Cortana é melhor que Siri, graças à sua capacidade de aprendizagem

Siri-Google-Now-Cortana

Siri é a assistente por voz da Apple que agora acaba de ganhar uma concorrente de peso. É verdade que a Siri foi lançada no final de 2012. A Apple popularizou os assistentes virtuais inteligentes e, como sempre acontece com os pioneiros, tiveram que enfrentar os problemas típicos da imaturidade como a falta de compreensão da fala ou a incapacidade de acessar aplicações de terceiros. Os comandos de voz não eram intuitos.

A Cortana, por outro lado, está dando aula sobre personalização e na aprendizagem. A Siri mostra sempre o mesmo resultado, independentemente de quem faz a consulta, Cortana vai aprendendo tudo o que puder do usuário para fornecer, assim, respostas personalizadas. Quanto mais usamos as respostas ficam melhores, já o assistente do iPhone não, pois ele não aprende nada com o usuário.

Assim como sugeriam os vazamentos, a Cortana possui um “caderno”: é lá que ela armazena as coisas que aprendeu sobre você, como seus interesses, buscas, pessoas para quem você mais liga, locais que você frequenta e outras informações contextuais.

Este é também o local onde você pode definir o que a Cortana não usará sobre você. Também é possível usar o caderno para configurar horas de silêncio, e contatos específicos que têm permissão para ligar a qualquer hora.

Outro ponto fraco do Siri é que os desenvolvedores não têm acesso, enquanto a Microsoft permite! Assim como previam os vazamentos, a Cortana usa dados do Bing e combina os poderes de previsão do Google Now com um pouco de personalidade da Siri, e ela tem uma voz linda. Ela pode ser acionada tanto por um bloco na tela inicial, ou através do botão de busca no celular – como naquele vídeo vazado.

Cortana também tem alguns truques exclusivos na manga, como lembretes contextuais. Suponha que você precisa avisar alguma coisa para Fulano da Silva; quando ele ligar, surge uma notificação lembrando você disso. Também é possível, por voz, adicionar séries à fila de programas a assistir no Hulu Plus.

Customização, integração e acesso ao desenvolvedores fazem Cortana ser o melhor assistente, mas ainda aguardamos o veredito do público. Por sua vez, não podemos esquecer que há vozes que colocam o seu lançamento em 2014, apenas para os Estados Unido , o que mais demora (2015 falada ) chegada a outros mercados. Um atraso lamentável na minha opinião.

3 comments on “Cortana é melhor que Siri, graças à sua capacidade de aprendizagem

  1. O que entendi foi que o Cortana (não consigo falar 'A') substituiria as buscas feitas pelo Bing, integrando tudo no assistente pessoal. Se o Cortana só vai estar disponível nos EUA num primeiro momento, então os países que contarem com essa funcionalidade vão continuar com a busca padrão do Bing?

    1. Isso mesmo.

      E o pior que nosso Bing é bem fraco ainda. O Bing americano é cheio de opções de ponta. Mas deixa sair o preview, vamos testar essa bagaça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *