Call of Duty: Sony recebeu oferta de contrato de 10 anos, confirma presidente da Microsoft

Brad Smith, o presidente da Microsoft, disse que a empresa ofereceu à Sony um acordo onde se compromete a publicar os jogos da franquia Call of Duty no PlayStation por 10 anos, confirmando assim o relatório de algumas semanas atrás do New York Times.

A confirmação vem de um editorial escrito pelo próprio Smith no Wall Street Journal Opinion, no qual ele explica por que qualquer oposição da FTC americana à aquisição da Activision Blizzard seria “um erro grave” que limitaria a concorrência.

O presidente da Microsoft diz que uma “parte vital” das receitas da série Call of Duty deriva justamente das vendas no PlayStation e que tornar o jogo um exclusivo do Xbox prejudicaria não só a Sony, mas também a Microsoft e a própria franquia.

Smith confirma que o acordo proposto de dez anos com a Sony cobre “todo novo Call of Duty” e que cada um “estará disponível no PlayStation no mesmo dia em que chegar ao Xbox”. Não está claro se a empresa japonesa concordou com esses termos ou não, mas Smith acrescentou que a Microsoft não terá problemas em propor um acordo semelhante para outras plataformas e torná-lo legalmente vinculativo.

“Uma parte vital da receita de ‘Call of Duty’ da Activision Blizzard vem da venda de jogos PlayStation. Dada a popularidade do cross-play, seria desastroso para a franquia ‘Call of Duty’ e para o próprio Xbox, pois alienaria milhões jogadores”, disse Brad Smith.

“É por isso que oferecemos à Sony um contrato de 10 anos para disponibilizar cada novo lançamento de ‘Call of Duty’ no PlayStation no mesmo dia em que chega ao Xbox. Estamos abertos para confirmar o mesmo compromisso com outras plataformas e torná-lo legalmente executável pelos reguladores nos EUA, Reino Unido e UE. A Microsoft assumiu um compromisso semelhante com a Comissão Europeia quando adquiriu o LinkedIn em 2016, concedendo aos serviços concorrentes acesso a tecnologias-chave.”

O artigo de Smith confirma indiretamente as preocupações da Microsoft sobre a possível oposição da FTC dos EUA, bem como do antitruste britânico e da União Europeia, à aquisição da Activision Blizzard. Aparentemente, a FTC está dividia quanto a aquisição, o que favoreceria o Xbox e sua aprovação.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *