Blizzard e NetEase, novo acordo para a China após aquisição pelo Xbox

Segundo o jornal chinês 36Kr, a Blizzard e a NetEase chegaram a um novo acordo, possibilitado pela aquisição da primeira pela Microsoft/Xbox. Em breve, os jogos da Blizzard poderão retornar à distribuição na China.

A Blizzard teria negociado com várias editoras chinesas antes de retornar à NetEase. De acordo com a lei chinesa, as editoras estrangeiras devem contar com uma empresa local de games para operar lá com licença governamental.

O rompimento entre Blizzard e NetEase ocorreu em janeiro de 2023 e foi decididamente dramático, após o fim das negociações para a renovação dos acordos de licenciamento. Os jogadores chineses perderam essencialmente o acesso aos títulos Diablo 4 e World of Warcraft da empresa, a menos que usem uma VPN.

Entretanto, a NetEase enlouqueceu ao lançar acusações decididamente pitorescas contra a empresa americana e ao expressar o seu desapontamento de uma forma pitoresca e violenta, completada com um subsequente processo milionário. Mas negócio é negócio e como sabemos, o cheiro do dinheiro fortalece qualquer relação, mesmo a mais deteriorada.

Dito isto, caso o acordo se torne executável, os jogadores chineses terão de esperar alguns meses antes de poderem recuperar as suas contas, uma vez que a NetEase terá de reconstruir a sua infra-estrutura dedicada aos títulos da Blizzard. De acordo com o que foi relatado, o novo contrato permitirá que usuários chineses também comprem Diablo IV.

Contudo, de uma forma geral todos os títulos da Blizzard deverão registar um aumento significativo no número de jogadores, considerando por exemplo que World of Warcraft teve cerca de 3 milhões de jogadores chineses.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *