Cliff Bleszinski ataca duramente o Xbox Scorpio, e diz que parece um pedido de desculpas pelo Xbox One ser fraco

cliff-bleszinsk

Cliff Bleszinski falou ao Kotaku que não Project Scorpio e o Xbox One Slim da Microsoft não lhe agradam, pois gerou uma forte confusão nos consumidores.

“A Microsoft está fazendo a mesma coisa que o Sega 32x e Mega CD? Penso que é estranho. A forma como estão tratando a marca, parece a forma como a Mercedes dá nomes aos seus carros na América do Norte; classe S! o SOK! o SK! Mas a final o que é isso? A atenção e tempo dos consumidores para isto são limitados. É do estilo, estão a tentar tornar a Xbox num PC? O que se está a passar?”

Bleszinski disse que o Projeto Scorpio parece um pedido de desculpa por não terem feito a Xbox One tão poderosa quanto deveria ter sido por conta do Kinect. “Agora têm que correr para acompanhar. De certa forma, podes ligar isto à sua bem intencionada E3 de há alguns anos – onde estavam a tentar ir totalmente para o digital e o resto, e a internet caiu em cima deles e voltaram atrás.”

Vale ressaltar, ele é criador de Gears of War e disse ainda que a realidade virtual poderá criar problemas para os consumidores, pois exige tempo e concentração para melhorar, quando a tecnologia devia ser acessível e simples.

Para Bleszinski, que está trabalhando em Lawbreakers, um jogo focado no multiplayer, é nessa vertente que podem surgir os principais problemas.

“Se criares um jogo e no console mais barato está a 30 FPS e a 60 FPS em outro console, isso iria afetar a performance de um shooter de alta velocidade. É a mesma coisa com o Cross Play em jogos de ção para os quais não entendo esse desejo. Posso compreender que em jogos cooperativos mas se tiveres um shooter e um jogador tem um comando e o outro um mouse e teclado e a pessoa com o controle está a 30fps e a pessoa com o mouse e teclado está a 60, a maioria do tempo a pessoa com o teclado vai dominar por completo. Boa sorte com o matchmaking.”

A respeito da Microsoft, onde Bleszinski tem diversos amigos e conhecidos, disse que “não os iria criticar a não ser que estivesse muito certo quanto a isso…Se o Phil Spencer estivesse aqui agora eu diria na cara dele que andou para trás. E ele diria ‘és um cretino, mas tens razão!'”.

Cliff já criticou duramente a estratégia da Plataforma Universal do Windows 10, para ele a Microsoft quer montar um monopólio com a Windows Store unificada. Agora, acaba de criticar o Cross-play entre as plataformas e lançamento de mais de um console no mercado em uma mesma geração.

Por sua vez, a Microsoft promete que vai acabar com as gerações de consoles com o Scorpio.

Bem, quem tem razão? Apesar de Cliff não atacar a Sony, vale lembrar que ela pretende lançar o PlayStation 4 Neo.

50 comments on “Cliff Bleszinski ataca duramente o Xbox Scorpio, e diz que parece um pedido de desculpas pelo Xbox One ser fraco

  1. Não entendi o mimimi… Se a Microsoft quer melhorar a geração sem afetar o Xbox One, unindo plataformas qual é o problema? Ruim seria se lançassem um novo console de outra geração no meio dessa atual. Se tudo será retroativo, dá poder de escolha ao consumidor se optar por Xbox One ou Scorpio.

    Me parece que estão todos com medo que a unificação do Windows 10 (com aplicativos de PC e Mobile) para o console e a tentativa de fazer consoles que não descartem gerações anteriores, utilizando retrocompatibilidade, crie uma plataforma para a Microsoft sem concorrência. A Sony, por exemplo, teria desenvolver aplicativos, ou um sistema operacional (ou usar um Android) e teria q refazer a estratégia para desenvolver um hardware que possibilitasse upgrades.

    1. Não entendeu que ele é um cara que criou o Gears, um jogo aclamado por muitos pelo seu multiplayer? Ele sabe do que está falando.

      Você jogando um game multiplayer no Xbox One a 30fps e eu no Scorpio jogando a 60fps, vc vai ter muita desvantagem, e no caso dos jogos cross play com PC piorou.

      É esse o principal ponto da crítica dele.

      Quanto ao console ser ou não um next gen, é só olhar as specs… são de um console muito mais avançado. E, por mais que a Microsoft negue, está claro que depois de 1 ou 2 anos, o Scorpio terá seus exclusivos, jogos mais poderosos que não conseguirão rodar no Xbox One. Será como a transição Xbox 360 e Xbox One.

      Se eu fosse o entrevistador, perguntaria a ele se tem a mesma opinião quando ao PS4 Neo.

      1. Jogos de tiro até tem esse problema do controle, que vai ser resolvido com a disponibilidade de teclado e mouse no console, justamente para o crossplay. FPS é algo menos preocupante em relação à precisão de mouse e teclado em jogos de tiro.
        Outros tipos de jogos, como corrida e luta, isso não é problema.
        Sobre ter jogos exclusivos, com certeza vai ser liberado isso depois de 2 anos ou mais sim, mas até lá já vai ter consoles modulares ou coisa do tipo. A grande questão é que quem tem um console convencional poderá ter comprado ele recentemente e, mesmo que tenha adquirido faz tempo, poderá não estar interessado em ter que adquirir um novo console que agora será uma espécie de PC.
        Isso tudo realmente terá que ser bem pensado pra não dar problema com os usuários.

        1. quero ver quando o VR dominar e fizerem uns controles em forma de arma q vc possa controlar como se fosse o mouse na mira da arma… ai vai ser top hehehehe até eu vou curtir jogar FPS kkkk ai já era… o pessoal do teclado vai perder… então é tudo questão de momento… no momento o teclado é melhor pela precisão do mouse… mas nada impede que as coisas mudem, ai vc vai travar a evolução simplesmente pra não dar vantagem para alguns jogadores??? não né???

        2. João, não dá pra ficar liberando isso no console. Muitas pessoas compram um console pensando no conforto de chegarem do trampo, sentarem no sofá e jogarem mais relaxados. Seria frustrante jogar contra quem está no mouse, seria a mesma coisa de você tirar x1 com arma que tem mais coice contra um cara que que está com um arma fácil de controlar uma rajada de headshot. (só um exemplo)

          No Xone não sei se é liberado, mas no PS4 é sim e isso dá muita treta. O mínimo que tem que haver é uma opção para vc escolher jogar contra jogadores de PC ou não, porém isso divide a comunidade, o que no caso do Xbox One é bem grave, já que não é o console mais popular. Se liberarem mouse no Xone, o jogador de mouse tem que ter uma especificação, todo mundo tem que saber que o cara tá de mouse. Mesmo assim caímos na mesma questão do matchmaking e a divisão da comunidade.

      2. Mas vale lembrar que GTA no PC permite escolher jogar contra o pessoal com teclado e mouse e controle do Xbox.
        Não vejo razão pela qual a Microsoft não implementasse isso nos Cross-Play para FPS.

        1. Tá, mas isso divide a comunidade. Xbox One já tem poucos jogadores se comprar com o PS4 nos multiplataformas. Se vc pegar esse publico e dividir em quem aceita e os que não aceitam jogadores de PC… É mais um ponto para o que ele falou “Boa sorte com o matchmaking.”

      3. OK, concordo com você. Mas é o que eu disse… Opção de escolha. Se pra vc faz diferença para entrar em “competição” com seus amigos os 30 e 60 FPS, faça o possível para comprar um Scorpio ou PC. Se gosta de se divertir com seus amigos, mesmo tendo essa “desvantagem”, continue com Xbox One e passe a poder jogar com outras plataformas (Scorpio e PC).

        Opção de escolha.

        Minha opinião.

        Ainda acho q as criticas estão vindo mais por tirar os desenvolvedores e concorrentes da zona de conforto, do que agradar ou desagradar os consumidores

        1. Também tem isso, eu concordo com vc. Os Devs adoram uma máquina fechada, pra rodar e testar tudo naquele ambiente estável. Essa iPhonezação de console só ferra com eles que já sobrem com isso no PC e no Mobile.

          Meu palpite é que o Scorpio “piore” ainda mais pro lado deles. Que seja um console modular.

      4. discordo em relação ao fato dele saber o que ele está falando… acredito que seja muito mais uma mente de gamer de disputa do que de diversão…vamos por partes cara… é verdade que rola muita disputa séria em VG? sim… mas na real, todo mundo está alí para se divertir, existem sim aqueles que querem ser o pica grossa, o top 1, mas na real as pessoas querem se divertir, e se vc tiver a possbilidade de jogar com seu amigo vc que tem um PC vc vai curtir… se o jogo for estável em 30fps na distancia da tv a perda é pouca, agora, o ping sim… o ping eh crucial… e nem por isso vc deixa de jogar contra americanos não é??? estou errado? ou vc tá lá no jogo ai o cara fala em ENG e vc fala que não pode duelar pq o seu ping é muito alto e ai vc teria uma desvantagem muito grande… ai que vai a habilidade brother… então Fps FODA É BOM??? lógico que é… masssssss não é algo que vá t impedir de jogar… ai quando vc tiver grana suficiente (e se vc for competitivo ao extremo) vai lá e compra um scorpio e pronto… acho que a visão dele é uma visão muito limitada a universo de gamers viciados em disputas, e o mundo não é assim…

        1. Acredito que 99% das pessoas que jogam multiplayer de tiro querem matar mais do que morrer. Então, a partir do momento que alguém tem vantagem por estar jogando com um mouse, ou com um ping menor, isso incomoda. Alguns poucos jogos multiplayer conseguem equilibrar o lance do ping, dando uma chance do cara do ping alto usar suas habilidades para se sobressair, mas nunca será como jogar com ping baixo. Já mouse, não tem como, é precisão e agilidade pura.

          Como disse mais pra cima…
          Provavelmente teremos uma opção para selecionarmos. Se queremos ou não jogar contra jogadores de PC mas isso desfavorecerá o matchmaking.

          Sobre FPS… Como assim com a distância não tem diferença? Em 60fps vc recebe 2x mais informações. Isso influencia na sua percepção e PRINCIPALMENTE na sua precisão para mirar. Um conselho, tente ir à casa de algum amigo que tenha um PC foda e que rode algum jogo com mais de 100fps num monitor que suporte isso. Você não notará visualmente nenhuma diferença num jogo rodando a 70 ou 80fps para 120fps, o cérebro humano é incapaz disso, porém, ao mirar, se movimentar, vc vai sentir muita diferença.

          1. mas vai de cada um né? eu prefiro jogar com amigos e ter essa desvantagem no match, acho que jogar e ganhar é massa, mas brasileiro é foda kkkk mesmo com um ping maior (o que eu acho que é muito mais grave) eles se sobressaem…

      5. Pelo menos em relação aos 30/60fps, se reparar a maioria dos jogos competitivos já rodam a 60fps pelo menos no multiplayer. Quanto ao cross-play, realmente fica dificil já que da pra jogar a até + de 100hz dependendo do monitor e da maquina.. Mas até ai isso sempre existiu no PC, o maximo que podem fazer a incluir uma opção deservidores exclusivos para console

  2. “não os iria criticar a não ser que estivesse muito certo quanto a isso…”
    Já está errado por criticar um projeto que vai sair em 1 ano.

  3. se MS lançar uma escova de dentes vão criticar, se MS colocar o homem em marte, vão criticar, isso se chama inveja!!! paciência e vamo em frente…

    1. cara,ele trabalha pra microsoft,ele é o criador do gears,nn é inveja,é que ele acha complicado desenvolver pra uma tecnologia avançada como o scorpio.

      1. eu disse “vão”, não me referi somente a ele… se está errado tem mesmo que criticar construtivamente, a carapuça serve para os haters desse mundão sem porteira.

      2. Ele não trabalha pra MS, ele foi o criador de Gears of War e a MS comprou a produção da franquia, que agora está sendo feita pela The Coalition que é de propriedade da MS.

  4. ok, então a solução seria descartar a geração anterior, separar todas as plataformas só pra garantir que um jogador não tenha vantagem sobre o outro em jogos de tiro?
    Simplesmente eu não entendo o que acontece na mente desse pessoal.
    Pessoal diz que a Microsoft vai criar um monopólio, mas trazer produtos competitivos pra combater isso ninguém quer né?
    E o que falar da Google que a cada trimestre está chegando mais perto do monopólio nos smartphones. Ela ninguém critica né? O pessoal da Europa alertou sobre isso e virou até piada.

    1. cara, ele eh meio louco nessa opinião dele… não entendi qual é a dele… quem não gostaria de jogar com seus amigos do PC no console (eu morro de vontade, mas não tenho tempo nem dinheiro pra montar um pc gamer)??? quanto ao SCORPIO, que mané pedido de desculpa… pq??? por um acaso eu fico contando pixels na tv?? fala sério né??? o scorpio é só uma resposta para a SONY… talvez depois de uns dois anos de scorpio tenhamos games exclusivos para ele, pq provavelmente teremos alguns jogos portados do PC… mas para o cara falar essa merda deve ser um daqueles filhinhos de papai que sempre tiveram um PC gamer TOP no quarto e sempre usou servidores locais pra jogar… se for pegar por essa lógica não teríamos jogos aqui no BR… primeiro, nos jogamos no brasil… quantas empresas tem servidores no Brasil?? e ai, por isso as empresas deveriam deixar de lançar jogos no brasil? já que estaríamos em desvantagem em relação aos jogadores que tem um ping muito melhor… e outra, os jogos teriam que ter uma especificação única então… não poderia ter redução de qualidade… pq como podem né? uns jogam em melhor qualidade e outros em pior??? então quem não tiver aquela spec única não jogue… QUE LÓGICA É ESSA??? quanto a realidade virtual parece mais um cara com medo do que uma real projeção… se ele não percebeu o scorpio nada mais é do que um VG para tv de 4k (por enquanto) a tecnologia avança, e quem compra uma TV de 4k quer jogar a 4k… e se a MS tem condições de fazer um console para essas pessoas, pq não??? pohaaaaaaaaaa fala sério… o que raios ele tá falando do slim?? kcte todos os PS tiveram slim e nunca ví ninguém se dizendo confuso com o ps slim… aff essa ele falou merda… gosto de gears mas deu uma errada sem igual… o fps só importa quando é drástico cara… mesmo em um shooter, o que realmente importa é o ping… se o ping tiver legal e o fps estável em 30 fps a perda não vai ser absurda… agora… vc pode ter um jogo de 60fps com um ping enorme e se lascou… não tem lógica o que ele tá falando… quanto ao mouse e teclado logo logo terá no XBOX, ai quem quiser use ueh… quem não quiser não use… se a lógica fosse essa nenhuma pessoa que joga com o cambio automático poderia jogar contra quem joga com cambio manual… nunca duvide do poder de um gamer viciado e seu controle kkkk

    1. criador do gears of war,um dos maiores exclusivos do xbox,e dono de uma direçao de games da microsoft,ele critica tudo que acha que vai atrapalhar no desenvolvimento dos seus games,essa foi pela dificuldade de desenvolver uma versão de gears para scorpio.

  5. Acho q ele tá exagerando, mas confesso q não sou fã da ideia de novos consoles tão cedo (tanto Xbox como ps) o q sinto agr é “ainda bem que comprei um pc e não Xbox”

    1. Vc preferiu comprar um PC ao inves de um console… PC não é basicamente um console que vc pode atualizar com mais frequencia?? E no meu caso eu tenho um Xbox e não me importo com um console tão cedo… Na verdade até prefiro como estão fazendo.. hoje estou feliz com meu One, quando lançarem esse Scorpio vai vir com um preço absurdo e vou poder continuar com o meu atual até resolver trocar.. do mesmo jeito que se faz hoje no PC quando lançam hardware melhor…

  6. Deixa o cara expor suas indignações.
    Ele não precisa esperar passar um ano e meio, testar as novas tecnologias e depois, assim, criticar.
    É melhor se confrontarem agora para depois não ter como voltar atrás.
    Também, não se pode falar nada da MS…
    Obs: Não é questão de defender o que ele disse e sim defender o direito dele opinar.
    Se ele estará certo ou não, aí já é outra história.

  7. Essa diferença de FPS e mouse vs controle já existe no PC há uns 15 anos. Pare de reclamar, desenvolve teus jogos ai, nada em dinheiro que a gente compra os consoles, bele? 😉

  8. Ele deveria criticar a Google também, pois ela tem um monopólio grande e faz quase tudo que a MS já fez. Quanto a parte dos aplicativos universais, ele nem deveria se preocupar, pelo prognóstico de aceitação, ele dará mais certo no PC e Mobile, pois na parte Xbox/PC… anda meio estranho. O conceito de universal não funciona muito bem em jogos, pois um console com R7 260x roda Quantum Break melhor que um I7 com GTX980, algo que não é muito universal! Em um ponto eu concordo com ele… os MMOS tem se tornado meio fúteis!! Antigamente haviam poucos, mas de qualidade! Agora você tem uma salada mista de estilos e um monte deles só sobrevive no pay to win total, pois hoje em dia o F2P não F2P ( bons tempos de Fênixro e servidores Brs de lineage 2. ). Quanto a crítica do Sega 32X, a Sony concretizou isso com suas várias versões de Ps3/Ps2. Até hoje , tenho o meu Jasper 360 Fat tinindo! Se a pessoa vai ou não comprar o Scorpio, S ou o normal é da conta dela e pronto. Se mostrar conceitos é um erro, Gran Turismo e marcas de carro, estariam no topo da lista, pois os carros concepts que o jogo trás ao jogador via updates na PSN, não são garantidos de sair e ninguem reclama disso. Estranho não?

  9. deve ser complicado mesmo vc ser mandado embora de algo que vc ajudo a criar, e ver que esta dando tudo certo, e nas letrinhas brancas com o fundo preto subir ao finalizar o jogo e não ver o seu nome la kkkkkkkk vai se lascar Cliff, crie algo que preste novamente, e para de falar besteiras

    1. Google não tem monopólio de nada, todos seus produtos e serviços têm concorrentes a altura. Por exemplo:
      Android v iOS
      Google Chrome v Mozila e Microsoft Edge
      Google Maps v Apple Maps, Nokia Maps e Bing Maps
      Buscador Google v Buscador Bing
      Google Translate v Bing Translate
      Chorme OS v Windows 10
      Youtube v VEVO e Vimeo
      E por aí vai…

  10. Quando publicarem declarações da galera de fora, por favor, publiquem as declarações no idioma original. Essas traduções são tosquíssimas. PS.: Eu gosto muito do Windows Club, estou apenas levantando um ponto específico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *