Clair Obscur Expedition 33: muitas informações sobre o magnífico JRPG francês do Xbox Game Pass

O tempo voa! Já se passaram quase dois meses desde que a Microsoft apresentou seu Xbox Games Showcase. Entre os novos anúncios estava o intrigante Clair Obscur: Expedition 33, um ambicioso JRPG desenvolvido pela Sandfall Interactive, estúdio fundado em Montpellier em 2020. Depois de ter entusiasmado muitos jogadores ao redor do mundo, agora podemos aprender muitas informações através do de novas informações.

Clair Obscur: Expedição 33, o que é?

Guillaume Broche, fundador e diretor criativo da Sandfall Interactive, conversou com Heidi Kemps, colaboradora do PlayStation Blog, para falar sobre a abordagem única do jogo ao RPG clássico baseado em turnos, suas inspirações e o título do jogo em si.

Sobre este último, explicou que Clair Obscur é uma referência a um movimento artístico e cultural na França dos séculos XVII e XVIII.

Inspirou a direção artística do jogo, mas também faz referência ao mundo do jogo. Expedition 33 reflete o grupo da Expedição guiada pelo protagonista Gustave para destruir o Pintor. Os integrantes da Expedition 33 são os protagonistas do jogo, e os jogadores conhecerão cada integrante da Expedição durante sua aventura. Durante anos, a Pintora pintou um número em seu monólito e apagou todos daquela idade, em um evento conhecido como Scrub, e todos os anos uma nova Expedição tenta destruí-la e a seu ciclo amaldiçoado.

É claro que estarão presentes outros personagens, entre eles o mago Moon, o guerreiro Scielle ou a jovem exploradora Maëlle que se juntará à equipe, a oportunidade de conhecê-los e suas histórias.

Um dos pontos que certamente despertou a curiosidade dos jogadores é sem dúvida a execução técnica do jogo Guillaume Broche lamenta que “já faz algum tempo que não existia um RPG baseado em turnos com gráficos de alta fidelidade. A Sandfall Interactive estabeleceu como objetivo “preencher este vazio”.

Como vimos no trailer lançado no mês passado, Clair Obscur: Expedition 33 claramente se inspira nos clássicos do JRPG. Foi isso mesmo que Guillaume Broche confirmou, citando franquias como Final Fantasy, Tales, Lost Odyssey e Persona.

Na Sandfall Interactive, todos nós amamos JRPGs como Final Fantasy, a série Tales, Lost Odyssey e Persona com sua incrível interface, ritmo e câmera dinâmica. Temos muito amor e nostalgia por esse gênero de jogo, mas também queríamos ver algo novo nesse gênero.

No entanto, Clair Obscur: Expedition 33 diferencia-se da maioria dos jogos das licenças acima mencionadas graças à implementação de elementos em tempo real num sistema de combate por turnos.

Nós nos inspiramos em jogos de ação como Souls, Devil May Cry e NieR, e sua jogabilidade gratificante era algo que queríamos incorporar em um jogo baseado em turnos. Ao jogar esses jogos, você precisa aprender os ataques, os tempos e as fraquezas de cada inimigo, e queríamos traduzir esse desafio em um novo gênero.

No que diz respeito à narração, o estúdio baseou-se na literatura francesa através do romance La Horde du Contrevent.

Em termos de narrativa, também nos inspiramos num romance francês chamado La Horde du Contrevent, que é um romance de fantasia sobre um grupo de exploradores que viajam pelo mundo. Em geral, histórias que contam aventuras rumo ao desconhecido, apesar de enormes riscos, como o mangá/anime Attack on Titan, sempre me atraíram.

O sistema de combate explicado

Guillaume Broche dedicou um tempo para explicar o sistema de combate de Clair Obscur: Expedition 33. O estúdio está muito orgulhoso dele e o descreve como “baseado em turnos reativos”.

Você pode demorar durante o combate para traçar estratégias, mas durante o turno do inimigo, você pode se esquivar, pular ou desviar ataques para desencadear um contra-ataque poderoso. Você também pode aumentar a eficácia de suas habilidades dominando o ritmo dos ataques. Os jogadores também serão recompensados ​​por suas habilidades – é até possível completar o jogo sem levar nenhum golpe se você dominar todos os padrões de seus inimigos.

Esquivar e aparar “são os elementos mais comuns que os jogadores precisarão dominar à medida que o jogo avança”. Na verdade, Guillaume Broche especifica que “O tempo é extremamente importante, mas o jogo definitivamente vale a pena”.

Você também pode mirar nos pontos fracos expostos de seus inimigos para causar danos adicionais. A Expedição 33 apresenta enormes batalhas contra chefes que realmente testarão os jogadores. E, como em qualquer bom RPG, você também pode se equipar para aproveitar os diversos elementos do combate, incluindo a mecânica em tempo real.

O primeiro jogo da Sandfall Interactive parece particularmente ambicioso e felizmente não teremos que esperar anos para colocar as mãos nele. Na verdade, Clair Obscur: Expedition 33 está agendado para 2025 e estará disponível no Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC via Steam e Epic Games Store. A cereja do bolo é que incluirá o Xbox Game Pass no lançamento.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *