Desde a grande apresentação da jogabilidade durante o último State of Play, Concord não conseguiu atrair o interesse do público, com muitos já prevendo um fiasco comercial meses antes do lançamento. Agora que o jogo chegou às lojas há uma semana, não só estas previsões se revelam corretas, mas de acordo com as estimativas de alguns analistas de mercado poderemos estar perante um fracasso gigantesco e sem precedentes na história da PlayStation.
Mais especificamente, segundo o analista Simon Carless, Concord vendeu apenas 25 mil cópias até agora, das quais cerca de 10 mil no Steam e o restante no PS5. Como mencionado, trata-se de uma estimativa, mas é plausível se considerarmos também os números partilhados por Matt Piscatella da Circana, que afirma que Concord ficou em 147º lugar no ranking dos jogos mais jogados pelos jogadores da PS5 nos EUA, basicamente menos de 0,2. % dos ativos.
Todos os analistas entrevistados pelo IGN concordam que existem três causas principais para o fracasso comercial do Concord, nomeadamente o péssimo marketing que antecipou o lançamento do jogo, o preço elevado (enquanto o mercado de referência é povoado exclusivamente por free-to-play -play” e a ausência de elementos que permitam ao jogo se diferenciar e se destacar em um gênero saturado como o dos atiradores de heróis.
Quanto ao marketing, Piscatella diz que a Sony jogou a toalha em algum momento e como resultado o jogo sofreu de “baixo conhecimento e intenção de compra entre os jogadores de videogame”.
Para Rhys Elliott, da Media Research, o preço inicial de 200 reais reduziu ainda mais as chances de o jogo receber boca a boca positivo, enquanto na sua opinião uma fórmula free-to-play ou pelo menos a inclusão do jogo na assinatura do PlayStation Plus.
“Um pequeno grupo de jogadores pode estar disposto a tentar a sorte com um novo jogo grátis, mas pagar US$ 40 é pedir demais no atual clima macroeconômico”, disse Elliott. “O Concord deveria ter sido lançado como free-to-play, ou pelo menos como parte da assinatura do PlayStation Plus, para ter uma chance em seu gênero superlotado. Claro, não é tarde demais para fazer isso, mas o estrago pode já ter sido. feito . As primeiras impressões contam.”
Tom Warren foi além, não culpou o marketing ou o preço, mas disse que simplesmente o jogo é ruim e por isso não fez sucesso:
Não acho que Concord não esteja vendendo por causa do preço de US$ 40 ou marketing fraco. É bem simples: não é um bom jogo, então ninguém está comprando. Sea of Thieves também custa US$ 40 no PlayStation, mas supostamente vendeu mais de 1 milhão de cópias porque amadureceu e se tornou um ótimo jogo.
I don’t think Concord isn’t selling because of the $40 price point or weak marketing. It’s pretty simple: it’s not a good game, so nobody is buying it. Sea of Thieves is also $40 on PlayStation, but has reportedly sold over 1 million copies because it’s matured into a great game pic.twitter.com/PQlAOXWz6Q
— Tom Warren (@tomwarren) August 31, 2024