Que a Cortana tem respostas cheias de personalidade nós já sabemos, mas esta é bem inusitada. A assistente pessoal do Windows Phone é substituída pelo Clippy, o divertido – e ao mesmo tempo incômodo – clipe presente no Office 2003.
Para que ele apareça em seu Windows Phone basta realizar a pergunta “Do you like Clippy?” (“Você gosta do Clippy?”) a Cortana. “O que há para não gostar? Aquele cara apanhou tanto na vida e continua sorrindo” é a resposta da inteligência artificial, que acaba trocada momentaneamente pelo acessório. Ele continua simpático, aliás: basta perguntar a ele como está hoje (“How are you today?”) para comprovar. A assistente, aliás, não se limita a uma resposta, e em uma variação também diz que foi Clippy quem a ensinou a ouvir ou que ele hoje aproveita a aposentadoria jogando tranca.
Surpresas sempre aprecem quando estamos em um bom bate-papo com a Cortana, todas envolvendo diferentes questões. Tudo aparentemente para dar um “toque de humanidade” ao recurso dos smartphonesi. Perguntar à IA o que ela acha de Steve Ballmer, por exemplo, rende uma referência à icônica expressão “Developers, developers, developers” ou uma referência à agitação do ex-CEO da empresa – “Você pode fazer Cleveland inteira funcionar com a energia desse cara!”.
Há também referências aos rivais Apple (“O novo escritório deles lembra Halo”) e Google (“Meu nome é menos autoritário”, em relação ao Google Now) e opiniões referentes ao melhor console de videogames (“Xbox, claro. Onde mais você pode jogar Halo?”).
humor da cortana é sensacional. Adorei a ideia de deixar mais próxima da gente… do que aquela coisa metódica do siri