Concord supostamente custou US$ 200 milhões como orçamento inicial, mas os gastos totais da Sony seriam muito maiores

Pouco depois da comunicação oficial do encerramento da Firewalk Studios e do cancelamento total do Concord, surgem mais detalhes sobre o malfadado jogo de tiro multiplayer para PS5 e PC, nomeadamente no que diz respeito aos custos de produção, que ascenderiam a 200 milhões de dólares, mas apenas para em relação ao orçamento inicial, provavelmente chegando bem mais alto somando todas as despesas.

Duas fontes internas relataram a conta ao Kotaku, mas os US$ 200 milhões referem-se apenas ao orçamento inicial baseado em acordos estabelecidos em uma fase inicial do projeto: supostamente, “o acordo inicial para o jogo foi por uma quantia pouco acima de US$ 200 milhões, ”De acordo com essas duas fontes, mas o custo total poderia ser muito maior.

O valor reportado, como informa o site, “não inclui a aquisição dos direitos de propriedade intelectual da Concord pela Sony, nem a aquisição da própria equipe”, além disso parece que nem sequer inclui custos de marketing ou despesas adicionais na sequência do adiamento.

Em suma, considerando tudo, é possível que o custo exorbitante que surgiu anteriormente , ou seja, 400 milhões de dólares, não esteja muito longe da realidade, se somarmos todas as despesas acessórias que surgiram após o acordo inicial.

O problema é que o jogo parece ter vendido apenas cerca de 25 mil cópias, uma quantidade muito baixa para uma produção deste porte, o que talvez possa representar o maior fracasso já visto na história da indústria do entretenimento em geral.

Diante disso, o fechamento do Firewalk Studios não chega exatamente a ser uma surpresa, mesmo que se esperasse que pudesse haver uma solução menos penosa para os desenvolvedores e também para o jogo, que ao contrário nem terá a temida segunda chance como um jogo gratuito para jogar.

A equipe também publicou uma mensagem de despedida na ata seguinte à publicação do comunicado de fechamento, na qual relata os objetivos alcançados com a criação do Concord e se despede, chamando também a atenção para os desenvolvedores em busca de novos empregos.

Isso também sugere que os membros do Firewalk, bem como talvez os do Neon Koi, outra equipe hoje fechada pela Sony, deveriam ser demitidos em massa, enquanto se aguarda mais informações sobre o assunto.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *