Celulares com Windows 10 Mobile poderão ser PCs e consoles portáteis no futuro

windows10-phone-continuum

No início deste ano, a Microsoft mostrou um novo recurso no Windows 10 Mobile (sucessor do Windows Phone) que permite que uma pessoa utilize de forma eficaz o seu aparelho como um mini-PC, conectado a qualquer monitor compatível. Joe Belfiore da Microsoft explicou que: “Com a Continuum para smartphones, acreditamos que qualquer smartphone pode ser o seu PC.

Você pode até conectar um teclado e mouse, e quando o fizer, a interface do telefone se transforma em uma interface no estilo PC, oferecendo-lhe as versões da área de trabalho dos aplicativos universais, como o Office. Na verdade, a Microsoft está transformando o Windows 10 Mobile – pelo menos, aqueles que inicialmente suportam a Continuumem PCs básicos, ultra-portáteis.

A Continuum para celulares revela um novo lado para os dispositivos móveis – em vez de visualizar aparelhos como puramente ‘mobile’, a empresa está agora a explorar como ela pode transformar seu telefone em um companheiro melhor.

[youtube]-oi1B9fjVs4[/youtube]

Transformar seu aparelho Windows 10 Mobile em um mini-PC que pode ser conectado a praticamente qualquer monitor é o primeiro passo nessa jornada, e é um potencialmente significativo. Há benefícios claros para os clientes empresariais, como por exemplo, levar somente um dispositivo em suas viagens. Veja outro exemplo: imagine o proprietário de uma pequena empresa ser capaz de usar um aparelho como smartphone pessoal e trabalho, isso ajudaria a reduzir custos com equipamentos.

Consumidores também serão beneficiados?  Sim, isso é indiscutível.  Muitos usuários já estão percebendo que um PC autônomo é um exagero para um número crescente de suas tarefas diárias, e já estõa se valendo de smartphones  e tablets. Nossa dependência pelos dispositivos de computação “tradicionais” está diminuindo.

Como os processadores móveis e baterias melhorando cada vez mais, aliado a ascensão das redes 5G, o futuro pode ser brilhante. Sem contar que podemos ver o processamento de recursos pesados via nuvem.

O console portátil que a Microsoft nunca teve

xbox-nova-interface

Considere, por exemplo, a possibilidade de utilizar o App Xbox no Windows 10 Mobile e a tarefa de streaming de jogos do seu Xbox One na sala de estar para o seu telefone – ligue-o à TV em seu quarto, ligue um controle sem fio do Xbox, e você ir para qualquer lugar.

Com o desenvolvimento de processadores móveis mais poderosos, é possível ver a Microsoft explorarando a possibilidade de tornar o smartphone não apenas um mini-PC, mas também um console portátil. Imagine levar o telefone para casa de um amigo, ligando-o à sua TV e, em seguida, jogar games através de controle, todos sincronizados até na sua conta Xbox.

[youtube]PzRcz33WPP8[/youtube]

A versão atual da Continuum oferecer uma interface no estilo PC quando um teclado e mouse são detectados (ou o próprio smartphone pode servir como acessórios); em alguma atualização futura totalmente teórica, seria possível vermos a futura interface do Xbox One (vídeo acima já com o Windows 10 instaldo) chegar aos smartphones, efetivamente transformando o celular com Windows em um pequeno console Xbox portátil. Claro, isso não seria tão poderoso quanto um console hardcore, mas se valeria de bons títulos indies e adaptações de jogos populares na loja do Xbox e ainda poderia usufruir do vasto acervo de games desenvolvidos para o mercado móvel.

Conclusão

surface-pro-3-windows-10-wp10

Com o Windows 10 Mobile, a Microsoft silenciosamente tem transformado os seus smartphones em algo muito mais versátil – talvez até o ponto que eles possam um dia serem capazes de substituirem completamente os PCs – e isso será ação mais ousada da empresa.

Isso pode soar como uma coisa estranha de se dizer diante das notícias da última semana, quando a Microsoft anunciou cortes profundos em sua divisão de telefonia, incluindo a perda de 7.800 postos de trabalho. Enquanto esses cortes serão devastadores, uma unidade de negócios mais enxuta e mais focada deve emergir, deixando a empresa melhor posicionada para competir mais efetivamente no mercado de smartphones. O CEO da Microsoft, Satya Nadella prometeu esta semana o negócio de telefonia seria reestruturado para entregar inovação e uma reinvenção … centrada na criação de uma mobilidade de experiências” – e as possibilidades que Continuum abre certamente se alinham bem com esse compromisso.

18 comments on “Celulares com Windows 10 Mobile poderão ser PCs e consoles portáteis no futuro

  1. sempre discuti essa possibilidade, poder conectar o controle do xbox one no smartphone traz possibilidades incríveis, ainda mais com cada vez mais jogos bons vindo para a plataforma, como dead trigger 2, GT racing 2, overkill, modern combat 5… entre outros… o problema que se isso for mesmo realidade… vou ter que aposentar o meu 1320 🙁

    1. A proposta é bem maior, se você pensar que poderia fazer o streaming dos jogos do seu xone direto para o smartphone. Como já é possível com o pc. Você faz algo como já é feito no Wii U mais sem ass limitações de ser unicamente no gamepad.

  2. A minha visão para isso que vocês estão dizendo é que em cinco anos, apenas ira existir pc só pra hardcore mesmo.
    acredito que por essa nova estratégia da MS esta fundamentada que eles acreditem que nesse período o hardware evolua muito ( alias está evoluindo tanto que n da pra manter um hardware por 2 ,3 anos que já esta obsoleto.) penso que eles pretendem lançar hardwares específicos( por isso a diminuição de lumias) para fazer isso realmente acontecer.
    Ou seja fazer apenas hardwares tops que suportem todas as funções e eliminar divisões ( como o que já esta acontecendo não existe mais a divisão mobile do Windows existe só Windows que tb faz mobile mas é apenas Windows entende!?) dai vai funcionar o seu celular por exemplo será o seu XBOX o SEU PC e vice versa.

      1. cara e segundo os posts que vcs acabaram de postar acho que eu to acertando em? surface se espalhando pro mundo , e o dasein premium lá e o que eu falei aqui.

    1. Eu acredito que teremos pcs medianos para as tarefas do dia a dia, recursos que exigem mais processamentos como jogos, o pc mediano entra na internet recorre a nuvem para ter mais poder de fogo, crackdown, vai fazer isso com o xbox one, o console cuida das tarefas básicas e a nuvem cuida dos recursos mais exigentes, será o primeiro de muitos jogos a usar e abusar deste recurso, mas o que eu quero mesmo é um serviço de streaming de jogos direto da nuvem, tipo ps now de xbox original,xbox360, xbox one e jogos de pc numa assinatura tipo netflix, ai morro feliz.

  3. O meu sonho se transformaria em realidade!!!
    Tomara que a Microsoft lance um top de linha para substituir o Lumia 930/1520 e outro para substituir o Lumia 1020. Sonho de consumo um Lumia 1540 com tudo o que há de melhor no Mercado, SnapDragon 820, 4GB de RAM DDR 4 em Dual Channel, 6 Polegadas QuadHD com Amoled, ClearBlack e 4.000 ou 5.000 mAh de Bateria (se a Motorola colocou em um Moto Maxx compacto, porquê a Microsoft não conseguiria colocar em um Phablet grande), e mais 64GB ou 128GB de Memória Interna com suporte a MicroSD de mais 128GB, tudo isso para poder substituir um PC por completo.
    Imagina chegar em casa e só ativar o MiraCast na TV, ligar o Bluetooth e pegar o Mouse e Teclado sem fio e trabalhar, deixando o celular em cima de uma base carregadora sem fio, aí na hora de ir embora é só pegar o celular da base e o paletó *.*

    1. A Microsoft poderia inclusive colocar um projetor embutido, estilo Galaxy Beam da Samsung, assim ficaria funcional mesmo que não tivesse um TV por perto.
      Em um Phablet, com muito mais bateria e a nova tecnologia de projetores feitos pela Texas Instruments, conseguiria se projetar um tela bem maior (cem polegadas), em FullHD e com metade do consumo anterior *.*

        1. Se o Galaxy Beam da Samsung, que é um Smartphone pequeno tem, porquê um Phablet que é maior não poderia embarcar o novo projetor de 7mm fabricado pela Texas Instruments?

  4. o steam já faz isso muito bem. não tem porque não funcionar
    jogo no tablet windows sem lag com joistick do 360 e quem trabalha mesmo é o pc da sala. (mais forte) assim não precisa ter 3 super computadores em casa. só um para jogos e edição; um NAS e tablets e smartphones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *