A Microsoft está empenhada em conquistar a todo custo aplicativos que já estão disponível em plataformas concorrentes como o iOS e Android, para tanto, criou respectivamente o Projeto Islandwood e Projeto Astoria. Mas hoje é dia de falar do “Project Centennial” (Centenário), talvez a estratégia mais ambiciosa de todas.
A loja do Windows 10 irá incluir aplicativos tradicionais do desktop do Windows, graças ao Projeto Centennial da Microsoft (Projeto C).
Como visto, a Microsoft não só mira em plataformas concorrentes, mas também na dela mesma. Tentar angariar os milhões de programas que o Windows conquistou tanto esses anos é uma ideia mais que louvável. Abaixo vamos explicar como tudo isso deve funcionar.
Como você manter o Windows rápido e estável?
Não instalar muita coisa é a resposta, uma vez que cada novo programa “pesa” no registro do Windows, podendo fazer coisas imprevisíveis para o sistema. A maioria das instalações exigem direitos de administrador e, qualquer instalação tem o potencial de prejudicar outros programas ou até mesmo o próprio Windows.
O Projeto C reúne duas tecnologias existentes para corrigir o problema. Uma delas é o App-V (Virtualização de aplicativos), divide os aplicativos em “pacotes” no sistema para que cada um fique isolado do outro. Com App-V, o aplicativo poderia ler e escrever nas bibliotecas de registro, mas na verdade todos os arquivos ficam na própria sandbox do aplicativo (isolados sem poder fazer grandes alterações no sistema).
O outro é a Windows Store, que fornece um mecanismo para a instalação de um clique, desinstalação, auto-update, e sistemas integrados para pagamento. O medo de um aplicativo danificar o Windows está em grande parte ausente pela loja.
O processo de conversão do Projeto Centennial
Apesar de ser utilizada a tecnologia App-V, o Projeto C vai além. Já que os desenvolvedores terão que ajustar seus programas. Dessa forma não será apenas uma virtualização.
Outra diferença é que os aplicativos do Projeto C têm acesso às mesmas APIs que os aplicativos universais do Windows 10. Isso inclui recursos como o Live Tiles, para atualizações dinâmicas no menu Iniciar, entre outros.
Quais dispositivos serão contemplados?
Um aplicativo criado pelo Projeto C só será executado em um PC. Não funcionará em smartphones, Xbox One e nem tampouco no Hololens. Mas temos uma ressalva, se a Microsoft ou qualquer fabricante construir um smartphone com processador da Intel, em tese seria possível.
Quando o Projeto C estará disponível?
Provavelmente, a partir de janeiro de 2016.
Seria qualquer programa do Windows?
Sim, claro que tudo dependerá do desenvolvedor. Mas é possível programas e jogos de PC serem convertidos por este método.
Já pensou jogar games de PC no seu Windows 10 Mobile?. A Microsoft poderia tornar isso possível um dia. Pelo menos está no caminho para isso com o auxílio do Continuum. Mas reforçamos que o projeto é voltado inicialmente aos PCs por conta de sua arquitetura. Quem sabe um Surface Phone?
Em suma, o Projeto C vem dar mais segurança na hora de instalar programas do desktop e evitar que estes prejudiquem o desempenho ou a segurança do computador.
Não entendi muito, alguém pode fazer um resumo? Explique para mim o que esse projeto tem como finalidade, por favor.
Muito simples, ele quer transformar os tradicionais programas em aplicativos. Ao invés de você baixar do site e instalar, você vai ter que ir no windows store e instalar.
Agora entendi, obrigado
praticamente como o STEAM fez com os jogos também.
E alguns programas, já que também vendem aplicativos para desenvolvedores e entusiastas 😀
Por exemplo, tem o uTorrent como programa para desktop. Com este programa, poderá transformar esse programa em aplicativo para Windows Store.
Utorrent como é bem simples e leve . Deve ser fácil para ajustar. Só. Precisa do dono do aplicativo liberar e a ms empacotar com o protocolo dela.
Vc vai poder instalar programas normais sem precisar ir na internet buscar por eles e esses programas não terão mais acesso de administrador (que possibilita mudar praticamente qualquer coisa no seu pc), mas sim os acessos como aplicativos. É bem pratico.
Caramba? eh isso produção? Tipo, teríamos o total vídeo converter, ou o Nero, ou soundforge, ou atube catcher etc como aplicativos da Windows store?? Que comecem isso NOOOW *_*
Você quer gravar CDs com o nero no Lumia? bem não sei onde você vai meter o CD ^^,
nero faz muito mais do que gravar cds. pra mim na verdade, o que o nero mais tem problemas é em gravar midias.
Claro, porque ta obvio ne que falei do lumia¬_¬ . Nao misturei a questão “app universal”: estou falando estrita e intrinsecamente de PROGRAMAS EXECUTAVEIS EM PC QUE IRÃO PARA O WINDOWS STORE. Espero ter sido beeeem claro 🙂
Sem falar os programas da suíte da Adobe, seria fantástico!
Com certeza mano *_*
Como a matéria disse acima. os apps do centennial funcionarão apenas no PC, ou em processadores de arquitetura Intel x86/x64. Celular nem pensar.
Essa parte q não entendi… Vão portar programas do pc , mas so vai instalar no pc? ….. ?
Eles querem portar um programa (ex: Ccleaner) onde você precisa entrar no site do programa, baixar um instalador e instalar para poder usar, para um aplicativo na Windows Store, onde você vai precisar somente entrar na loja, pesquisar pelo aplicativo e instalar o mesmo Ccleaner. Então: Sim. Portar programas do PC para instalar no PC mas como aplicativos.
Ata vlw
Isso isso isso.
Uhum. Exato. Graças aos deuses que alguém aqui entendeu ^^
Isso me lembra do tempo que eu ficava transformando programas do pc em apk. Chato pra caramba. Boa noite.
Quero ver se isso ou os outros projetos farão efeito mesmo ao Windows Mobile, pq não depende só da MS, já que os Devs parecem estarem se arrastando pra “ajudar” o WP.
Isso pode ser o primeiro passo da MS, e depois, assim como a Apple faz com iPhone e iPad, forçar esse como unico metodo de instalação, são dois problemas minimizados: segurança e pirataria.
Aliás, no WP podem se arrastar, mas quem quer ficar de fora do Windows em PCs?
Que bom, o Windows vai fazer o que já se tem no Linux a 5 anos :D!!! (Com a diferença que vai ter bem mais programas na loja do windows que já mais teve na loja do linux UHEUHEUHEUHEU).
na loja do Linux tem muita coisa, depende do ambiente Linux.
pelo menos o vovô e a vovó que não querem migrar pro Linux agora terão algo um pouco mais seguro.
Vovô e vovó, você quer dizer, 87% do planeta? Essa é a porcentagem de uso do Windows no mundo hoje, kkkkk
deve ser por aí mesmo Rafael, mas digo as pessoas que estão acomodados e não dispostos a conhecerem o que querem colocar em suas máquinas. conheço algumas pessoas que simplesmente colocam coisas sem ver ou conhecer. então, ter uma loja segura, é algo urgente para não me dar dores de cabeça.
Na verdade, o Windows já tinha uma “loja” de programas desde 2004 (!!)… só que foi cancelada em 2008… ( https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Marketplace e http://news.microsoft.com/2004/07/12/microsoft-introduces-windows-marketplace-enabling-customers-to-discover-a-world-of-products-that-work-with-windows/ )
em primeiro lugar seu trouxa Sweet the Fox, você e ninguem daqui tem a minha capacidade de entender sobre computadores e adjacentes,como eu entendo,tambem faço coisas na net que eu desenvolvi que ninguem sabe fazer ou imagina como faço,não detalharei aqui podendo dar problema para mim em algumas dessas fasanhas,podendo ser banido ou processado por certas areas na teia,você, precisava pesquisar sobre todos minhas paginas e trabalhos na net,como disse uso ant virus e 70% de programas no meu pc servidor são de tecnologia chinesa ,formatador de hd é seu pai ,o meu pc …falo com propriedade não existe um igual e com as configuraçôes e funcionalidades que fiz a maquina execultar graças ao meu poder autodidata,voce deve ser um zero á esquerda em vim citar meu nome nesse bloguizinho de quinta perto das minhs páginas isso aqui é infantil e fraco,tenho uma das pagina do meu portal que está em 90ª no rancking mundial em uma categoria de busca entre 1,2 milhôes de resultados,portanto o cabaço aqui é você,e ant virus baidu é um dos melhores ant virus vcs desse bloguinho aqui não sabem porra nenhuma.
Então quer dizer que não vamos mais ter que nos preocuparmos em desmarcar todos aqueles recursos/aplicativos/programas indesejados durante a instalação do programa necessário?
Esperamos que sim.
Dos programas que aderirem ao projeto sim, sem mais preocupações.
Entretanto tem um detalhe, programas que usam desse artifício (programas a mais durante a instalação) fazem isso com o intuito de arrecadar, logo se eles não terão mais essa opção pra onde irão? Resposta, propagandas durante o uso do app, algo que já estamos acostumados nos smarts mas bem raro nos PCs.
Só fazer um interop unlock que acabam as propagandas, rsrs.
Foi nisso que eu pensei. A Microsoft terá que apresentar outra forma de ganho a essas empresas.
Gosto de apps que colocam propaganda e te dão a opção de pagar para eliminar as propagandas e até liberar recursos extras. Acho isso bem justo para ambos: desenvolvedor e usuário.
Não julgo ambas as formas, afinal ninguém trabalha de graça, mas como disse, o pessoal do PC certamente vai “estranhar” já que não é comum nessa plataforma.
Mais ou menos, já existe programa com baner há muito tempo (olha o https://tecnoblog.net/wp-content/uploads/2012/11/utorrent-anuncios-hero.jpg, mas o mais comum é mudar a sua página inicial do I.E. e colocar barras lyndas de atalho.
Acontece que hoje também é muito fácil baixar programa sem o baner ou programas pagos crackeados.
Não vejo a hora deste recurso ficar disponível pra mim poder desenvolver apps para x86 comerciais na loja. Imaginem o monstruosidade de oportunidades futuras de negocios. Quem sabe os Intel X3, X5 e X7 chegando em massa (Surface Phone, etc). 2016,chega logo ….