A Microsoft estava interessada em comprar a Bungie, de acordo com um rumor. O negócio foi estragado devido às exigências da empresa Destiny, considerada muito cara pela casa de Redmond. Todos sabemos como terminou, pois ainda ontem a Sony anunciou a aquisição da Bungie por US$ 3,6 bilhões de dólares.
Para relatar o boato foi o insider Nate the Hate (também conhecido como Direct-Feed Games), considerado muito confiável nas coisas da Microsoft, que também revelou alguns detalhes sobre a barganha entre Microsoft e Bungie. Segundo suas palavras, ela estagnou em 2020, porque a Bungie pediu US$ 2 bilhões e para manter a independência absoluta (esta última concedida pela Sony). A Microsoft então considerou o preço excessivo.
A Microsoft considerou o preço muito alto e também gostaria de pagar tão caro para que a empresa continuasse multiplataforma. Esta independência de autopublicação foi rejeitada pela Microsoft.
Microsoft & Bungie have had talks on & off for a couple of years.
Back in 2020, talks stalled between the two due to Bungie wanting in the area of $2bn and to retain independence.
That request paired with the asking price was too high for MS, at the time.
Enter Sony… https://t.co/pSqxqN1C1I
— Direct-Feed Games (@DirectFeedGames) February 1, 2022
A Sony pagou quase o dobro do seu, mas evidentemente considera a Bungie estratégica para seus planos futuros, a ponto de conceder-lhe um tratamento especial nunca permitido a qualquer estúdio da PlayStation Studios, incluindo a possibilidade de continuar sendo multiplataforma, ou seja, ainda pode lançar jogos para o Xbox ou para qualquer máquina ou serviço que desejar.
Afinal, a multinacional japonesa está tentando competir no ramo de jogos como serviço, onde é muito fraca, por isso é normal que tenha decidido concluir o negócio independentemente de qualquer outra consideração.