Bungie leva um tapa na cara com Marathon: moral e atmosfera estão despencando

O estúdio Bungie se encontra no centro de uma polêmica acalorada depois que o artista AntiReal acusou a empresa de usar, sem autorização, uma arte de 2017 em seu jogo Marathon, que estava em desenvolvimento desde pelo menos 2018. Os fatos foram reconhecidos pela empresa e Joseph Cross, diretor artístico da franquia Marathon, pediu desculpas pessoalmente à AntiReal, garantindo que ações sejam implementadas para garantir que tal situação não aconteça novamente e para “corrigir esse erro”.

Moral em “queda livre”

Este caso rapidamente ganhou visibilidade. A polêmica acontece em meio a um clima já tenso, marcado por uma revelação de gameplay e um Alpha fechado que geraram críticas mistas. O estúdio tentou responder a essas críticas e ao escândalo de plágio em um streaming ao vivo considerada particularmente desajeitada, reforçando o mal-estar geral.

Relatos internos coletados por Paul Tassi, da Forbes, descrevem uma situação preocupante dentro do estúdio. A explicação apresentada publicamente, ou seja, um roubo de recursos cometido em 2020 por um ex-funcionário, é também a comunicada internamente. Uma revisão completa dos ativos está sendo conduzida pelas equipes jurídicas da Sony e da Bungie, mas a escala da tarefa impede até mesmo a divulgação de qualquer filmagem do jogo neste momento. A atmosfera geral dentro das equipes é descrita como sombria, e muitos estão preocupados com o futuro do estúdio se Marathon fracassar comercialmente, algo que a Bungie dificilmente poderia pagar.

Oficialmente, nenhum adiamento está sendo considerado e, internamente, nenhuma discussão aberta ocorreu sobre um possível atraso no lançamento, que ainda está programado para setembro. No entanto, é bem provável que haja discussões discretas entre os executivos da Bungie e da Sony. O principal desafio continua sendo como lançar o jogo em um clima tão negativo, sem um plano claro para melhorar sua imagem com o público.

Não está claro qual é o plano para lançar o jogo em um “ambiente agora abertamente hostil” dentro de alguns meses, ou como corrigir a situação.

Também podemos saber, segundo informações de Paul Tassi, que ajustes na estratégia de comunicação estavam em andamento desde o início do mês, bem antes da revelação do plágio. A Bungie está abandonando seu plano inicial de lançar um trailer e pré-encomendas em junho. O estúdio agora está considerando uma nova abordagem, baseada em sessões de testes públicos distribuídas ao longo do tempo, em vez de um único teste beta inicialmente planejado para agosto. Essa nova direção permitiria que os jogadores experimentassem o jogo em etapas antes de seu lançamento.

Desde o seu início, o projeto Marathon foi liderado por uma equipe de gestão considerada desconectada das realidades criativas. Já em 2019, vários desenvolvedores expressaram reservas sobre a ausência de um modo PvE, que eles acreditam ser essencial para gerar interesse.

Apesar dos esforços feitos, as falhas percebidas no jogo agora vão além da mera apresentação ou jogabilidade. O próprio conceito do jogo está sendo questionado, e sua direção artística, antes seu ponto forte, agora está manchada pelo escândalo de plágio, tornando o futuro do projeto ainda mais incerto.

Resta saber se o título será realmente lançado em 23 de setembro no Xbox Series X|S, PS5 e PC.

 

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