Estamos quase lá, pessoal! A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido anunciou hoje que concedeu aprovação preliminar para a Microsoft comprar a Activision Blizzard. A decisão da CMA ainda precisa ser consultada com quaisquer terceiros envolvidos no processo, mas para todos os efeitos, a autoridade está agora satisfeita com o avanço do negócio.
Num anúncio publicado no site do GOV do Reino Unido, a CMA dá mais detalhes sobre a sua nova decisão:
“Embora a CMA tenha identificado preocupações residuais limitadas com o novo acordo, a Microsoft apresentou soluções que a CMA concluiu provisoriamente que deveriam resolver estas questões.
A CMA considera que o acordo reestruturado traz mudanças importantes que abordam substancialmente as preocupações estabelecidas em relação à transação original no início deste ano.”
Como já foi estabelecido, grande parte da preocupação do CMA girava em torno do Xbox Cloud Gaming e de seu futuro no mercado. Há exatamente um mês, a Microsoft tentou aplacar as preocupações da CMA com a nuvem, fechando um acordo com a Ubisoft no Reino Unido, no entanto, a autoridade ainda precisava de soluções adicionais para chegar à decisão positiva de hoje.
“Embora o acordo reestruturado seja materialmente diferente da transação anterior e resolva substancialmente a maioria das preocupações, a CMA limitou as preocupações residuais de que certas disposições na venda dos direitos de streaming em nuvem da Activision para a Ubisoft poderiam ser contornadas, rescindidas ou não aplicadas.
Para resolver estas preocupações, a Microsoft ofereceu soluções para garantir que os termos da venda dos direitos da Activision à Ubisoft sejam executáveis pela CMA. A CMA concluiu provisoriamente que esta proteção adicional deverá resolver essas preocupações residuais.”
Salvo quaisquer reviravoltas inesperadas, a CMA do Reino Unido deverá aprovar totalmente a fusão nas próximas semanas. A autoridade está agora preparada para discutir a sua nova decisão com vários terceiros envolvidos na situação, e foi definida uma data para a conclusão dessas discussões – e para a tomada de uma decisão final.
“A CMA abriu agora uma consulta, até 6 de outubro, sobre as soluções propostas pela Microsoft.”
Então a decisão final chegará apenas em outubro mesmo, mas a CMA está satisfeita e aprova o acordo. Aparentemente, teremos só burocracia mesmo até lá.