A Microsoft acaba de nomear o seu diretor da área de computação em nuvem, Satya Nadella, como substituto de Steve Ballmer e novo presidente-executivo da empresa. O conselho da Microsoft busca há cinco meses por um candidato capaz de liderar a maior companhia de software do mundo.
Em agosto de 2013, Ballmer anunciou que se aposentaria em 12 meses e deixaria a presidência da Microsoft. O executivo foi um dos primeiros funcionários contratados por Bill Gates e ingressou na companhia em 1980. Ballmer ocupa o cargo de CEO desde janeiro de 2000.
Todo mundo agora está de olho para o dia 13 de fevereiro, mais precisamente às 15 horas do horário de Brasília, onde Satya Nadella vai falar sobre o futuro da empresa.
Quem é Satya Nadella?
Ele está há mais de 20 anos na Microsoft, passou de azarão para substituto de Steve Ballmer. Nadella ganhou uma queda de braço com Stephen Elop, ex-CEO da Nokia, e nomes como Alan Mulally, atual presidente da Ford. Ele passou por diversas divisões da companhia e atualmente trabalha em plataformas baseadas na nuvem.
Nadella possui planos bem diferentes de Elop para o destinos da Microsoft. Enquanto o ex-CEO da Nokia dizia que pretendia acabar com divisões como o Bing, tablet Surface e o Xbox -, Nadella fala com animação sobre essas áreas da empresa.
Em palestra feita há um mês em um evento de tecnologia Nadella fez a seguinte análise a seu favor para o cargo: “No futuro, boa parte do faturamento da empresa virá de novas áreas da tecnologia. Talvez o novo CEO deva ser alguém que tenha entendimento sobre essas novas áreas.”
Satya Nadella: “Em serviços na nuvem, hoje, talvez a Microsoft seja a única a competir com a Amazon”, afirmou. “Nossos rivais do passado não estão nessa corrida. Saímos um pouco atrás, mas estamos competindo.”
Para Nadella, entre os grandes desafios para o futuro da Microsoft estão a área de mobilidade e de serviços em nuvem.
Entre os seus concorrentes, Nadella perdia em experiência de gestão. Mas parece ter resolvido a fraqueza. O indiano pediu para que Bill Gates o ajude em seus primeiros meses de cargo.
De acordo com as declarações do novo CEO e com a volta do suporte de Bill Gates para que a Microsoft não vai parar de arriscar e inovar, e isso é muito bom.
Em princípio, a escolha é promissora. Resta saber se o novo CEO conseguirá levar a cabo algo que Google já está fazendo: Verdadeira integração entre PC e mobile.
Boa sorte ao novo CEO!
Agora é só esperar pra ver como vai ser a Microsoft com o seu novo CEO.
Porque na verdade a Microsoft demorou muito entrar no mercado de tablet.
Entre outra coisa…