Canonical matou o Ubuntu para smartphones, um triste fim para ideias tão interessantes

ubuntu-phone

Como é algo oficial, já podemos declarar a morte do promissor “Ubuntu Phone“, você talvez tenha ouvido falar. Infelizmente, é menos mais uma opção para os consumidores que estão presos em um dualpólio [Android/iOS] que está longe de ser ameaçado.

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, anunciou que desistiu do desenvolvimento do Ubuntu para celulares. Isso também marca o fim do Unity 8, interface que prometia unir celular e PC; a versão para computadores voltará ao bom e velho Gnome.

E aqui temos algo muito interessante e que merecem ser comentado.

[youtube]7HjUsbsClfY[/youtube]

Um dos diferenciais do Ubuntu para smartphones era a interface focada em gestos [vídeo acima]: você deslizava a partir das bordas para alternar entre apps e para abrir o menu do app atual, algo similar ao Windows 10 e Windows 8. A multitarefa pareceu que foi inspirada no sucesso do Windows 7, mas atualmente estava como você pode ver no vídeo acima.

Mas o mais interessante, ele prometia um recurso similar ao Continuum do Windows 10 Mobile, mas os smartphones com Ubuntu foram lançados sem esse recurso, um até recebeu via atualização.

O Unity 8 é praticamente a CShell Unificada que a Microsoft está fazendo para o Windows 10 Redstone 3, uma união de plataformas móvel e desktop, veja em ação:

[youtube]lpl6SO_zKls[/youtube]

O Unity 8 entrou em testes há anos, mas nunca era ativado por padrão porque nunca esteve 100% pronto para os usuários. Basicamente, a Canonical não é uma empresa tão grande, mas se aventurou a criar e manter sozinha uma nova interface e um novo servidor gráfico.

Em 2013, a Canonical até tentou lançar um smartphone via crowdfunding, mas fracassou. Poucas fabricantes apostaram no sistema como a BQ e a Meizu.

Shuttleworth diz no blog da Canonical:

Considerei que, se a convergência era o futuro e se pudéssemos entregá-lo como software livre, isso seria amplamente apreciado tanto na comunidade de software livre como na indústria de tecnologia… eu estava errado sobre ambas as coisas. Na comunidade, nossos esforços foram vistos como fragmentação, não inovação. E a indústria não se rendeu à possibilidade, preferindo apostar em alternativas conhecidas ou investir em plataformas próprias.

A única empresa da atualidade que está apostando na convergência é a Microsoft, mas seria muito bom para nós ver mais uma alternativa ao Android que buscasse inovar e trazer algo realmente novo.

53 comments on “Canonical matou o Ubuntu para smartphones, um triste fim para ideias tão interessantes

        1. Enquanto vc ta hateando as ações estão aumentando… Empresa q ganha mais arrisca mais, olha a canonical ai, cancelou por falta de retorno e pouca grana pra investir.

          1. Acredito que você não acompanha os balancetes trimestrais da maravilhosa bosta que o merdella está fazendo…

            Nem perco mais o meu tempo com incompetentes como você

            PRÓPRIO DE FANBOY DO MERDELLA

    1. Infelizmente pro público médio, enquanto a prioridade for a marca do aparelho, se ele tem WhatsApp e outras tranqueiras, e se aquele aparelho é tipo o aparelho da “moda” ou parecido com ele, o resto não faz tanta diferença.

    1. Também é impossível, em tese, competir com o Windows nos desktops.

      Convergência entre PCs, dispositivos móveis e consoles tem seu valor;

      1. Faz anos que investem e prometem convergência… a questão é: quem se importa?

        porque até agora ninguém se importou

        1. nessa parte realmente, quem desenvolve algo bem interessante ultimamente são os proprios desenvolvedores no sistema aberto do android.
          dá trabalho, é pesado, mas é melhor que esperar a boa vontade de alguma empresa que diz e promete.

        2. Os consumidores nem sabem o que é isso.

          Mas os frutos já começaram a ser colhidos. O Windows 10 Mobile ainda recebe apps por isso, o Xbox Play Anywhere, a Qualcomm entrando nos desktops, etc.

          As pessoas se importam sim, mesmo sem notarem. Os desenvolvedores também, Xbox Play Anywhere taí até com Resident Evil 7.

          Apps que baixamos, economia, recursos do PC que vieram do celular, ou do celular que vieram do PC. etc.

          1. Compre um Chromebook e vá jogar ou trabalhar então.

            Não existe ameaça aos desktop no seu mercado ainda. As teorias todas caíram.

          2. Me permito discordar…

            O fato doo windows ter perdido a supremacia em utilização da internet, é uma perda que ainda trará muitador de cabeça ao seu lider merdella…

            bem mais que a queda das ações e a perda de alguns milhões de dólares com o prejuízo pelas não vendas dos Lumias

            bem se vê que além de esconder as merdellas feitas, você também não entende nada de Empresas Internacionais

            O erro do deboche do tiu biu ao analizar o Iphone, pesa até hoje

            não pense que todos são fanboys do merdella como voce

            os investidores vão só marcando , bolinhas pretas, e bolinhas brancas,,,

            o acerto do surface com o novo modelo, não os faz esquecer os milhões de dólares perdidos…

            JAMAAAAIIIIIIISSSSS

          3. Bem dificil acontecer venho acompanhando share nos pcs e a poucos anos o win estava com 88% de share, hj temos 92%, não considero isso bom mas a hegemonia windows pc vai ficar um bom tempo.

          4. Não tenha tanta certeza, os pcs de mesa estão em franca queda

            o fato do Android ter se saído muito melhor no mercado da internet,,,
            é um fato assustador

            veja a curva exponencial de subida dele e a queda do windows..

            até hoje o erro de avaliação do tiu biu em relação ao Iphone não foi esquecida…

            a perda de milhões ou bilhões de dólares, com as não vendas dos lumias, se avaliado como poderia ter sido o resultado caso as vendas tivessem apenas sido mantidas, e não aumentadas como era a sua curva de vendas.

            a memória dos erros e prejuizos é muito mais forte do que os acertos. Foi a primeira vez que houve perdas e prejuizos num trimestre

            os fanboys, não estão nem aí,,, mas o mercado internacional, jamais esquecerá,

            alguém além dos atos falhos citados esqueceu os erros do lançamento do primeiro surface, ou do primeiro xbox ???

            JAMAIS

            TIU BIU uqe não nos deixa mentir,,, rido dos Iphones
            será que ele ainda ´ri ?
            como será que ele está avaliando a cagada do merdella em relação a aquisição da Nokia ?
            da interrupção da fabricação dos lumias e o prejuizo bilionário ????

          5. Cara não viaja, tirando a parte mobile tudo na Microsoft da lucro, sobre pcs as pessoas não trocam mais pelo fato de aquele pc de 2009 ainda fazer o básico então não preciso trocar, perceba q isso começou em smarts.

        3. Convergência não é algo voltado a consumidores. Isso interessa a desenvolvedores e empresas de tecnologia.

          Não se faz a convergência de sistema ou de dispositivos de uma hora para outra.

          Não sei se sabe, mas o investimento em criptografia, realidade virtual, dentre outros, vem de muito tempo. Não se cessa.

    2. “Até”. Caso, caso, veja, caso, seja dirigido a Microsoft, para que desista do SO mobile, caso seja, ela já investe em Cloud e o IoT, A impossibilidade de competir depende das ações de cada uma das partes interessadas.

  1. OFF: PicsArt atualizou hoje e teve, além de mudanças sutis na interface, melhoras notáveis no desempenho. Vale a pena dar atenção.

      1. nossa, passo raiva com esse app, principalmente por causa da obrigatoriedade de login. E ainda tenho que esperar minutos para finalizar o processo da foto e só depois conseguir salvar… Já.foi bom

    1. o único”problema” é ter fazer login… Fora a demora no processamento da foto, ter que desativar a assinatura antes de salvar e aquele salvamento manual chato. Na versão anterior ele era mais simples e direto no uso, nessa nova versão tá horrível.

    1. Não é o Android escravizando.
      É o povo que se escraviza na opção que ele julga ser a única que vai atender as suas necessidades, mesmo que não completamente.

  2. Pena. Acho que se não rolasse a obstrução da google pra dual boot nos contratos, sistemas “menores” como esse e até aquele da Jolla estariam melhor no mercado. Eu mesmo gostaria muito de usar esse Ubuntu Phone aí, mas cadê aparelho?

    1. Amigo, o pessoal quer tirar o celular da caixa, configurar e ir na loja baixar os aplicativos.
      Smartphone dual boot? Sério que vc acha que isso salvaria alguma coisa?

    2. Enquanto a maioria estiver satisfeita com o Android ou com o iOS, o resto não tem chance nenhuma.
      O que é o Tizen? O Bada lançado anteriormente, mas com a TouchWiz atualizada, basicamente.
      O que é o Sailfish OS? A combinação do MeeGo com o BB10 com ícones toscos, basicamente.

      Por que alguém vai querer ter um aparelho com a TouchWiz sem a Google Play Store, se comprando um aparelho da linha Galaxy terá isso?
      Por que alguém vai querer comprar um aparelho com um sistema que dá a possibilidade de instalar aplicativos .apk, sendo que um aparelho com Android genuíno já faz isso?

  3. Péssimo isso. Gosto do Windows 10 Mobile, mas diferente de alguns aqui, que pregam a morte do sistema ou quer que acabe pela zoeira ou por raiva ou sei lá o quê, não vejo como pode ser benéfico a saída de um SO do mercado. E, para tal, usando argumentos falaciosos.

    Realmente, não planejava ter um celular com Ubuntu (até deve ser bem complicado). Mas por não querer, não quer dizer que devo impor meus gostos, mesmo que fosse maioria, a outros.

    Com a morte definida, pois é oficial basta lamentar.
    Só para constar, apesar de querer que o W10M tenha um maior sucesso, não quero que domine. Por mim, o Android poderia ser maioria, iOS segundo.

  4. Uma com tanta grana mas com muita má vontade, outra com boa vontade mas sem grana alguma para investir na ideia.

    Assim fica difícil ser feliz com a tal convergência.

  5. Triste noticia um concorrente a menos ou seja vence o android e o IOs já que a M$ está cagando para o WP fiz duas apostas e perdi ambas.

  6. Isso é realmente uma pena.Só a MS tem levado isso a sério e se comprometido;o Google só agora q começou a engatinhar neste novo segmento,mas q também já é alguma coisa;a Canonical seria uma empresa a deixar isso como legado,mas não teve condições.

  7. Bom, logo será o windows 10 mobile! sou fã do sistema, mas se a microsoft n fizer nenhum marketing, não mostrar o produto dela, ela pode fazer Cshell que for, redstone 50, que o windows 10 mobile não vai vingar, a microsoft precisa mostrar o windows 10 mobile, participar de feiras como a W3C, CES…
    Se você perguntar para um leigo o que é W10M ele não vai saber, agora pergunte o que é um J5!
    Uma empresa pode está desenvolvendo a revolução que for na tecnologia, se ela não tiver um marketing bom e de alto nivel, é a mesma coisa que está fazendo nada !
    “A melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele.”

  8. Que pena, eu achava que futuramente compraria um com esse sistema… mais….
    Eu achei da hora esse Ubunto fone…
    eles deveriam insistir, eu não desistiria…

  9. E uma pena mesmo, e com o passar do tempo venho percebendo que o mundo mudou de uma forma que não prevíamos, e de uma forma cruel onde só os forte(fortes mesmos) sobrevivem, Quem esta no topo tem o poder, e mesmo que você tenha uma ideia otina e revolucionaria, os maires tem ferramentas para fazer você parecer menor ou até mesmo ocultar sua existência. Se quiser que algo seu faça sucesso vc deve tentar muito pra conseguir o reconhecimento ainda mais hoje onde tudo e tao desigual, o que me faz pensar que pra ver minha ideia fazer sucesso e melhor vende-la ou então ser copiada por quem tem os holofotes. Ubuntu phone o sistema tão interessante quanto o windows 10 mobile, que infelizmente foi mas um engolido pelo monopólio das gigantes

  10. Uma pena! Ubuntu morreu por falta de interesse da indústria, já o windows mobile está morrendo por erro da própria Microsoft que em pleno século 21, acha que todos terão que usar seu sistema sentado em uma mesa.

  11. O Firefox OS e o Ubuntu for Phones já foram. A Blackberry ja largou o sistema dela (BBOS) e se rendeu ao Android. A Nokia voltou e adotou o Android. Agora ficou a Jola com o Sailfish OS, que não tem progredido muito também.

    Esse mercado esta saturado de Android e iOS. Realmente, embora as pessoas tem parecido bem felizes com o monopólio atual da Apple e Google, precisamos não só da Microsoft para ser uma terceira nesse mercado, mas mais outras alternativas para realmente o mercado crescer sadio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *