O órgão de controle da concorrência do Reino Unido lançou uma investigação sobre a aquisição da empresa de videogames Activision Blizzard pela Microsoft, colocando o gigantesco acordo de US$ 68,7 bilhões anunciado em janeiro sob a lupa.
O rito burocrático segue e já conseguiu aprovação dos sindicatos de trabalhadores e dos acionistas da Activison Blizzard. Contudo, a batalha ainda não está ganha e falta alguns órgãos regulares espalhados pelo mundo como é o caso da CMA.
Existe o receio por parte de algumas pessoas que a Microsoft se torne muito forte no mercado de videogame e impedisse que os concorrentes tivessem chance, dando ao Xbox o controle de franquias incrivelmente lucrativas, incluindo Call of Duty, Overwatch, Diablo, Candy Crush e Warcraft.
the UK's Competition and Markets Authority is investigating Microsoft's Activision Blizzard acquisition. The CMA will announce its decision whether to refer the merger for an in-depth investigation by September 1st pic.twitter.com/66iX0FDo5k
— Tom Warren (@tomwarren) July 6, 2022
Em um comunicado, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) disse que sua investigação “consideraria se o acordo poderia prejudicar a concorrência e levar a resultados piores para os consumidores – por exemplo, por meio de preços mais altos, qualidade inferior ou opções reduzidas“.
A CMA estabeleceu o prazo de 1º de setembro para sua decisão e manterá uma consulta com as partes envolvidas até 20 de julho. Dessa forma, em menos de dois meses já teremos a decisão do Reino Unido, um mercado muito importante para os gamers e que devemos ficar de olho.