não sairia por menos de 600 dólares.
Claro que seria possível, mas dependeria de um acordo com a Microsoft. Daí se ela aceitaria ou não, é outra coisa.
Não seria a primeira vez, o Sega Dreamcast usava uma versão customizada do Windows SE, isso antes do primeiro Xbox.
Mas a ideia não é ruim, uma versão customizada com suporte a UWP seria uma boa sacada no desenvolvimento de jogos e APPs.
Ele tinha os números em mãos. Eu concordaria na hora!
Minecraft representa o mais valioso sentimento Nintendo na Microsoft. Minecraft é algo que deveria ter saído dos sonhos da Nintendo, que ora sorte da MS foi a Mojang que fiz e a MS teve dinheiro pra chegar lá e comprar
Como tudo, a Microsoft mais uma vez foi lá e comprou, com o seu grande histórico de acertos, mais uma vez eles se deram bem!
Não sou fã do jogo, mas não tenho a mínima dificuldade em dizer que ele se propagou em todas as plataformas e possui um número muito grande de fãs entre as gerações mais jovens, digo isso pois tenho três sobrinhos de 9, 7 e 5 anos que são loucos por Minecraft, e por estes motivo estão loucos para comprar a edição Xbox One S dedicada ao jogo, mesmo tendo o jogo no PC.
Ainda se lembram dos primeiros AofE? A Microsoft foi das primeiras produtoras de jogos, na altura era um dos títulos principais.foi uma das facetas que também deixou passar. O que a Valve fez, o Steam, também podia ter sido a Microsoft a fazê-lo, a Valve era basicamente uma produtora/distribuidora de jogos.
Para mim a compra do Minecraft foi uma jogada inteligente em partes, com isso vão poder motivar as pessoas a criar objetos 3D (com a última versão que você pode exportar seus mapas em 3D para o Remix 3D) que irá ajudar o Hololens, também poderão trabalhar suas I.A no Minecraft como o Projeto Malmo. Mas em parte de vendas ainda não sei como irá ajudar a Microsoft, pois o Minecraft está “saturado”, as vendas começaram a crescer lentamente (comparando ao passado)
Está lista mostra o quanto foi acertada no console rival , ele é o 9 e na dlc ele é o 8 a frente de muitos jogos importantes e exclusivos.
Jogos de PS4 mais vendidos em junho de 2017 na PlayStation Store nos EUA
Friday the 13th: The Game
Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
Middle-earth: Shadow of Mordor – Game of the Year Edition
Grand Theft Auto V
God of War III Remastered
Battlefield 1
Horizon Zero Dawn
Tekken 7
Minecraft
Rocket League
FIFA 17
NHL 17
Uncharted 4: A Thief’s End
Need for Speed
Injustice 2
Dying Light: The Following – Enhanced Edition
Ratchet & Clank
Payday 2: Crimewave Edition
Overwatch Game of the Year Edition
Star Wars Battlefront
DLC de PS4 mais vendidos em junho de 2017 na PlayStation Store nos EUA
Call of Duty Black Ops III: Zombies Chronicles
Diablo III: Rise of the Necromancer
Final Fantasy XIV: Stormblood
The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited – ESO Plus
Black Ops III – The Giant Zombies Map
Injustice 2 Darkseid
Battlefield 1 Premium Pass
Minecraft: PlayStation 4 Edition Adventure Time Mash-up
Injustice 2 Ultimate Pack
Injustice 2 Fighter Pack 1
Via: GameSpot