David Jaffe, conhecido na indústria gamer por ser o pai de God of War, resolveu contar por fontes de dentro dos estúdios do Playstation o que está acontecendo nos bastidores da crise gerada dentro da Sony. Sabemos que várias ondas de demissões estão ocorrento e estúdios sendo fechados.
David explica que a Sony como conhecemos está “quase morta”, foi um caminho difícil para retornar já que o foco da empresa foi alterado durante a gestão de Jim Ryan, que inclusive já está com os dias contatos e durou prouco no seu cargo de presidente do Playstation.
Abaixo, resumimos o que David Jaffe disse:
- Connie Booth não foi dispensada, ela não se aposentou, foi demitida. Era um nome importante por 34 anos no Playstation e contribuiu para fazer o sucesso de vários IPs.
- Shawn Layden foi escoltado para fora do prédio quando saiu da empresa. Os seguranças tirevaram que retirá-lo. Atualmente trabalha na Tencent.
- Jim Ryan estava convencido de que GAAS era o futuro e disse aos estúdios originais do PlayStation para começarem a produzi-los. Os estúdios Playstation ficaram descontentes com essa direção. A Bungie foi comprada para administrar projetos neste estilo. Os estúdios originais não são favoráveis a essa estratégia.
- O cancelamento de Factions deixou muitos estúdios PlayStation chateados, causando turbulência interna. Entre isso e a direção do GAAS, a Sony culpou Connie Booth e a demitiu.
- A grande maioria das pessoas que trabalharam com Connie se foram e parece que saíram ao mesmo tempo que ela.
- Herman Huslt era a favor do corte de todos os estúdios japoneses. O contato de Jaffe não era um grande fã de Herman.
Então fica cada masi fácil entrender a saída repentina de Jim Ryan, parece que a Playstation Studios está no meio de uma confusão e não sabemos como isso será resolvido. No mais, só nos resta assistismos para ver para que camino tudo isso vai.
A Bungie foi uma grande aquisição da Sony para essa estratégia, e agora? Se mudar de estratégia deixará de fazer sentido ter a Bungie? Voltarão a focar em jogos em terceira pessoa cinematográficos? Os projetos foram atrasados por conta disso? Sem GAAS a Sony pode crescer? São muitas perguntas.