Um novo relatório publicado pela Bloomberg afirma que o desenvolvimento de Call of Duty: Modern Warfare 3 foi concluído em menos de um ano e meio, praticamente menos da metade dos 3 anos normalmente necessários para a produção dos jogos da série, com o desenvolvedores trabalharam noites e finais de semana para cumprir os prazos impostos pela Activision Blizzard.
Segundo fontes de Jason Schreier, estes tempos de desenvolvimento reduzidos teriam comprometido a qualidade final do jogo e contribuído para as críticas negativas na imprensa à campanha singleplayer, que como sabemos, entre outras coisas, é para muitos mais curta do que os jogos Call of Duty anteriores.
Reiterando o que tem sido noticiado nos últimos meses, a Bloomberg afirma que o jogo nasceu na verdade como uma expansão de Modern Warfare 2. No entanto, devido ao adiamento de outro Call of Duty previsto para 2023, a Activision Blizzard decidiu torná-lo um “paliativo”, manter a cadência anual da série, transformando-a num jogo completo e consequentemente conduzindo a ritmos de produção exaustivos.
Alguns membros anônimos da equipe da Sleldgehammer Games, que também trabalhavam noites e fins de semana para completar o desenvolvimento, sentiram-se traídos pela Activision Blizzard, pois a administração havia prometido que não teriam mais que passar por um intenso ciclo de produção após o lançamento de seu jogo anterior, Call of Duty : Vanguard, que aparentemente foi feito em condições semelhantes.
O relatório continua explicando que nos primeiros meses de vida do projeto a história foi concebida como um spin-off em pequena escala de Modern Warfare ambientado no México, certamente mais fácil de alcançar em curtos tempos de desenvolvimento. No entanto, durante o verão do ano passado, os executivos da Activision Blizzard decidiram reiniciar a história e pediram à Sledgehammer Games que criasse uma sequência direta de Modern Warfare 2 centrada no vilão Vladimir Makarav. Isso basicamente forçou a equipe a iniciar uma nova campanha singleplayer em cerca de 16 meses.
Os desenvolvedores também disseram que estavam frustrados com o conteúdo gerenciado pela Infinity Ward, o estúdio da Activision normalmente responsável pela série Modern Warfare, devido às ineficiências na troca de feedback e à imposição de mudanças significativas, às vezes indesejadas.
É evidente que esta é uma informação não oficial que deve ser encarada com cautela, mesmo que venha de uma cabeça considerada confiável como Bloomberg.